quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO




O livro didático tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano como aluno. Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, pois norteia o caminho a ser traçado pelo educador. 

O Brasil já trata a questão como política pública através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O programa foi criado em 1985, e tem como objetivo à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira. 

Os investimentos em livros didáticos a cada ano têm aumentado, em 2005 foram distribuídos 110.643.113 livros didáticos para o ensino fundamental das escolas públicas de todo o país, beneficiando 31 milhões de estudantes. Em 2011, foram mais de 135,6 milhões de livros adquiridos pelo PNLD, que investiu 880,2 milhões de reais. Isso faz com que o programa se torne o maior em aquisição de livros no mundo. Sendo um instrumento de apoio e que auxilia a maior parte dos alunos, vamos valorizar o livro didático, é com ele que descobrimos caminhos e aprendemos lições para o resto da vida. 

Fontes: 

alunas da URCAMP - RS 

Postado por Marcondes Gurgel às 23:58

ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL


A Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel realiza o 1.º Carnaval Cultural na cidade de Jardim de Piranhas, apoio do prefeito municipal Elídio Queiroz e Secretaria Municipal de Educação, Secretária Ália Eine, com animação da "Banda E2", alunos, funcionários, caíram na folia, estamos resgatando a cultura em nosso município palavras de professores da referida escola.

FONTE: http://ednajardim.blogspot.com.br/

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

GREVE

Apesar das ameaças a educação decide pela continuidade da greve

Em assembleia realizada na tarde dessa quarta-feira (26), os trabalhadores em educação decidiram que a greve na rede estadual deve continuar. De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, o principal motivo da continuidade da greve é o descumprimento do acordo firmado com a categoria, pois o Governo prometeu enviar cinco projetos de lei para a Assembleia Legislativa, mas dois ainda não foram enviados. Um deles é projeto da manutenção da letra, que põe fim a distorção que impede o avanço salarial para os professores com pós-graduação ou doutorado. A greve também é uma resposta as ameaças de corte de ponto dos grevistas, descontando os dias parados.

O advogado do Sindicato, Odilon Dantas, deixou claro que a atitude da SEEC é ilegal. “Entraremos com um mandado de segurança contra a Secretaria. Iremos pedir o pagamento imediato dos salários dos grevistas que tiverem seus pontos cortados. Essa ação prevê multa e prisão em caso de descumprimento”, disse o advogado.


Outro a comentar sobre a greve foi o coordenador geral do SINTE/RN, Rômulo Arnaud. Segundo ele, a greve se mantém firme na cidade de Mossoró e nas demais Regionais espalhadas pelo interior do estado. O Sindicalista opina que o executivo estadual “desrespeita a lei com medidas arbitrárias” na tentativa de enfraquecer o movimento.

Uma nova assembleia geral está marcada para depois do carnaval. Será no dia 7 de março, às 8h30, na E.E. Winston Churchill. Nesse novo encontro a categoria irá avaliar a greve e organizar um novo ato público que deverá ocorrer na semana seguinte caso seja aprovada a continuidade da greve.

http://www.sintern.org.br

domingo, 23 de fevereiro de 2014

GOVERNO ESTADUAL

Governadora encaminha à AL três projetos de lei que beneficiam professores

A Governadora Rosalba Ciarlini assinou e encaminhou para a Assembléia Legislativa na noite desta sexta-feira, 21, três projetos de lei importantes para os professores do Rio Grande do Norte.

O primeiro diz respeito ao reajuste salarial imediato de 8,32% a todos os professores e especialistas da educação. O reajuste será pago no contra-cheque fevereiro e será retroativo a 1º de janeiro de 2014.

O segundo projeto faz um reordenamento do porte das escolas estaduais do Rio Grande do Norte, de forma que sejam agrupadas em cinco níveis, de acordo com o número de alunos matriculados. A medida também cria 666 funções gratificadas de diretor e 575 de vice-diretor, corrigindo uma distorção histórica no contra-cheque desses gestores. Mesmo exercendo uma função de extrema responsabilidade, em muitos casos eles recebiam gratificações menores do que os professores.

O terceiro projeto assinado hoje pela Governadora concede progressão da classe de vencimento, sem a realização da avaliação de desempenho, a todos os professores e especialistas da educação, permitindo com que todos avancem uma letra na carreira. Esse benefício não era concedido desde 2009.

Todas essas medidas fazem parte projeto Correção do Rumo da Educação do Estado do Rio Grande do Norte que contempla, dentre outras iniciativas, o resgate e garantia dos direitos dos professores, negados por sucessivos governos na história recente do nosso Estado.

Postado por Danilo Bezerra às 09:31

FONTE: http://www.rneducacao.com/

GOVERNO ESTADUAL


A Comissão de Sistematização e Monitoramento do Plano Estadual de Educação (PEE/RN) deu início as atividades programadas para este ano em reunião realizada no último dia 10. O encotnro que marcou a abertura dos trabalhos teve como objetivo avaliar a entrega dos instrumentos de diagnóstico para a elaboração do PEE, bem como fazer uma reflexão a cerca do adiamento da Conferência Nacional de Educação 2014 e sobre o PLC 103/2012 aprovado no Senado.

O PEE/RN definirá uma política pública estadual que atenda a população e deve trazer, na sua essência, a participação efetiva da coletividade na sua construção, acompanhamento e avaliação. 

Essa semana sete avaliadores educacionais (AEs) viajaram para Fortaleza, sendo três representantes da Secretaria de Educação do RN e quatro da UNDIME/RN onde participarão, entre os dias 19 a 21 deste mês, do Encontro de Gestores da Educação: os Desafios e as Perspectivas da Gestão Pública na construção de uma Educação Pública com Qualidade Social e Encontro Regional dos(as) AEs da Região Nordeste que terá como objetivo intensificar o trabalho de adequação ou elaboração de planos de educação nos estados e respectivos municípios.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, por meio da Coordenadoria Executiva de Projetos (COEP), tem procurado assegurar uma maior proximidade e integração com a UNDIME, através dos dirigentes municipais de educação, fortalecendo o trabalho de adequação e elaboração dos planos estaduais e municipais de educação.

Postado por Danilo Bezerra às 10:47

FONTE: http://www.rneducacao.com

GOVERNO ESTADUAL


Educação de qualidade se faz com planejamento, investimento e aula. Temos trabalhado nessa linha de pensamento, a fim de garantir ao aluno a educação que ele merece, que é direito seu. Implantamos sistemas de gestão que permitem acompanhar o aluno desde a matrícula, bem como todo o trabalho do professor. Passou o tempo em que se mudava a Secretária de Educação a cada dez meses, ao sabor das conveniências políticas, desprezando a gestão educacional e os alunos.

Para o professor, implantamos o Piso Nacional, ainda em 2011, com preservação da estrutura de sua carreira. Isso resultou, durante nosso governo, em 91,5% de aumento salarial em três anos. Todos os professores em sala de aula podem aferir isso em seus contra-cheques comparando o salário de fevereiro de 2011 com o de fevereiro de 2014.

Também trabalhamos para resgatar a progressão na carreira, há muitos anos abandonada, negada e negligenciada por outros governos. Mais de 3 mil professores puderam, então, requerer – e tiveram garantida – sua aposentadoria. Após dez anos, fizemos em 2011 um concurso público e já convocamos 3 900 professores efetivos, deixando os professores temporários exata e tão somente para as situações excepcionais.

Para o aluno, além da garantia do material didático, investimento na compra de ônibus, para transportá-los com segurança e dignidade. E estamos garantindo e garantiremos, de toda a maneira, que o calendário escolar seja cumprido, garantindo-lhe seu direito inalienável de ter aula, de ter educação.

Embora quase todos os Governos falem de compromisso com a Educação, poucos, como o nosso, demonstraram com ações concretas esse compromisso. E essas ações verdadeiras se traduzem em prêmios nacionais e internacionais que nossos alunos, professores e diretores receberam ao longo dos últimos três anos.

Nossos alunos brilharam em feiras de ciências em São Paulo, na Turquia, no México, no Peru, nos Estados Unidos e na Espanha. Uma instituição séria como o UNICEF escolheu um projeto pedagógico na área de comunicação da nossa rede como o melhor do Brasil, entre 2 700 inscritos. Sete estudantes da nossa rede estadual chegaram à final das Olimpíadas Brasileira de Língua Portuguesa e outros sete, na de Matemática.

A Escola Estadual Terezinha Carolino, de Jaçanã, ficou entre as cinco escolas estaduais de melhor gestão do país em 2013. Em 2012, a escola estadual Presidente Kennedy, de Natal, também ficou entre as seis melhores do país e conquistou destaque nacional.

O resultado do PISA, avaliação internacional da OCDE, revelou que nos últimos três anos, a média do Rio Grande do Norte nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências avançou 16 pontos, enquanto a média brasileira subiu apenas um ponto. No ENEM, crescemos 6 pontos entre 2011 e 2012. No ranking nacional, deixamos de ser lanterninha e passamos para o 15º lugar, empatado com o Ceará e à frente de Pernambuco. Tudo comprova que a educação pública no Rio Grande do Norte deu um salto de qualidade nos últimos três anos. Essa é a avaliação que interessa a quem tem compromisso com a vida pública.

Dra. Rosalba Ciarlini
Governadora do Rio Grande do Norte

FONTE: http://www.rneducacao.com/

Greve

Governo não cumpre promessa de enviar projetos e greve continua

Em mais uma assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira (21), os trabalhadores em educação decidiram pela continuidade da greve. A decisão foi motivada pelo não cumprimento da promessa de enviar, até a última quinta-feira, os projetos de lei que contemplam as reivindicações da educação, para a Assembleia Legislativa.

Após a assembleia a categoria seguiu em passeata até a Assembleia Legislativa, para alertar o Poder Legislativo da importância da aprovação das Leis em caráter de urgência.

O coordenador geral do Sinte-RN, José Teixeira disse que existe a expectativa de encerramento da greve na próxima semana. “Se o governo cumprir o que ficou acertado com a direção do Sindicato a greve poderá ser encerrada na próxima assembleia da categoria”, disse o sindicalista.

A assembleia está marcada para as 14:30 da próxima quarta-feira (26), na E.E. Winston Churchill. No dia anterior, o Sinte-RN está convidando toda a categoria para se reunir em frente à SEEC, a partir das 8h30 da manhã. O objetivo é pressionar para que os projetos de lei sejam realmente enviados a Assembleia Legislativa.


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quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

GREVE

Carta aos profissionais da educação

Caro(a) colega,

Se me permite, gostaria de iniciar esta carta lhe pedindo um minuto para pensar. Pensar nos seus objetivos, nos sonhos pessoais e familiares que deveriam se tornar realidade a partir da profissão que você escolheu. Quantos foram realizados? Quantos ainda estão aguardando parados no tempo?

Sabemos o quanto é alta a muralha que nos impede de alcançarmos esses objetivos. E sabemos que os salários de miséria são os principais empecilhos para essas conquistas. Hoje, nosso piso salarial é 50% menor do que o de qualquer outra categoria com a mesma formação intelectual.

Ganhamos pouco, desrespeitosamente pouco!

Mas não é só isso. Também nos são negados direitos trabalhistas, como promoções e licenças; nossa carreira é truncada para que não recebamos o que nos é de direito; corremos riscos que vão desde a falta de segurança nas escolas até tetos que desabam.

Agora, compare o seu salário e o seu ambiente de trabalho com o de qualquer outro profissional que estudou o mesmo que você. Profundamente injusto, não?

Muitos não suportam essa condição e desistem: pesquisa realizada em São Paulo, aponta que a cada ano 3 mil educadores abandonam a profissão. Outros abandonam a vocação antes mesmo de entrar: dados da Fundação Carlos Chagas revelam que hoje apenas 2% dos alunos querem entrar na carreira do magistério.

Mas o governo Rosalba, através da Secretaria de Educação, diz que não há motivo para greve. Aponta até um reajuste de 91%, fruto de uma engenhosa matemática que volta ao passado em três anos e usa como base os salários mais elevados do meio para o fim da carreira docente. Esconde que o reajuste salarial no ano passado foi de apenas 7,97%, mas que poderia ter sido de 100% e mesmo assim ainda teríamos que estar lutando para eliminar o profundo fosso que nos separa da dignidade profissional já alcançada por outras categorias.

Então, hoje restam duas opções: desistir ou lutar! Participar da greve é a escolha dos que não desistem, dos que não abrem mão dos seus objetivos. Não participar é como desistir. Mesmo que apenas por dentro.

Se você já está em greve Parabéns! Participe das atividades e se mantenha informado das de luta através dos meios de comunicação do Sindicato. Se não entrou ainda, a hora é essa! Sabemos que o ideal era termos essa conversa pessoalmente mas isso não é possível. Os diretores do SINTE/RN estão sendo perseguidos. A Secretaria de Educação tirou nossa disponibilidade. Mas sua participação é muito importante. Sem ela ficamos fracos e precisamos de toda força para vencer esse adversário que impede a realização do nossos sonhos.

Receba meu abraço fraterno e vamos à luta!

Professora Fátima Cardoso

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terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

COM ABERTURA DE INSCRIÇÕES, COMEÇA OUTRA EDIÇÃO DA OBMEP

Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio


Estão abertas as inscrições da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O prazo inicia nesta segunda-feira, 10, e se estende até 21 de março. Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

A olimpíada tem duas etapas de provas. A primeira, com 20 questões objetivas de múltipla escolha, será aplicada por professores, na própria escola, em 27 de maio. Do desempenho desta fase, a Obmep seleciona cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação que vão participar da segunda etapa, que acontecerá em 13 de setembro. A divulgação dos vencedores será em 1º de dezembro.

A coordenação da olimpíada espera este ano a participação de 47 mil escolas públicas da educação básica, mais de 19 milhões de alunos e alcançar 99,5% dos municípios. A Obmep vai premiar 6,5 mil estudantes, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Além de medalhas, os 6,5 mil estudantes serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2015.

A premiação compreende, ainda, a distribuição de até 46,2 mil menções honrosas. Professores, escolas e secretarias de educação com alunos vencedores também receberão prêmios.

Histórico – Realizada desde 2005, a Obmep é um projeto de estímulo ao estudo da matemática voltado para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país. Para incentivar a participação, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias de educação. A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Promovida pelos ministérios de Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em 2013, a olimpíada contou com a participação de 47.144 escolas públicas da educação básica e de 18,7 milhões de alunos; 99,3% dos municípios tiveram escolas participantes.

Fonte: MEC
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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

REDE ESTADUAL DE ENSINO

Trabalhadores da rede estadual decidem continuar greve

Em assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira (10), na Escola Estadual Winston Churchill, os trabalhadores em educação da rede estadual decidiram que a greve continua. Segundo a direção do sindicato a adesão passa dos 90%. Entretanto, a SEEC ainda não sinalizou para um possível diálogo.

A categoria definiu quais serão as próximas atividades de mobilização da greve.

Confira a programação completa para os próximos sete dias:

Segunda-feira (10)
Tarde - Reunião nas escolas do Centro com educadores e alunos para formar caravanas para mobilização na SEEC

Terça-feira (11)
Reunião na E. E. Floriano Cavalcanti ás 8h, com pais, alunos e trabalhadores em educação.A tarde as reuniões continuarão nas escolas do centro com educadores e alunos

Ás 8h30, no gancho de Igapó, atividade unificada: Greve da rede estadual de ensino; Greve da rede municipal de São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz

Quarta-feira (12)
Ás 07h30 Concentração na Praça Cívica, 08h – Saída para a SEEC
Tarde - Reunião nas escolas da Zona Norte com educadores e alunos

Quinta-feira (13)
Manhã – Reuniões nas escolas da Zona Norte com educadores e alunos, para construção de uma marcha para Governadoria
Tarde – 14h30 na Assem, assembléia da rede municipal de Natal

Sexta-feira (14)
Continuação das mobilizações para a marcha na Governadoria
14h30 – Concentração no IFRN (Av. Salgado Filho), marcha até a Governadoria

Segunda-feira (17)
Ás 8h30 – Reunião da diretoria do SINTE/RN para avaliar a greve
Ás 14h30 – Assembleia na Escola Estadual Winston Churchill e passeata no centro da cidade (traga seus cartazes com reivindicações)

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CAMPANHA VAI INCENTIVAR O GOSTO PELA MATEMÁTICA

Segundo Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, é preciso incentivar o gosto pela matemática e divulgar a relevância do Congresso Internacional de Matemáticos para o país

Matemáticos têm o desafio de incentivar o gosto por essa ciência entre os brasileiros. Eles preparam uma ofensiva com o objetivo de despertar o interesse de estudantes para o Congresso Internacional de Matemáticos, evento que ocorre no Brasil em 2018. Será a primeira vez que a América do Sul recebe o encontro, o maior da categoria em todo mundo.

“Temos no Brasil uma situação particular: um país jovem, que faz a maior olimpíada de matemática do mundo e que a população tem pouco acesso ao conhecimento científico”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana. Para ele, é preciso incentivar o gosto pela matemática e divulgar a relevância do congresso para o país.

Com antecedência, a SBM e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) preparam uma série de atividades e práticas educativas divertidas para incentivar os jovens. A primeira delas será o lançamento de uma campanha para crianças, na sede do Impa no Rio na terça-feira (18).

A ideia é apresentar um programa de aulas com experimentos práticos, que será enviado para escolas de todo o país e anunciar o concurso de logomarca do congresso para estudantes. “Por que o fundo das latinhas de refrigerante é curva? Por que a bola de sabão assume aquela forma? Tudo tem uma matemática, que permite economizar nos custos de produção sem perder no volume”, disse o professor do Impa, Emanuel Carneiro, que participa com a palestra Quinze Motivos para Aprender Matemática! Todo material será disponibilizado na internet.

O edital do concurso também será apresentado nos próximos dias. A expectativa é que, entre os prêmios, o estudante vencedor ganhe passagem e hospedagem para participar do congresso de matemáticos em 2018. O evento ocorre a cada quatro anos e reúne cerca de 10 mil pessoas para entrega de prêmios e palestras. A próxima edição será em agosto na Coreia do Sul.

Encontro prepara alunos de escolas públicas para olimpíadas de matemática
Frações, logarítimos e equações que assustam tantos estudantes não são problema para os 24 jovens de escolas públicas de diversos estados que participam de um encontro, em Brasília, com aulas avançadas de matemática. Os estudantes se preparam para participar de olimpíadas e competições por meio do Programa Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) 2014.

Ao longo do ano, os jovens, que tem entre 13 e 17 anos, vão se reunir seis vezes para aperfeiçoar o estudo da matemática. O primeiro encontro começou na sexta-feira (7) e segue até o domingo (9).

O coordenador do Peci, Paulo Rodrigues, explica que as aulas abordam a matemática em um nível mais avançado, adequado para competições internacionais. A meta, segundo ele, é ampliar a participação de alunos das escolas públicas nas disputas. “Até 2009, praticamente só tínhamos alunos de escolas particulares. De 2011 pra cá, os estudantes de escolas públicas também estão conseguindo participar de competições internacionais de matemática”, disse Paulo Rodrigues.

Segundo o coordenador, a intensificação do treinamento já mostrou resultados na participação de estudantes das escolas públicas na principal competição internacional, a Olimpíada Internacional da Matemática. “Para essa olimpíada temos conseguido mandar dois ou três alunos da rede pública dentre os seis estudantes brasileiros que participam. A expectativa é manter esse resultado”.

Um dos estudantes que está em Brasília é Guilherme Goulart, de 13 anos, que cursa o ensino médio no Colégio Militar de Porto Alegre e já conquistou medalha de ouro em 2013 na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e também é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Guilherme diz que o interesse pela matemática surgiu no cursinho preparatório que fez para a prova de seleção do colégio militar e, a partir de então, decidiu investir no estudo da matéria para participar de competições. “Quando entrei no colégio comecei frequentar o preparatório para as olimpíadas. Era organizado por um professor que se reunia com um grupo em uma sala para resolver problemas de matemática e ir além do estudado no dia a dia em sala de aula”, conta. Para ele, o incentivo da escola e de professores é fundamental para despertar o interesse dos estudantes pela matéria. “Se tivesse mais incentivo até dos professores, a matemática seria muito mais aceita pelos estudantes”, diz.

Os professores que preparam os jovens têm experiência em competições e são docentes de universidades e pós-graduandos. O professor de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fábio Brochero, prepara há quatro anos os jovens para competições internacionais. Ele avalia que o ganho dos estudantes vai muito além dos prêmios conquistados.

“Os meninos que saem daqui são bons na carreira que escolherem porque a matemática é saber raciocinar e isso vale para todos os campos. Vai muito além da parte dos números, o raciocínio que está por trás tem muito valor”, disse.

Os estudantes que participam do Programa Preparação Especial para Competições Internacionais foram premiados em olimpíadas brasileiras. Além do treinamento em Brasília, ao longo de 2014 eles também vão participar de fóruns virtuais onde terão aulas e poderão trocar ideias com colegas e resolver problemas matemáticos.

A competição mais importantes para os estudantes é a Olimpíada Internacional de Matemática, evento anual que tem participantes de cerca de 100 países representados por equipes de até 6 estudantes do ensino médio ou que ainda não tenham ingressado na universidade.

O Programa Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) foi criado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que coordena a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).



Fonte: Agência Brasil
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TROPEÇO NA LEITURA LEVA A CEGUEIRA MATEMÁTICA

Compreensão de texto é essencial para disciplina. Olimpíada chega à 10ª edição

"Helen ganhou uma bicicleta com um painel que informa a distância e a velocidade média da viagem. Num passeio, ela circulou por 4km em 10 minutos e, depois, mais 2km em 5 minutos. Qual das afirmações seguintes está correta: A) A velocidade média dela foi maior nos primeiros 10 minutos. B) A velocidade média dela foi a mesma nos dois trechos. C) A velocidade média foi menor nos primeiros dez minutos. D) Não é possível afirmar nada sobre a velocidade de Helen com esses dados".

O parágrafo reproduz uma questão de nível 2 da prova de matemática do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2012, que testou Alunos de 15 anos em 65 países. Para se chegar à resposta, letra "B", basta interpretar o texto e fazer uma conta simples. Mesmo assim, só 33% dos brasileiros acertaram questões com este grau de dificuldade. Entre os principais motivos para o erro ou abandono da questão está a deficiência de leitura. Para especialistas, muitos Alunos se saem mal em matemática de maneira geral porque não conseguem entender o que pede o enunciado.

"As colegas Ana, Alice e Aurora foram comprar seus livros de matemática. Alice estava sem sua carteira. Ana e Aurora pagaram pelos três livros. Ana contribuiu com R$ 43 e Aurora com R$ 68. Quanto Alice deve pagar para cada uma?"

O parágrafo reproduz uma questão da prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2013 para Alunos do 8º e 9º anos do Ensino fundamental. A resposta correta (R$ 6 e R$ 31) era a opção "E" da múltipla escolha. Organizador da Olimpíada, cuja décima edição está com inscrições abertas a partir de hoje, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) não tem dados específicos, mas se pode afirmar que a maioria esmagadora dos 5,4 milhões de estudantes submetidos à questão não foi capaz de resolvê-la.

- Os Alunos do Brasil não são estimulados a ler, não desenvolvem o hábito. Daí a dificuldade para interpretar questões de matemática com enunciados que exijam interpretação de texto e raciocínio lógico. Os estudantes, no Ensino básico, estão mal acostumados com questões como "resolva a equação abaixo" - comenta o Professor Michel Spira, do departamento de Matemática da UFMG, coordenador de provas da OBMEP de 2005 a 2012. - Muitas questões que exigem pouco conhecimento matemático são abandonadas porque o estudante não entende o enunciado ou tem preguiça de ler.

Leitura Ruim é "barreira inicial"
Os resultados da Prova ABC, aplicada pela ONG Todos Pela Educação em Escolas públicas e particulares do país, também mostram que o aprendizado de matemática anda lado a lado com o de escrita - até porque as boas Escolas oferecem Ensino eficiente em ambas as áreas. A Prova ABC de 2012 avaliou 54 mil crianças de 2º e 3º anos do Ensino fundamental. Metade resolveu questões de leitura e metade, de matemática. Todas fizeram a prova de escrita. Analisando os dados, a ONG observou que, quanto maior é a nota da redação, mais perto o Aluno chega dos 175 pontos, rendimento considerado satisfatório, na prova de matemática.

Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, é correto dizer que, para estudar matemática, a "competência leitora" é fundamental.

- A criança que está sendo avaliada pela sua competência matemática e esbarra na leitora não consegue sequer ser avaliada. É uma barreira inicial - argumenta Priscila. - O Ensino de matemática deve estar ligado à leitura, à contextualização. O objetivo é preparar o Aluno para a vida. E a vida não vai dar equações prontas para ele.
Em avaliações como o Pisa, o Brasil vai mal tanto em matemática como em leitura. O país ficou abaixo da média em todas as disciplinas na edição 2012 do programa, que também mede a competência dos Alunos em ciências. No ranking das 65 economias globais, o Brasil ocupa a 58ª colocação geral.

Assim como no Pisa, as questões da olimpíada do Impa têm enunciados que criam situações possíveis do cotidiano e pedem uma resolução. Quase sempre, o Aluno precisa interpretar o texto e identificar que conteúdo matemático deve ser empregado. Muito mais do que um evento para revelar prodígios com números, a OBMEP tem como função principal disseminar o bom Ensino da disciplina na rede pública do país.

O material didático é disponibilizado para todas as Escolas que se inscrevem. Muitos Professores, aliás, fazem oficinas com os coordenadores da olimpíada para melhor aplicar o conteúdo divulgado.

- Alguns Professores também não entendem enunciados longos. Numa oficina em São Paulo, vi um Professor, depois de ter a questão explicada para ele, dizer: "Era só isso que estava sendo pedido?" - conta Michel Spira.

Na opinião do Professor Cesar Camacho, diretor-geral do Impa, se uma Escola adota o material didático da OBMEP e passa a se guiar pelo que está ali, os Alunos vão aprender matemática:

- O objetivo é colocar os estudantes diante de questões que pedem seu raciocínio, que só pode ser melhorado com a prática. É como uma ginástica.

Camacho não acha que a OBMEP seja uma tábua de salvação para a Educação no país, mas um instrumento para ajudar as Escolas. Ele não esperava tamanho crescimento do evento. A primeira edição envolveu dez milhões de estudantes de 31 mil Escolas de 93,5% dos municípios do país. No ano passado, foram 19 milhões de Alunos de 47 mil Escolas de 99,3% dos municípios.

Para esta décima edição, os colégios podem se inscrever a partir de hoje. Alunos do 6º ano do Ensino fundamental até o 3º ano do Ensino médio são divididos em três níveis. A OBMEP ocorre em duas fases. Este ano, a primeira será no dia 27 de maio, com questões de múltipla escolha. Nesta, 5% dos Alunos se classificarão para a segunda fase, com questões discursivas, que valerá medalhas para os melhores colocados de várias cidades. Em 2013, foram 499 medalhas de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze. Minas Gerais foi o estado com maior número de ouros (148), seguido por São Paulo, com 109. O Rio apareceu em terceiro, com 54.

Em dez edições, a OBMEP construiu um histórico de Escolas que viram seus Professores e Alunos engajados no evento, estudando para a olimpíada e, portanto, abraçando a matemática. Cidades como as pequenas Dores do Turvo (MG) e Cocal dos Alves (PI) tiveram seus colégios mergulhando no evento e colhendo excelentes resultados.

Muitos dos estudantes que se destacam acabam fazendo cursos de aprimoramento no Impa ou em universidades locais. Gabriela Radke, de 16 anos, mora em Joinville (SC). Participa da OBMEP desde 2008 e já ganhou dois ouros, uma prata e um bronze. Ela está fazendo um curso de verão na sede do Impa, no Horto Florestal, no Rio.

- Sem as olimpíadas, acho que não saberia o que é matemática de verdade. Graças às competições, também ampliei minha rede de contatos e comecei a procurar novos desafios - diz a vestibulanda, que pretende cursar Matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Vencedor de seis ouros na olimpíada do Impa, Alexandre Pacanowski, de 17 anos, faz parte de um grupo de medalhistas que participa de competições mundiais, representando o Brasil:

- Melhor que as medalhas é o conhecimento. Todos nós tivemos a chance de desenvolver o raciocínio lógico.


Fonte: O Globo (RJ)
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domingo, 2 de fevereiro de 2014

GREVE

SINTE/RN exige que governo coloque nos salários o reajuste que tem divulgado na imprensa

Chegou a hora do governo colocar nos salários o que tem divulgado na imprensa. A manchete de um reajuste de 91% enche os olhos de qualquer trabalhador, seria uma conquista sem precedentes se em quatro anos a categoria tivesses sido agraciada por essa benesse. Entretanto, analisemos o reajuste salarial durante o governo Rosalba: em 2011 a correção foi 11,85%, em 2012 de 22,22%, em 2013 de 7,97% e em de 2014 8,32% - que ainda não foi pago à categoria.

Nenhum economista faria a mágica de transformar isso no montante alegado pelo governo. A soma dos percentuais é 54,36%. O acumulado daria em torno de 65%, ou seja, bem distante dos tão falados 91%.

O governo Vilma/Iberê trabalhou em 2009 com complementação salarial, que é uma forma de abono. Em 2010, a correção do piso foi de 15,87%, dos quais 7,15% foi de correção aplicada pelo governo e o restante de abono. O governo Rosalba usou os recursos existentes para fazer a incorporação desses abonos aos salários em 2013.

Ao contrário do que a secretaria Betânia Ramalho diz, que corrigiu os salários em 2011 no percentual de 34%, o dinheiro já estava no bolso da categoria. Ainda assim, pegando o percentual do governo Vilma/Iberê mais os quatro anos de Rosalba a soma é de 70,23%. Tratando esse percentual de forma acumulada chega-se a aproximadamente 78%.


Professores com Nível Médio

Governo Vilma/Iberê
2010: Salário base de R$ 664,33 mais abono de R$ 57,84 que somam R$ 722,17 mais a correção de 7,15% é igual a R$ 773,80.

Governo Rosalba
2011: Salário base de R$ 773,80 mais a correção de 15,85% é igual a R$ 896,21. (Na incorporação feita o abono não foi somado cumulativamente e o professor de Nível Médio passou a receber em 2011 R$ 890,62 reais e teve uma perda de R$ 5,59.

2012: Salário base de R$ 890,62 mais correção de 22,22% é igual a R$ 1.088,51.

2013: Salário base de R$ 1.088,51 mais a correção de 7.97% é igual a R$ 1.174,98.

2014: correção de 8.32%.


Professores com Nível Superior

Governo Vilma/Iberê
2010: o abono já constava em contracheque desde 2009. Salário base de R$ 930,06 mais abono de R$ 72,06 soma-se R$ 1.002,12 mais a correção de 7.15% é igual a R$ 1.073,77.

Governo Rosalba
2011: Salário base de R$ 1.073,77 mais 15.85% de correção do piso em dezembro é igual a 1.243,39. O abono para esse nível foi aplicado cumulativamente passando para R$ 1.246, 35.
2012: Correção de 22,22% igual a R$ 1.523,55.
2013: Correção de 7.97% igual a R$ 1.644,98.
2014: Prevista correção para o mês de fevereiro.

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GREVE

Sindicato rebate falatório do governo e detalha as motivações da greve

Ao contrário do que os representantes da SEEC tem dito na imprensa, não faltam motivos para a greve dos trabalhadores em educação da rede estadual. Termos como “governo fará de tudo para garantir aulas” e “a criminosa greve dos 91%” não são adjetivações coerentes com a postura adotada nos últimos anos pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Norte.

A coordenadora geral Fátima Cardoso reitera que o Governo deve garantir as aulas garantindo as condições adequadas para os trabalhadores em educação possam desenvolver suas atividades de forma plena.

“O que o governo usa para se fazer de bonzinho precisa ser explicado. O tal aumento cumulativo de 91,53% no piso salarial dos professores se deu por força de lei federal que instituiu o Piso Salarial Nacional. Enquanto as obrigações que lhe cabem, uma após a outra foram proteladas. Promessas foram feitas, mas nenhuma cumprida até agora”, critica a sindicalista.

Enquanto a secretária Betânia Ramalho se faz de desentendida dizendo que 'Não há motivos para greve', quem atua na labuta diária da rede estadual sabe bem o que significam os motivos que levaram à paralisação.

Eis os pontos acordados em dois termos de compromisso, um em 28 de fevereiro e outro em 29 de agosto, e que até agora o governo do estado não cumpriu:

1) Implantação e pagamento de uma Letra para os professores, inicialmente prometida para ser pago de abril a julho de 2013. Depois repactuado em 29 de agosto e não cumprido. O estado deve 3 letras que correspondem a um acumulado a 17%, no entanto a categoria está pedindo apenas 5% que é o que consta no acordo;

2) Envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei que redimensiona o porte das escolas e a gratificação dos diretores e do projeto de lei que reformula a lei complementar 290/2004 da Gestão Democrática, fruto de discussão com a comunidade escolar em fóruns realizados em todo estado com pais, alunos, professores e funcionários. Ambas estão prontas desde 2010, mas foram engavetadas pelo governo Rosalba. Além do projeto de lei que altera a redação do parágrafo 4º do artigo 45 da lei complementar 322/2006 para “a promoção nos níveis da carreira efetivar-se-à na classe de mesma denominação do nível anteriormente ocupado, para o professor e especialista em educação”;

3) Implantação do abono ou gratificação para os funcionários da educação em fevereiro relativo à diferença salarial da tabela constante na lei complementar 432/2010. A SEEC confirmou em reunião a existência de recursos da quota parcela dos 40% do FUNDEB;

4) Pagamento imediato aos professores das horas extras referente ao terço de hora atividade. Mais de mil declarações foram entregues à SEEC, embora tenha-se dito em audiência que foram apenas 600 o SINTE/RN tem todos os comprovantes de entrega. Esse quesito foi fruto de uma ação judicial ganha no Tribunal de Justiça do RN e ratificada pelo Supremo Tribunal Federal que determinou que o estado pague as quatro horas aulas extra aos professores que estavam em sala de aula quando deveriam está planejando;

5) Revogação do decreto que proíbe o direito do servidor público gozar das licenças previstas em lei;

6) Revogação das alterações da grade curricular para o ensino diurno e noturno feitas unilateralmente pela SEEC e que estão causando prejuízos aos professores;

7) Restituição das cinco aulas para o turno noturno, dada a especificidade legal e garantir o 1/3 de hora atividade para todos os profissionais. Para negar o direito do planejamento, a Secretaria criou um novo sistema de quatro aulas para a noite, quando o correto são cinco, como foi ao longo de anos;

8) Garantia do 1/3 de hora atividade para os profissionais do ensino médio inovador. Uma modalidade do ensino que está sendo tratada nos moldes do item anterior;

9) Envio de auxiliares de serviços gerais às escolas. Faltam profissionais, mas o governo não faz concurso. A luta da categoria é para manter a escola em condições de atendimento ao aluno e em condições de ofertar ensino de qualidade;

10) Convocação imediata de professores e suporte pedagógicos para preenchimento de cargos nas escolas dos diferentes pólos para os quais o concurso foi realizado.

O governo firmou um acordo com a categoria em fevereiro de 2013 se comprometendo a atender essas reivindicações dos profissionais. Em agosto o combinado foi reeditado e até agora tudo não passou de promessas.

O SINTE/RN segurou enquanto pode, mas o governo não deixou alternativa a não ser a greve. A SEEC foi notificada repetidas vezes, mas não atendeu às solicitações do Sindicato. Restou à categoria se unir para pedir respeito e valorização da educação pública e de seus profissionais paralisado as atividades por tempo indeterminado.

A população tem apoiado o movimento trabalhista porque é a mais prejudicada com o descaso do governo Rosalba. O SINTE/RN reitera seu compromisso com a educação pública de qualidade e não se deixará intimidar por ameaças de quem quer seja, pois está firme na luta em defesa dos trabalhadores em educação.

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CORTE DE PONTO

Governo ameaça cortar ponto e chama trabalhadores de criminosos

Era de se esperar que um governo que não cumpre o que promete também não seria honesto no debate com a categoria. O governo já está se armando como pode na tentativa de confundir a população e desqualificar o Sindicato: ameaça de corte do ponto e acusações já rasgam as manchetes.

O secretário adjunto classificou o movimento justo e pertinente dos trabalhadores em favor da educação pública de qualidade como criminoso.

“Essa é a saída que governo Rosalba e a SEEC encontraram para tentar desmembrar o movimento grevista. Isso é abuso de poder. A greve é totalmente legal, estamos lutando para que o governo cumpra com os acordos firmados em 2013”, declarou a coordenadora geral Fátima Cardoso.

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