quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

LETRAMENTO DIGITAL É TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM JARDIM DE PIRANHAS

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JARDIM DE PIRANHAS TEM PESQUISA DE MESTRADO DESENVOLVIDA NA ÁREA DO LETRAMENTO DIGITAL 


No último dia 04 de novembro de 2015, o professor pesquisador da rede municipal de ensino de Jardim de Piranhas, João S. da Silva Filho, mais conhecido como "João Filho", teve seu trabalho de pesquisa do Mestrado em "Ciências da Educação" apresentado e defendido à banca examinadora do Instituto de Ensino Superior- ISEL.

A pesquisa foi realizada nas 05 (cinco) escolas públicas urbanas da rede municipal de ensino da cidade de Jardim de Piranhas. O tema da pesquisa     foi  "LETRAMENTO DIGITAL: UMA ANÁLISE ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PROINFO E SEU ALCANCE NO COTIDIANO ESCOLAR DA CIDADE DE JARDIM DE PIRANHAS-RN". Como problema a pesquisa questionou "Quais motivos têm levado professores da educação fundamental da rede municipal de ensino das escolas públicas da zona urbana da cidade de Jardim de Piranhas-RN a não adoção das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de aprendizagem?".

Já como objetivo buscou reconhecer como os professores, através do uso e manuseio dos recursos tecnológicos oferecidos pelo computador, vão se despir do preconceito relacionado às tecnologias da informação e comunicação e o mundo digital.

Laboratório de informática da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel – Ensino de 6º ao 9º Anos e Educação de Jovens e Adulto

Laboratório de informática da Escola Municipal Maria de Nazareth – Ensino Infantil e Fundamental

Laboratório de informática da Escola Municipal Evanildo Mariano dos Santos – Ensino Infantil e Fundamental 
Laboratório de informática da Escola Municipal Maria Cruz – Ensino Infantil e Fundamental


Laboratório de informática da Escola Municipal Marinheiro Saldanha – Ensino Infanatil e Fundamental



Segundo o pesquisador, a capacitação de professores para a aquisição do Letramento Digital é urgente, é necessária, uma vez que vemos como a convergência da base tecnológica que o Brasil e o mundo experimentam neste momento decorre do fato de se poder representar qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital. E a presença, uso e manuseio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), via implantação dos Laboratórios de Informática, existentes no ambiente escolar da maioria das escolas públicas brasileira têm levado os governos, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, através de suas políticas públicas educacionais, direcionar programas voltados para a formação continuada dos profissionais da educação. Dessa forma, a realização do trabalho se justifica como uma resposta ao questionamento da pesquisa, uma vez que o atual quadro vivenciado pelo ensino requer à apropriação do Letramento Digital para o uso das linguagens e códigos próprios dessas ferramentas.  
 

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

MOSTRA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA É DESENVOLVIDO E PROFESSOR RECEBE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM “MÍDIAS NA EDUCAÇÃO”

A Escola Municipal Maria de Nazareth recentemente foi palco do desenvolvimento do projeto de pesquisa “JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS: O LÚDICO NA LINGUAGEM COMPUTACIONAL – UMA NOVA FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM” que deu o título de especialista em “Mídias na Educação” ao professor João Severino da Silva Filho, que também no mês de novembro recebeu o título de Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto ISEL.

A Especialização “Mídias na Educação” foi ofertada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB e a Diretoria de Educação a Distância – DeaD. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Maria de Nazareth, turmas dos 2º e 3º anos do turno vespertino dos professores Francisca Ribeiro e Marcos Antonio Silva.

Como problema, o projeto questionou “Por que os jogos educativos, tendo a lúdica presença na linguagem computacional ainda são pouco trabalhados pelos professores da Escola Municipal Maria de Nazareth – Ensino Infantil e Fundamental de Jardim de Piranhas – RN e de que forma à incorporação dessa nova maneira de ensino aprendizagem pode produzir novos conhecimentos aos educandos”. Já Como objetivos, a pesquisa se baseou em estudar como os jogos digitais educativos podem levar tanto alunos, quanto professores do ensino infantil e fundamental da Escola Municipal Maria de Nazareth, da cidade de Jardim de Piranhas-RN à incorporação dessa nova linguagem computacional na melhoria da aprendizagem e ainda sua utilização como ferramenta metodológica de ensino no espaço virtual.

Prof. Pesquisador aplicando os questionários nas turmas do 2º e 3º Anos

                        Fonte: Dados da pesquisa, 2015

Laboratório de Informática da escola pesquisada.
                              Fonte: Dados da pesquisa, 2015



LI sendo usado para a realização dos jogos
                             FONTE: Dados da pesquisa, 2015


Jogos sendo realizado pelos alunos do professor Marcos
 

                                 FONTE: Dados da pesquisa, 2015 
 

Jogo “Comandos de Treinamento Matemático” 
– alunos usam os dedos para realizar as somas

                                FONTE: Dados da pesquisa, 2015

 
Jogo “Tux Paint” – alunos produzem desenhos usando o aplicativo
                              FONTE: Dados da pesquisa, 2015


O projeto de pesquisa foi apresentado no último sábado, dia 12 de dezembro no Campus Central da UERN em Mossoró na “Mostra de Mídias na Educação”.

 Prof. Pesquisador apresentando seu projeto na “Mostra de Mìdias 
na Educação” – Orientador professor Washinbgton Sales 
 
                   FONTE: Dados da pesquisa, 2015

Banca examinadora – professor Marco Lunardi e orientador Washington

                                   FONTE: Dados da pesquisa, 2015

Prof. Pesquisador apresentando seu projeto a banca examinadora
 – presença da coordenadora do DEaD prof.ª Kelânia Freire

                                   FONTE: Dados da pesquisa, 2015


Professor pesquisador recebendo cumprimentos do 
senhor reitor - Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto

                                      FONTE: Dados da pesquisa, 2015
Stands com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do curso
 
                                       FONTE: Dados da pesquisa, 2015