Já as matrículas nas creches e escolas de Ensino Integral têm trajetória positiva
Dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta terça-feira (25) apontam que no ensino médio o número de matrículas ficou estável entre 2012 e 2013. Segundo as informações do Censo Escolar, 8,3 mil estudantes estavam matriculados ao longo dos dois últimos anos. Por outro lado, as matrículas nas creches cresceram 7,5% e nas escolas de educação integral tiveram alta de 45% no mesmo período.
O MEC admite que a estabilidade no número de matrículas não é satisfatório. Para o presidente do Inep, os dados vão melhorar, uma vez que os investimentos feitos nessa área são de longo prazo.
O ministro da Educação, Henrique Paim, avalia que Ensino Médio é o grande desafio do governo.
— Teve uma enorme inclusão de alunos no Ensino Médio. Eu tinha um número pequeno e nós incluímos muita gente. O fluxo está melhorando, então esses números vão mudar ao longo da história. Para Paim, o Ensino Médio é o grande desafio do governo.
Ele frisou que o esforço é grande e que o governo trabalha com várias instituições no sentido de ter o que classificou como “ensino médio inovador”. É um esforço que está sendo feito nessa direção.
Creches e instituições de ensino integral
O Censo Escolar mostra que, no ano passado, mais de três milhões de estudantes estavam matriculados em escolas que oferecem aula em período integral no Ensino Fundamental. O ministro comemora os números e avalia que os dados são reflexo das políticas públicas e programas do governo.
-- As políticas públicas que o Brasil tem promovido ao longo dos últimos anos já se refletem na realidade brasileira e isto é reafirmado pelos dados do Censo Escolar.
Outro dado que o governo considera positivo é o crescimento de matrículas em creches do País. Nos últimos sete anos, houve um aumento de quase 73% no número de matrículas – passou de 1,5 milhão em 2007 para 2,7 milhões no ano passado.
País tem menor número de matrículas na Educação Básica dos últimos 7 anos
O Brasil tem o menor número de crianças matriculadas, em escolas públicas e privadas, na educação básica dos últimos sete anos. O dado foi retirado do Censo Escolar 2013, divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira (25). A análise revela que 50.042.448 estudantes terminaram 2013 matriculados em instituições de ensino – uma queda de 1% na comparação com o ano anterior.
Em 2007, início da série histórica do Censo Escolar, esse número era de 53.028.928. A maior queda foi registrada nos quatro anos finais do ensino fundamental. Os dados revelam que o número de matrículas caiu de 13,6 mil em 2012 para 13,3 mil em 2013 – uma queda de quase 3%.
Para o ministro da Educação, Henrique Paim, a queda não é preocupante. Segundo ele, os dados revela o movimento de queda demográfica aliado a uma melhoria na qualidade do sistema de ensino.
— É considerada uma queda boa porque nós temos, de um lado, um movimento demográfico, a população com essa faixa etário vem reduzindo ao longo desses anos e, ao mesmo, tempo, temos um melhor desempenho do aluno e menor retenção do sistema.
Na avaliação do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Francisco Soares, a o menor número de matrículas também mostra que o fluxo escolar está ficando cada vez maior, com taxas de repetência menores.
— O sistema está ficando melhor. O fluxo está melhorando, as crianças não estão ficando retidas, concluiu.
Fonte: R7
http://www.todospelaeducacao.org.br
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