quarta-feira, 29 de maio de 2013

1ª COIME É REALIZADA EM CAICÓ

COIME - CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


A educação brasileira, ao longo dos séculos vem sendo tratada como ação secundária para a construção da identidade humana e cultural e para o desenvolvimento do País. Desse modo, é preciso discutir a construção de um sistema nacional articulado de educação que contemple as diversas etapas, níveis e modalidades de ensino, com a participação da sociedade na construção, execução e avaliação da educação básica de forma ampla, intensa, permanente e, particularmente, democrática

No Rio Grande do Norte serão realizadas 18 Conferências Intermunicipais de Educação. Para tanto, educadores, pais e comunidade são convocados para a Conferência Intermunicipal de Educação - COIME, que desencadeará discussões sobre necessidades preocupações e propostas para a melhoria da Educação.


10ª Dired - Palco da COIME
As conferências intermunicipais de educação são eventos realizados com a finalidade de cumprir uma das etapas preparatórias para Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014). 

A mobilização e a coordenação desses eventos nos municípios são conduzidas pelos Fóruns Estaduais de Educação (FEE) e Fóruns Municipais de Educação (FME) ou por comissões 



organizadoras das conferências, nos locais onde não há o FME. 

As propostas desta Conferência subsidiarão a Conferência Estadual e, posteriormente, a Conferência Nacional.

As contribuições e propostas elaboradas nas conferências intermunicipais de educação serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação que devem ocorrer a partir do mês de junho. As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à 



Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014) pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados. 

Ontem, 28 de maio, foi realizada a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação - COIME do Polo Caicó que compreende os município de Caicó, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu e Serra Negra do Norte. 

COIMES são conferências intermunicipais de educação 

preparatórias para a CONAE (Conferência Nacional de Educação) que ocorrerá em fevereiro de 2014 em Brasília. 

A conferência contou com a presença de mais de 200 delegados. 

Das COIMES são escolhidos os delegados que chegarão até Brasília e que tomarão decisões acerca do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Educação. 

O pólo Caicó está sendo coordenado pela Professora Associada da UFRN,  Grinaura Medeiros de Morais sob a orientação do Fórum Estadual de Educação e do Fórum Nacional de Educação. 

Pela manhã a programação da conferência contou com a leitura e aprovação do regimento das Coime e a realização de duas conferências temáticas: Qualidade da educação - democratização do acesso, 

permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática,participação popular e controle social. 

A palestra temática "Qualidade da educação - democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem" foi  ministrada pela professora Doutora da UFRN Márcia Maria Gurgel, coordenadora estadual da COIME.


  


Enfatizou durante seu discurso que uma educação de qualidade só efetivará como disse a presidenta Dilma Rousseff "com a erradicação da pobreza". Mostrou dados estatísticos do próprio Ministério da Educação onde pode ser visto como ainda está longe o país para alcançar uma educação de qualidade.






A palestra temática "Gestão Democrática, participação popular e controle social", ministrada pelo professor da UFRN, Walter Júnior , mostrou em seu discurso a importância de  3(três) conquistas fundamentais para a efetivação da gestão democrática em nosso País: A universalização do acesso a educação; gestão democrática(LDB- ppp;Art. 14; CF-Art. 206); a ampliação e descentralização dos recursos financeiros. 

Também mostrou a importância das eleições diretas; criação dos conselhos escolares e a cultura democrática  focada na noção do que é público  como tarefas básicas para se alcançar uma gestão democrática.



Jardim de Piranhas esteve presente a esta conferência onde enviou representantes de vários segmentos da educação.
Delegados representando  os vários segmentos educacionais do nosso município

Aila Queiroz -Secretária Mun. de Educ de Jardim de Piranhas 
Prof João Filho - delegado representante dos pais da rede mun. de ensino
A Conferência deu continuidade na parte da tarde na Escola Estadual Ceja, onde foi debatido os eixos temáticos: 
Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
Eixo II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
Eixo III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente
Eixo IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem
Eixo V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social
Eixo VI - Valorização dos Profissionais da  Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
Eixo VII -  Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Foi a partir da discussão sobre cada eixo temático que seus delegados traçaram proposta para a melhoria da educação. Propostas estas que foram analisadas, votadas e aprovadas em plenário para subsidiar a Conferência Estadual e, posteriormente, a Conferência Nacional.

As discussões sobre o eixo II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, foram orientadas pelo professor Fernando, da UFRN, Campos Ceres, de Caicó.
Neste  eixo II, foi muito marcante a presença de vários delegados da cidade de Jardim de Piranhas. O que veio a enriquecer bastante as discussões sobre o colóquio.
Delegados de Jardim de Piranhas presente nas discussões sobre o eixo
temático II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos 


Após a plenária de aprovação das propostas selecionadas foi realizada a eleição dos delegados e suplentes que irão participar da COEED - Conferência Estadual de Educação. Jardim  de Piranhas teve dois delegados escolhidos para representar a classe estudantil, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Amaro Cavalcanti Daianny Fernandes e Aerton dos Santos.
         
           Daianny Fernandes                         Aerton dos Santos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário