No ano passado, os estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de ensino alcançaram 4,5 pontos, quando a meta brasileira era de 4,6 pontos
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou na última terça-feira, 14, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) referentes ao ano de 2011. De acordo com os números, Mossoró não conseguiu atingir a meta nacional estabelecida pelo Governo Federal.
No ano passado, os estudantes do Ensino fundamental da rede pública de Ensino alcançaram 4,5 pontos, quando a meta brasileira era de 4,6 pontos, sendo que o Brasil superou essa meta, atingindo 5,0.
"Precisamos avançar mais, e isso só é possível se forem feitos investimentos na Educação, através da formação e qualificação dos Professores, contratação de novos profissionais", destaca o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Rômulo Arnaud.
O Ideb, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), leva em consideração dois fatores que interferem na qualidade da Educação: rendimento Escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Dessa forma, para que o Ideb de uma Escola ou rede cresça é preciso que o Aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Segundo Rômulo Arnaud, apesar do leve avanço constatado na rede pública de Ensino, em relação ao resultado do Ideb em 2009, quando a cidade registrou 4,1 pontos, ainda há muito a ser feito para que a Educação oferecida em Mossoró atinja um patamar satisfatório de qualidade.
"Houve avanços na rede municipal, por exemplo, mas o problema ainda é muito grave. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos tivemos 11 secretários de Educação no Estado. Não existe continuidade das políticas públicas, há muita desorganização", conta o coordenador regional.
Rômulo Arnaud destaca também que nas séries do Ensino médio o resultado é ainda mais desanimador. "Existe uma estagnação nesse sentido. Não crescemos nada, e isso se deve a uma série de fatores, como o fato de ainda faltar Professores em sala de aula. Estamos no segundo semestre do ano e há turmas com déficit de quatro, cinco Docentes", conclui.
Fonte: O Mossoroense (RN)
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