No último dia 04 de novembro de 2015, o professor pesquisador da rede municipal de ensino de Jardim de Piranhas, João S. da Silva Filho, mais conhecido como "João Filho", teve seu trabalho de pesquisa do Mestrado em "Ciências da Educação" apresentado e defendido à banca examinadora do Instituto de Ensino Superior- ISEL.
A pesquisa foi realizada nas 05 (cinco) escolas públicas urbanas da rede municipal de ensino da cidade de Jardim de Piranhas. O tema da pesquisa foi "LETRAMENTO DIGITAL: UMA ANÁLISE ACERCA
DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PROINFO E SEU ALCANCE NO COTIDIANO ESCOLAR DA CIDADE
DE JARDIM DE PIRANHAS-RN". Como problema a pesquisa questionou "Quais
motivos têm levado professores da educação fundamental da rede municipal de ensino
das escolas públicas da zona urbana da cidade de Jardim de Piranhas-RN a não adoção
das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de aprendizagem?".
Já como objetivo buscou reconhecer como os professores,
através do uso e manuseio dos recursos tecnológicos oferecidos pelo computador,
vão se despir do preconceito relacionado às tecnologias da informação e
comunicação e o mundo digital.
Laboratório de
informática da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel – Ensino de 6º ao 9º
Anos e Educação de Jovens e Adulto
Laboratório de informática da Escola
Municipal Evanildo Mariano dos
Santos
– Ensino Infantil e Fundamental
Laboratório
de informática da Escola Municipal Maria Cruz – Ensino Infantil e Fundamental
Laboratório
de informática da Escola Municipal Marinheiro Saldanha – Ensino Infanatil e Fundamental
Segundo o pesquisador, a
capacitação de professores para a aquisição do Letramento Digital é urgente, é
necessária, uma vez que vemos como a convergência da base tecnológica que o
Brasil e o mundo experimentam neste momento decorre do fato de se poder
representar qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital. E a presença, uso e manuseio das tecnologias da
informação e comunicação (TICs), via implantação dos Laboratórios de
Informática, existentes no ambiente escolar da maioria das escolas públicas
brasileira têm levado os governos, seja no âmbito federal, estadual ou
municipal, através de suas políticas públicas educacionais, direcionar
programas voltados para a formação continuada dos profissionais da educação.
Dessa forma, a realização do trabalho se justifica como uma resposta
ao questionamento da pesquisa, uma vez que o atual quadro vivenciado pelo
ensino requer à apropriação do Letramento
Digital para o uso das linguagens e códigos próprios dessas ferramentas.
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