quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

LETRAMENTO DIGITAL É TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM JARDIM DE PIRANHAS

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JARDIM DE PIRANHAS TEM PESQUISA DE MESTRADO DESENVOLVIDA NA ÁREA DO LETRAMENTO DIGITAL 


No último dia 04 de novembro de 2015, o professor pesquisador da rede municipal de ensino de Jardim de Piranhas, João S. da Silva Filho, mais conhecido como "João Filho", teve seu trabalho de pesquisa do Mestrado em "Ciências da Educação" apresentado e defendido à banca examinadora do Instituto de Ensino Superior- ISEL.

A pesquisa foi realizada nas 05 (cinco) escolas públicas urbanas da rede municipal de ensino da cidade de Jardim de Piranhas. O tema da pesquisa     foi  "LETRAMENTO DIGITAL: UMA ANÁLISE ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PROINFO E SEU ALCANCE NO COTIDIANO ESCOLAR DA CIDADE DE JARDIM DE PIRANHAS-RN". Como problema a pesquisa questionou "Quais motivos têm levado professores da educação fundamental da rede municipal de ensino das escolas públicas da zona urbana da cidade de Jardim de Piranhas-RN a não adoção das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de aprendizagem?".

Já como objetivo buscou reconhecer como os professores, através do uso e manuseio dos recursos tecnológicos oferecidos pelo computador, vão se despir do preconceito relacionado às tecnologias da informação e comunicação e o mundo digital.

Laboratório de informática da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel – Ensino de 6º ao 9º Anos e Educação de Jovens e Adulto

Laboratório de informática da Escola Municipal Maria de Nazareth – Ensino Infantil e Fundamental

Laboratório de informática da Escola Municipal Evanildo Mariano dos Santos – Ensino Infantil e Fundamental 
Laboratório de informática da Escola Municipal Maria Cruz – Ensino Infantil e Fundamental


Laboratório de informática da Escola Municipal Marinheiro Saldanha – Ensino Infanatil e Fundamental



Segundo o pesquisador, a capacitação de professores para a aquisição do Letramento Digital é urgente, é necessária, uma vez que vemos como a convergência da base tecnológica que o Brasil e o mundo experimentam neste momento decorre do fato de se poder representar qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital. E a presença, uso e manuseio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), via implantação dos Laboratórios de Informática, existentes no ambiente escolar da maioria das escolas públicas brasileira têm levado os governos, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, através de suas políticas públicas educacionais, direcionar programas voltados para a formação continuada dos profissionais da educação. Dessa forma, a realização do trabalho se justifica como uma resposta ao questionamento da pesquisa, uma vez que o atual quadro vivenciado pelo ensino requer à apropriação do Letramento Digital para o uso das linguagens e códigos próprios dessas ferramentas.  
 

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