segunda-feira, 23 de março de 2015

FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS -SP

PROJETOS DE ESTUDANTES DE ESCOLAS ESTADUAIS SERÃO APRESENTADOS
NA FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS EM SÃO PAULO


Projetos científicos de alunos de 10 escolas estaduais irão representar o Rio Grande do Norte na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2015), maior feira do gênero na América do Sul, que acontece no período de terça-feira (17) a quinta (19), nas dependências da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. O grande evento tem entrada franca e ocorre das 14h às 19h.

Os projetos que representam o Estado foram classificados na 4ª Feira de Ciência do Semiárido Potiguar, em novem de 2014, promovida pela Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) em parceria com a Secretaria da Educação do RN.

Cinco projetos pertencem as escolas da circunscrição da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), localizada em Mossoró. Representarão o RN em São Paulo os projetos: "A Eficácia dos Produtos Biodegradáveis a partir do óleo de coco (nucifera) no combate as bactérias", feito por alunos da Escola Estadual Rui Barbosa, sediada em Tibau; "De Saco a Calçadas: Uma Construção Sustentável", pesquisa de alunos da Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira, de Mossoró; "Estudo Termoxidativo de Biodiesel de Gorduras Animais e Tratamento do seu efluente de Purificação por Eletrofloculação" , feito por alunos da Escola Estadual Abel Freire Coelho, Mossoró.

Também foram classificados os trabalhos: "O Entretenimento Juvenil no município de Tibau/RN: Uma questão para Refletir", feito por alunos da Escola Estadual Rui Barbosa, em Tibau; e a "Viabilidade Técnica do Óleo da Calotrópis Procera para a Produção de Biodiesel", pesquisa de alunos da Escola Estadual Eliseu Viana.

Mais seis escolas que integram as Direcs de Umarizal, Pau dos Ferros, Assu e Apodi estão com projetos científicos de alunos na FEBRACE. "Destilação de Águas Cinzas Negras e Salobras por Aquecimento Solar Utilizando Lentes Convergentes", pesquisa de alunos da Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal; "Diminuição da Poluição do Ar por Meio de um Purificador de Ar Ecológico", feito por alunos da Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal; "Lamparina D Água", de alunos da Escola Estadual Apolinária Jales, de Messias Targino; "Lixo: Problemas e Desafios no município de Itaú/RN", pesquisa de alunos da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, de Itau; "Reciclagem Eletrônica: Montando um Mini Transmissor de Rádio Móvel com Sucatas Eletrônicas", feito por alunos da Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, de Antônio Martins; e "SELB´S : Sensor Eletrônico de Luzes Baixas", pesquisa de alunos da Escola Estadual Padre Ibiapina, de Assu. 

A Feira de Ciências do Semi-Árido Potiguar contou com a participação de trabalhos de 96 escolas de 67 municípios de diversas regiões do Rio Grande do Norte.

FONTE:http://www.rneducacao.com/