terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conhecer as desigualdades educacionais é fundamental para combatê-las

Para representante do Unicef, é preciso levantar dados sobre quem está fora da escola 

Conhecer as desigualdades educacionais é fundamental para combatê-las
  “O caminho para diminuir as desigualdades passa, necessariamente, pelo conhecimento detalhado sobre quem são as crianças excluídas do processo educacional”, afirmou a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Marie-Pierre Poirier, durante a sessão “Equidade e inclusão”, do Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, realizada na última quinta-feira (15).
Para ela, esse é o primeiro passo para a construção de políticas públicas voltadas para a equidade na Educação. “Em um primeiro momento, é essencial saber quantas crianças e jovens estão dentro das escolas, mas mais importante é saber quem está fora e o porquê”, disse. “Alguns nunca entraram, outros abandonaram. Precisamos saber os motivos disso e também identificar os alunos com risco de abandonar.”
Esse tipo de informação tem importância estratégica, pois pode servir para subsidiar políticas de monitoramento e apoio às escolas e alunos com maiores dificuldades, afirmaram especialistas. “Vivemos em um País em que não podemos fazer políticas de afirmação porque não sabemos quantas crianças estão de fato excluídas. É preciso trabalhar os dados na perspectiva da inclusão”, concordou Maria de Salete Silva, oficial de Educação do Unicef.
Segundo Ana Lucia Sabóia, chefe da Divisão de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e membro do Comitê Técnico do Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o IBGE tem uma função central no detalhamento da situação dos alunos brasileiros. “As evidências empíricas dos dados do instituto nos mostram essas questões. O IBGE está pronto para contribuir com diagnósticos cada vez mais refinados”, afirmou.
Respeito às diferenças
Para a integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE) Rita Potiguara, é importante que os desafios de inclusão e equidade nas políticas públicas educacionais sejam destacados. “Como equacionar igualdade e diferença? Diferença não é sinônimo de desigualdade. Por isso, incluir os diferentes não pode significar apagar as distinções culturais e étnicas. Precisamos respeitar as diferenças particulares, promovendo a verdadeira inclusão”, disse.
“As pessoas, como cidadãs, têm necessidades comuns a todos, mas em suas individualidades têm necessidades diferentes. É preciso equilibrar o que é comum, como os espaços escolares e o currículo, com o que é diverso, como as necessidades de cada um”, opinou Ivana de Siqueira, diretora da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil. “Não podemos potencializar a diferenciação para promover a exclusão, é preciso equilíbrio.”
Troca de experiências
De acordo com Rodrigo Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes, é preciso compreender a situação da Educação no Brasil para tentar buscar soluções. Para ele, esse processo poderia ser mais fácil se houvesse mais visibilidade para as boas práticas educacionais. “Não podemos perder a oportunidade de aprender com o que está dando certo. A boa prática é uma ferramenta fundamental para desconstruir argumentos que se prendem ao que era a Educação tempos atrás”, disse.
Para Marie-Pierre, a troca de experiências deve incluir atores de diversos segmentos da sociedade: “É preciso ter uma abordagem intersetorial e extrapolar o espaço de discussão. Para enfrentar a questão da desigualdade, precisamos mobilizar muito mais que o setor de Educação. É preciso uma ampla participação da sociedade”.
Sobre o Congresso
O movimento Todos Pela Educação, em parceria com instituições nacionais e internacionais, promoveu, de 13 a 16 de setembro, o Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”.
O encontro abordou diferentes temas fundamentais para acelerar a melhoria do aprendizado dos alunos e da Educação Básica no País, como: carreira docente, formação inicial do professor, regime de colaboração entre os entes federados, uso das avaliações nas práticas de sala de aula e na gestão educacional, definição das expectativas de aprendizagem, Educação integral, equidade e inclusão, e justiça pela qualidade da Educação. No último dia, em uma sessão especial, o evento congregou movimentos de 13 países da América Latina que, assim como o Todos Pela Educação, se articulam para melhorar a Educação em seus países.
O Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente” contou com o apoio institucional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife); com o patrocínio do BID, Fundação Educar DPaschoal, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, do Itaú BBA e do Instituto Natura; e com o apoio da Agência Tudo, Canal Futura, CNE, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e DM9DDB.
Por:Alexandre Ondir/TPE
Da Redação do Todos Pela Educação, em Brasília

"É impossível pensar em carreira docente com tantos professores temporários", diz CNTE

País tem o desafio de valorizar docência e promover melhoria da aprendizagem

Da Redação do Todos Pela Educação, em Brasília
A necessidade de uma carreira bem estruturada e que valorize o professor é um consenso entre educadores, pesquisadores e representantes de organizações ligadas à Educação. No entanto, a atratividade do magistério ainda enfrenta vários obstáculos. Um deles é exemplificado por Marta Vanelli, secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE): “É impossível pensar em perspectiva de carreira com tantos profissionais em regime temporário, sem vínculo com o trabalho. Nossa proposta é que exista, no máximo, 10% de professores temporários em cada rede”, afirmou, nesta quarta-feira (14), na sessão "Carreira do Professor" do Congresso Internacional "Educação: uma Agenda Urgente".
Outro desafio, apontado pela consultora em Educação Mariza Abreu, é articular a valorização da docência com a melhoria do aprendizado de todos os estudantes. “É inegável que existe uma relação entre valorização do magistério e a melhoria do ensino”, pontuou. Paula Louzano, pesquisadora da Fundação Lemann, concorda. Para ela, a progressão na carreira ainda conta com pouca ênfase no desempenho do professor, ainda que essa medida esteja na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nas normas.
Mas como motivar o professor para que ele inspire seus estudantes? Na opinião de Paula, é preciso criar novos mecanismos para a progressão na carreira, além do tempo de trabalho e dos títulos de formação obtidos pelos docentes. “A progressão está vinculada somente ao aumento de remuneração, e não ao aumento de responsabilidades, que permitam que os bons fiquem na sala de aula. Hoje, o professor que ganha mais responsabilidade vira coordenador ou diretor. É interessante que os docentes mais experientes tenham tarefas mais complexas, desafios como o de formar novos professores ou o de serem coordenadores de área. E isso não está contemplado”, afirmou.
Planos de Carreira
Para Antonio Lambertucci, diretor de Valorização dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC), a valorização dos profissionais da Educação tem recebido tratamento especial nos últimos anos e mobilizado todos os setores da sociedade. “É bastante consagrado na legislação brasileira a presença da carreira como elemento essencial, com profissionais de elevado padrão e perfil, sobretudo, para que haja estímulo e engajamento desses profissionais”, apontou.
Por outro lado, a diretora-executiva da Fundação Victor Civita, lembrou o fato de que 57% dos municípios brasileiros não contam com planos de carreira para o professor.
Janela de oportunidades
De acordo com Paula, a ausência de planos de carreira em mais da metade dos municípios deve ser encarada como uma janela de oportunidades, uma vez que, hoje, os instrumentos existentes não têm promovido a atratividade desejada para o magistério. Foi consenso entre educadores que o piso nacional do magistério deve ser respeitado, que a remuneração do professor deve se equiparar à de outras carreiras e que o docente deve contar com boas condições para lecionar e para progredir estimulado no cargo.
No entanto, apontou Marcia Carvalho, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Rio Grande do Sul, o “financiamento público é necessário e coerente”. O membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do Todos Pela Educação, Cesar Callegari, argumentou que é necessário apostarmos no aumento salarial do docente e que já se estudam medidas de desvincular as receitas do Fundeb, para que o aumento salarial não inviabilize o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelas prefeituras.
Sobre o Congresso
O movimento Todos Pela Educação, em parceria com instituições nacionais e internacionais, promove, até sexta-feira (16), o Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”.
O encontro pretende abordar diferentes temas fundamentais para acelerar a melhoria do aprendizado dos alunos e da Educação Básica no País, como: carreira docente, formação inicial do professor, regime de colaboração entre os entes federados, uso das avaliações nas práticas de sala de aula e na gestão educacional, definição das expectativas de aprendizagem, Educação integral, equidade e inclusão, e justiça pela qualidade da Educação. No último dia, em uma sessão especial, o evento congregará movimentos de 13 países da América Latina que, assim como o Todos Pela Educação, se articulam para melhorar a Educação em seus países.
O Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente” conta com o apoio institucional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife); com o patrocínio do BID, Fundação Educar DPaschoal, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, do Itaú BBA e do Instituto Natura; e com o apoio da Agência Tudo, Canal Futura, CNE, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e DM9DDB
Por:Alexandre Ondir/TPE

Tragédia na escola

Numa ação premeditada, estudante de 10 anos usa a arma do pai para atirar na professora, com quem tinha uma relação conturbada, e se suicida

A Escola brasileira tornou-se um lugar pródigo em relatos de violência. Após o massacre de Realengo, em abril deste ano, quando um ex-aluno matou 12 estudantes, e de recorrentes casos de agressão registrados em todo o País, mais uma vez uma sala de aula foi transformada em palco de horror, desta vez na cidade de São Caetano do Sul (SP), na quinta-feira 22. O estudante da 4ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, David Mota Nogueira, 10 anos, usou o revólver calibre 38 do pai para atirar contra a professora Rosileide Queiroz de Oliveira, 38 anos, e logo depois se suicidou.

O tiroteio provocou pânico no colégio de 2,2 mil alunos, que obteve a 14ª melhor nota do País entre as instituições públicas no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Colegas de classe de David afirmaram a policiais que o estudante sofria gozações por ser manco, o que pode configurar uma situação de bullying. Sabe-se, também, que o relacionamento entre o aluno e a professora não era bom, como atestou o próprio namorado de Rosileide, Luiz Eduardo. “Ele me disse que não gostava da professora”, confidenciou um dos colegas de David.

De acordo com relatos colhidos pela polícia, David planejou com antecedência sua ação. Ele tirou de sua casa a arma do coldre do pai, que é guarda municipal, e foi à Escola. Por volta das 15h50, pediu para ir ao banheiro e, ao voltar, disparou contra a professora. Rosileide recebeu um tiro no quadril e fraturou a patela direita. Então o aluno saiu da sala, parou em uma escada, e apertou o gatilho duas vezes contra a cabeça – chegou a ser levado a um hospital de São Caetano, onde morreu. Sua vítima permanece internada no Hospital das Clínicas, em São Paulo, mas não corre risco de morte. A polícia investiga se houve negligência do pai, Nilton Nogueira. Ele chegou a se dar conta do sumiço do revólver, mas só foi informado de seu paradeiro ao saber da morte do filho. “A princípio, ele não deve ser responsabilizado. Mas só teremos uma resposta definitiva com o aprofundamento das investigações”, afirma a delegada Lucy Mastellini, do 2º Distrito Policial de São Caetano do Sul, responsável pelo caso.

A tragédia de São Caetano é um exemplo radical da deterioração da relação entreprofessores e alunos. E esses sinais de desgaste não são recentes. Já em 2006, um levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) junto ao Sindicato dos professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo mostrou que, dos 700 mestres entrevistados, 82,2% já tinham sofrido alguma violência física ou psicológica durante o exercício da profissão. “As crianças não estão sendo educadas pelos pais para suportar a contrariedade e a discordância nem a respeitar aquele que tem mais saber e autoridade, que é o professor”, afirma a neuropedagoga Irene Maluf. 

Fonte: Isto É (SP) -(25/09/2011)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RN -CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO

Estado faz concurso público com 3.500 vagas para o magistério

Governo cumpre palavra dada e faz concurso público
Governo cumpre palavra dada e faz concurso público
O Governo do Estado faz concurso público no mês de novembro com a oferta de 3.500 vagas para professores da rede de ensino em todo o Rio Grande do Norte.

Providências estão sendo desenvolvidas pela Comissão de Concurso para a conclusão do processo administrativo para contratação da entidade responsável pela realização do concurso aconteça até o dia 12 de outubro deste ano.

Da mesma forma, estão sendo tomadas providências pelo Governo do Estado para que as provas do concurso público aconteçam até o dia 20 de novembro de 2011.

Estes prazos foram acordados em audiência com o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Martins de Macedo Filho, e com a promotora de justiça, Carla Campos Amico.

Os aprovados do Concurso deverão ser nomeados até o início do ano letivo de 2012. Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O Edital do concurso será publicado no mês de outubro, trazendo todas as informações necessárias, e a expectativa da Secretaria Estadual da Educação é de um grande número de inscritos em todo o Rio Grande do Norte.

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária estadual da Educação. 

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.

Na audiência, ocorrida no dia 13 de setembro, também compareceram o procurador do Estado, Cácio Carvalho Correia de Andrade, a secretária adjunta da SEARH, Suelly Rodrigues Pimentel, a chefe de gabinete da SEEC, Gizele Daniel de Almeida, e a coordenadora de Pessoal e Recursos Humanos da SEEC, Ivonete Bezerra.
POR:Demis Roussos
Aluno de 10 anos atira em professora
e depois se mata em escola em SP Publicidade
DE SÃO PAULO
Atualizado às 17h20.
 
Um aluno de 10 anos atirou contra uma professora e depois se matou, na tarde desta quinta-feira, na escola Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul (Grande São Paulo).

De acordo com a prefeitura, D.M.N. --aluno do 4º ano-- disparou contra a professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38, dentro da sala de aula, às 15h50. No momento do disparo, 25 alunos estavam na sala.
Em seguida, segundo informações da prefeitura, o aluno se retirou da sala de aula e disparou nele próprio, na cabeça. Ele usou um revólver calibre 38 do pai, que é guarda civil.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Moacyr Rodrigues, a arma é particular e não pertence à guarda.
Ambos foram socorridos com vida. O aluno foi atendido no Hospital de Emergência Albert Sabin, em São Caetano. Ele teve duas paradas cardíacas e morreu às 16h50, ainda de acordo com a prefeitura.
Adriano Lima/Fotoarena/Folhapress
Professora baleada dentro de escola em São Caetano do Sul (Grande SP) foi socorrida pelo helicóptero Águia da PM; veja imagens
Professora baleada dentro de escola em São Caetano do Sul (Grande SP) foi
socorrida pelo helicóptero Águia da PM; veja imagens

A professora foi socorrida pelo helicóptero Águia da PM. Ela recebeu os primeiros atendimento em um hospital na região e, depois, foi tranferida para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Seu estado de saúde é considerado estável. Ela não corre risco de morrer.
A escola --de ensino fundamental e médio da rede municipal-- fica na rua Capivari, na altura do número 500, no bairro Nova Gerty

Casos de agressão a professores crescem 40%

Só de janeiro a julho deste ano foram mais de 300 casos de agressão física ou verbal a docentes durante as aulas

Os casos de agressão a professores nas escolas públicas paulistas têm crescido entre 30% e 40% por semestre nos últimos três anos, segundo o Observatório da Violência do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Só de janeiro a julho deste ano foram mais de 300 casos de agressão física ou verbal a docentes durante as aulas.
Segundo a presidente do sindicato, Maria Izabel Azevedo Noronha, a violência nas escolas se generalizou e já não há um perfil do aluno agressor. "Semana passada, um menino de 6 anos bateu em um professor de uma escola em Diadema. O acúmulo de funções faz o docente estar mais exposto a conflitos", avalia.

A presidente afirmou ainda que 70% dos professores que sofrem de estresse foram vítimas de algum tipo de agressão por parte dos alunos. Segundo ela, muitos chegam a pedir transferência por se sentirem desmoralizados nas escolas e nem todos registram ocorrência por medo de perseguições. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado
23 de setembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ESCOLA MONSENHOR - DESFILE CÍVICO

Desfile Cívico de 07 de Setembro de 2011

Este ano a Escola Municipal de 1º Grau Monsenhor Walfredo Gurgel, abordou como tema para o desfile de 07 de setembro: ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE, enfatizando que no mundo globalizado atual a sociedade exige uma escola de qualidade para todos e, para tanto, é necessário a ativa participação de todos os envolvidos no processo educativo. Destacou que a integração entre família e escola é imprescindível no processo de ensino aprendizagem, ao passo que ambas são as representações sociais da formação cidadã. E entende que uma escola de qualidade para todos, será alcançada quando unirmos forças em prol de uma melhor educação dos nossos educandos, valorizando a diversidade de saberes, respeitando a diferença, incluindo a todos e ampliando a formação de seres humanos, para atuarem como agentes benéficos de transformação social.
Parabéns a todos que organizaram e participaram do desfile.
 FOTOS DO DESFILE





ENSINO MÉDIO - ENEM

Melhora o desempenho da Amaro Cavalcanti no Enem

O desempenho da Escola Estadual Amaro Cavalcanti no Enem 2010 melhorou em relação ao de 2009. 

No ano de 2009, a escola atingiu 507,34. Em 2010, atingiu 511,54.

No Rio Grande do Norte, a escola aparece na 101ª posição na nota geral, 129ª na redação e 51ª na prova objetiva.

Mesmo sendo um crescimento tímido, já houve avanço, e a escola merece nossos parabéns.

Postado por Jardimtudo às 09:14

ENSINO MÉDIO - SELO ESCOLA SOLIDÁRIA


Escola Amaro Cavalcanti é contemplada com Selo Escola Solidária 2011

 Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.

Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 16.181 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.
Objetivos gerais do Selo Escola Solidária
  • Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
  • Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
  • Reconhecer e divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo exemplares;
  • Incentivar a prática do voluntariado educativo como ferramenta formativa;
  • Qualificar a formação integral dos alunos;
  • Criar uma Rede de Escolas Solidárias
São 3.030 escolas, de todos os estados brasileiros, que por seu compromisso com uma educação de qualidade e a promoção do protagonismo juvenil, recebem agora o título de Escola Solidária 2011 e confirmam seu ingresso na Rede de Escolas Solidárias.
 No Rio Grande do Norte, foram contempladas 71 escolas, das redes pública e privada.  A EE Amaro Cavalcanti concorreu com o projeto "Barragem de Oiticicas: Memórias de uma Gente". A ideia surgiu devido à necessidade de se preservar a história e a cultura das comunidades que irão ser inundadas pelas águas da Barragem Barra das Oiticicas, sendo de autoria da direção e coordenação da escola, e tendo contado com a participação dos professores de diversas disciplinas e, em média, 50 alunos da escola.
Esta é a segunda vez que a escola é contemplada com esse Selo. A primeira foi com o projeto Rio Piranhas: conhecer para integrar.


Parabéns aos que tornaram esse sonho uma realidade!

ENEM - 2010

QUASE METADE DOS ESTUDANTES TIROU NOTA ACIMA DA MÉDIA NO ENEM
Dos 1 milhão de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, 47,02% tiveram nota igual ou acima da média nacional na prova objetiva, que foi 511, 21 pontos. Esse percentual é superior ao registrado em 2009, quando 44,55% superaram a nota média, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Entre 2009 e 2010, a nota dos concluintes do ensino médio cresceu dez pontos no Enem. O MEC divulgou hoje (12) as notas das 23 mil escolas que participaram da avaliação no ano passado. O resultado mostra que 63% das escolas, na maioria públicas, apresentaram resultado médio abaixo dos 511,21 pontos.
Mas, na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, o desempenho da rede pública melhorou, já que elas são responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio no país. Segundo ele, os colégios privados não poderiam ter sido responsáveis, de forma isolada, pela elevação da média. “Dizer que um percentual de escolas está abaixo da média não faz sentido porque não é uma medida importante para análise da desigualdade educacional”, defendeu.
Segundo Haddad, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá calcular agora a dispersão das notas: se o número de escolas que se aproximam da média aumentou ou diminuiu. “A média pode aumentar e a desigualdade também. Essa análise ainda não foi feita”, explicou.
Entre as 20 escolas que atingiram as melhores notas, considerando as provas objetivas e a redação, apenas uma é pública: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com 726,42 pontos. A lista leva em consideração apenas as escolas que tiveram taxa de participação no Enem superior a 75%. Os alunos com melhor desempenho foram os do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, com 761 pontos (250 pontos acima da média nacional).


Agência Brasil 

PCCR - JARDIM DE PIRANHAS

PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JARDIM DE PIRANHAS-RN CONTINUAM NA LUTA PELA APROVAÇÃO DO PCCR

Continua o impasse entre a Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas e os trabalhadores em educação. Ao que parece a greve dos professores realizada no mês junho que paralisou toda rede municipal de ensino por 17 dias (de 02 a 19 de junho) não foi suficiente para resolver o impasse. Isso porque o Prefeito, Antônio Macaco, no dia13 de junho último, perante uma Comissão do SINTE/RN (Núcleo Municipal), se comprometeu com a categoria, dentre outras coisas, em enviar no mês agosto (passado) à Câmara Municipal o Projeto de Lei de Reformulação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), compromisso esse não comprido, tendo o mesmo em reunião realizada no dia 30 de agosto anunciado que o faria neste início mês de setembro, promessa essa ainda não confirmada até o presente momento.
Para tratar sobre esse assunto, nosso Blog manteve, na tarde de ontem (dia 10/09/2011), um contato com o professor Hugo Martins que nos concedeu a seguinte entrevista:

Blog: Professor, qual a sua avaliação da luta dos trabalhadores em educação (professores) do Município de Jardim de Piranhas?

Hugo Martins: Reconheço que até o presente momento houve poucos, porém, significativos avanços, conquistas que, a dicas de passagem, foram fruto da luta de todos os trabalhadores (professores) conscientes do nosso município. Tivemos avanços quanto à questão da concessão das promoções horizontais e verticais que, conforme todos sabem, estavam congeladas (engavetadas) desde 2007, mas que foram recentemente concedidas no pagamento de junho último; tivemos ainda a concessão dos 5% de reajuste salarial prometido pelo Prefeito, reajuste esse confirmado no pagamento de agosto; avançamos também um pouco quanto à questão do reajuste do Piso Salarial/2011, onde o Prefeito se comprometeu em conceder mais 5% de reajuste salarial para outubro e o restante (para se chegar aos 15,84% proposto pelo MEC) em dezembro próximo, não havendo, porém, entendimento quanto à questão do pagamento da retroatividade dos meses atrasados referente à implementação do reajuste do Piso Salarial, haja vista que o mesmo deveria está vigorando desde janeiro de 2011; quanto à questão do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), todos sabem que houve uma quebra do compromisso referente ao prazo inicialmente pedido pelo Chefe do Executivo Municipal que era para o mês de agosto, conforme havia sido acordado com a categoria em reunião realizada no dia 14 de junho, acordo esse ratificado três dias depois em Assembléia Geral da categoria que, em função disso, deliberou pela suspensão temporária do movimento grevista retornado às salas de aula; O maior ganho que tivemos até agora a meu ver fora a conscientização da categoria quanto à luta dos trabalhadores em educação do nosso município, onde avalio que houve um extraordinário crescimento tanto no que se refere à organização, como no que diz respeito ao sentimento de luta e união dos trabalhadores: foram quase 100% de adesão ao movimento grevista sem que durante os 17 dias de paralisação nenhum trabalhador grevista tenha furado a greve, ao contrário houve protestos de rua - a grande passeata do dia 02 de junho, por exemplo, que ficará marcada na história política de Jardim de Piranhas como um importante marco na luta de nosso povo -, com apitos, palavras de ordens, faixas, cartazes, participação massivas de professores, adesão dos estudantes, depoimentos de apoio de pais e da comunidade, houve ainda reuniões, assembléias, comissões de trabalho atuando, ampla divulgação nos blogs e na Rádio FM Vale do Piranhas, com entrevistas e debates, havendo até nesse período uma audiência pública na Câmara Municipal que tratou sobre a problemática da educação no nosso município; recentemente tivemos a realização de um protesto silencioso dos professores, no dia 07 de setembro, com adesivo pela aprovação do PCCR. Esta é, portanto, a avaliação positiva que faço da luta dos trabalhadores em educação do nosso município.

Blog: Professor, o Prefeito de Jardim de Piranhas não honrou com o compromisso firmado com a categoria de enviar o PCCR até mês de agosto último para ser aprovado pela Câmara Municipal, agora pede mais um mês e promete que vai enviá-lo neste mês setembro, já estamos quase na metade do mês e até agora nada de PCCR. Como é, dá pra acreditar em tanta promessa, em tanta embromação? Como vai ser resolvido esse impasse?

Hugo Martins:  (risos) O fim desse impasse infelizmente não depende de nós professores, até porque não temos o poder de resolvê-lo. Se tivéssemos já o teríamos feito! Quem pode responder a essa pergunta é Prefeito. Mas, veja bem, a minuta original do PCCR, como você sabe, foi elaborada pelo SINTE/RN (Núcleo Municipal de Jardim de Piranhas), através de uma comissão constituída por experientes e renomad@s professor@s do nosso município, que após encerrados os trabalhos, em novembro de 2008, passamos as mão da Srª Secretária Municipal de Educação, professora Maria Soares, a proposta de reformulação do PCCR, proposta esta que não custou, a dicas de passagem, nenhum conto de Reis aos cofres públicos do município. Ao longo de todo esse tempo a Minuta (PCCR) passou por sucessivas apreciações por parte de uma outra Comissão constituída pelo próprio Executivo Municipal para esse fim, sendo hora esquecida, hora alterada, hora emendada, hora engavetada e, finalmente, no mês de julho último se chegou a um denominador comum, ao tão almejado consenso, ao entendimento sobre a maioria dos pontos do texto final da Minuta, não havendo, portanto, motivo para tanta demora, tanta embromação como diz você, no envio da referida matéria à Câmara Municipal. Porém, apesar da tolerância e compreensão dos trabalhadores em esperar até o final do mês de agosto e agora setembro, já estamos quase na metade do mês, sabemos que vem aí a grandiosa Festa da Padroeira a partir do dia 14, e infelizmente até o presente momento não se tem noticia de seu envio ao Legislativo Municipal. O que é que está acontecendo?

Blog: Você acha que é possível na assembléia de terça-feira os professores optarem pela continuidade da greve?

Hugo Martins:  Não posso responder pala categoria, até porque não sou o Coordenador do sindicato, que, como você sabe, só encaminha aquilo que é deliberado e aprovado por todos em assembléia. Por isso, o SINTE/RN, através de seu Núcleo Municipal, agora sob nova coordenação, tendo à frente a professora Vera Lucia Dutra de Oliveira, está convocado uma assembléia geral da categoria, marcada para próxima terça-feira (dia 13/09), às 15 horas, na Escola Municipal Marinheiro Saldanha, para discutir e deliberar sobre os rumos do movimento. Porém, para responder à sua pergunta, posso expor a minha opinião pessoal?

Blog:Claro que sim, professor, fique à vontade.

Hugo Martins:  Não acho que a greve nesse momento seja o melhor caminho a se trilhar, até porque sabemos que os maiores prejudicados no caso de uma greve são os próprios alunos. A greve é com toda certeza uma importante, legítima e democrática opção de luta dos trabalhadores por seus direitos, mas não é a única. As greves, geralmente, só ocorrem quando todas as outras formas de luta reivindicatórias e possibilidades de entendimento entre as parte fracassaram, não havendo outro caminho, outra solução, o que acredito não ser nesse exato momento o caso de Jardim de Piranhas. Até porque na última reunião que o sindicato teve com o Prefeito, realizada no dia 30 de agosto, ele se comprometeu perante todos em enviá-lo (o PCCR) agora em setembro/2011 à Câmara Municipal para aprovação. Por isso, só nos resta nesse momento aguardar e esperar que as coisas caminhem conforme o combinado. Não podemos tomar uma decisão importante, como é uma greve, de maneira precipita. Não sou como nunca fui contrário à greve, muito pelo contrário, desde que seja legítima e reflita a decisão da maioria dos trabalhadores, eu a sigo! Mas, é preciso agir com cabeça fria não com emoção, e aguardar o desenrolar dos fatos.

Blog: Nosso Blog agradece suas valiosas explicações e nos colocamos à sua disposição para suas considerações finais.

Hugo Martins:  Nós é que agradecemos à concessão desse importante e democrático instrumento popular de comunicação com as massas. A todos os jardinenses desejo uma excelente Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Aflitos. À galera da blogosfera nosso sincero abraço!
O Blog da "VERDADE" se solidariza a luta dos Professores e se coloca a disposição de todos! Sr Prefeito, estamos com os olhos bem abertos sobre o cumprimento dos acordos firmados com os Professores. Se vacilar já viu!

Postado por Edna Maria às 01:44:00

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ESCOLA MONSENHOR

VÍRUS

Os alunos das turmas dos 7° anos A, B e C do turno matutino, da disciplina de Ciências - prof. João Filho, dentro da proposta da grade curricular, iniciaram o estudo sobre os seres vivos "virus". Este conteúdo foi trabalhado de forma a despertar o interesse  pelo tema, relacionando-o a presença desses seres no ambiente dos alunos. Para isso, inicialmente, o conteúdo foi apresentado em sala de aula, através do uso do livro didático. Logo em seguida, os alunos foram levados até a sala de informática, onde atravésdo uso do Data Show foi exibido alguns vídeos sobre os vírus.
Veja as fotos:








Após a exibição desses vídeos, realizaram uma pesquisa sobre os vários tipos de vírus existentes e as doenças causadas nos seres humanos.
Veja as fotos:




















Concluída a pesquisa na sala de informática, os alunos foram para a sala de vídeo, onde produziram tarjas de cartolinas sobre os vírus, as doenças, seus sintomas e tratamento.
Vejas as fotos:






Essas tarjas foram depois montadas em painéis e expostas na galeria da escola.

Veja as fotos: