"A prática escola precisa ser analisada", afirma Thomas Kane, professor de Harvard e um dos coordenadores da pesquisa
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos está medindo a eficiência dos
professores em sala de aula e procurando maneiras de melhor avaliá-los.
O projeto “Measures of Effective Teaching” (Medidas de Ensino Eficaz,
em tradução livre), da Fundação Bill & Melinda Gates, acompanha
3.000 professores voluntários de escolas públicas norte-americanas desde
2009, no maior estudo de observação de práticas de ensino já feito no
país.
Thomas Kane, diretor do Centro de Pesquisas em Políticas Educacionais
de Harvard e um dos coordenadores da pesquisa, esteve na última
terça-feira em São Paulo para debater resultados preliminares com
educadores brasileiros. “Nenhum tempo é gasto vendo como os professores
se saem na sala de aula, a eficácia deles. Não se analisa a prática
escolar, que é tão importante”, disse Kane, durante seminário realizado
no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em parceria com as fundações
Brava e Lemann.
Para identificar boas práticas em sala de aula que contribuem para o
aprendizado dos estudantes, os pesquisadores filmaram 1.333 professores
de diferentes estados dos EUA em aulas do 4º ao 8º ano. Também foram
realizadas pesquisas com os estudantes nas quais eles avaliaram os
professores.
Kane diz que é mais eficaz atuar no recrutamento e no período de
experiência do professor para garantir profissionais mais eficazes. “Se
concentrar no período de experiência do professor é o que vai traduzir
mais resultados em menos tempo. É a política que teria maior impacto
pelo menor custo. Professores precisam de feedback”, afirmou. Nos EUA,
15% dos docentes das escolas públicas estão no estágio inicial da
carreira.
No Brasil, a avaliação do chamado período probatório dos professores é
“meramente burocrática”, segundo a ex-secretária de Educação do Estado
de São Paulo Maria Helena Guimarães. “A Secretaria de Planejamento tem
critérios universais para todos os funcionários públicos. Deveríamos
mudar a legislação para ser focada no perfil de atuação do
profissional”, disse.
Claudia Costin, secretária municipal de educação do Rio de Janeiro,
afirma que um cargo recém-criado por sua gestão, o de professor-tutor,
irá ajudar jovens professores em sala de aula e participar do conselho
que avalia o professor em seu estágio probatório. “Após passar pela fase
de formação do concurso, o professor será acompanhado pelo tutor, que
vai entrar em sala de aula com ele, dar retorno. A grande questão é
pegar este o profissional, no qual investimos tanto, e transformá-lo em
um bom professor.”
O especialista em avaliação educacional da Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG) e membro da Câmara de Educação Básica do Conselho
Nacional de Educação, Francisco Soares, avalia que embora as realidades
sejam muito diferentes, é possível aprender com a experiência dos EUA.
“Nos cabe agora verificar como as soluções dadas para os problemas de lá
nos iluminam aqui. O investimento no professor funciona em uma rede que
tenha currículo, em uma escola que tenha rotina, que tenha
infraestrutura mínima e pedagogia adequada àquelas crianças.”
Fonte: iG
http://www.todospelaeducacao.org.br
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