quinta-feira, 1 de maio de 2014

Opinião: A Educação e a Copa

"Educação Integral como política pública que procura oferecer espaços qualificados de aprendizagem e de formação", afirma Cleci Maria Jurach

Robótica, Mídias Escolares, Jogos Escolares, Escola Aberta, Olimpíadas de Filosofia, Astronomia, Português e Matemática, Baú de Histórias, Adote um Escritor, Fronteiras da Educação, Cidade Escola, Colônias de Férias, Alimentação Saudável, Músicas e Danças e Vou à Escola. Todos são projetos e ações que buscam dar conta da complexidade social com a qual a Educação dialoga.

Para além de instrumentalizar o Aluno, fornecendo-lhe recursos para se relacionar com a sociedade, interessa-nos dotá-lo de condições para que seja capaz de ler e interpretar o mundo em que vive. Um olhar diferenciado nos leva a encaminhar Alunos de inclusão ao programa de Trabalho Educativo, preparando-os para uma vida independente em sociedade.

Educação integral como política pública que procura oferecer espaços qualificados de aprendizagem e de formação. A proposta de agregar outros tempos à sua jornada regular tem se estruturado a partir da realidade e da capacidade de cada estabelecimento de Ensino. Não há fórmula mágica nem predefinida. Com parcerias e Professores vinculados ao projeto Cidade Escola, dialogamos com cada comunidade Escolar para dar forma a essa proposta, que leva o município a ter 52% dos Alunos da rede no regime de Educação Integral.

Ampliar vagas na perspectiva de diminuir a demanda na Educação infantil é uma constante, como garantia do direito da criança ao convívio Escolar. Essa caminhada é mais sólida ainda porque existe o envolvimento e o profissionalismo de 4 mil Professores e 1,5 mil funcionários. Nesse sentido, a Formação Continuada é marca dessa rede. Oferecer múltiplas e sempre singulares condições para o desenvolvimento e aprendizagem de cada Aluno, de cada Professor, de cada funcionário são compromissos renovados a cada ano pela Smed.

Para isso, investimentos acima dos 25% constitucionais são feitos, infraestruturas constantemente melhoradas e recursos humanos disponibilizados através de concursos públicos já realizados e em processo de nomeação para Educação infantil, Anos Iniciais, Áreas de Conhecimento, Técnicos de Nutrição. Pela primeira vez, através de uma política pública de inclusão, serão nomea-dos monitores no Ensino fundamental, e não apenas na Educação infantil.

Transformar o ano da Copa do Mundo no ano da Educação, quando nossas ações serão movidas pela mesma paixão que o futebol desperta, fará com que utilizemos o evento como ferramenta pedagógica para explorar e aprender com diferentes culturas, línguas e costumes de nossos visitantes.

É assim que projetamos conquistar a Copa da Educação. Nossos Alunos são a razão de ser da nossa profissão. Por eles trabalhamos motivados, felizes e superamos obstáculos, propiciando condições para que a Escola pública ofereça sentido e futuro. Perspectiva concreta de reescrever biografias.

Um ótimo ano a todos e que venha a Copa da Educação.


Fonte: Zero Hora (RS)
http://www.todospelaeducacao.org.br

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