quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Encontro debate Educação

Os principais problemas e soluções da Educação brasileira estão sendo discutidos em Natal

Os principais problemas e soluções da Educação brasileira estão sendo discutidos em Natal. O Centro de Convenções é palco até amanhã para o maior encontro de pesquisa de entidades educacionais do país, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação (Anped).
Natal é a primeira capital fora do Sudeste a receber o evento, após 34 edições já realizadas. Além da necessidade de descentralização das discussões, outro motivo para trazer o evento a Natal foi obtenção pela UFRN da melhor avaliação (nota 5, em uma escala até 7) entre os cursos de pós-graduação das universidades do Norte e Nordeste, segundo o Capes.
O tema central deste encontro éEducação e Justiça Social. O evento teve início domingo e se estende até amanhã. Mais de 2,5 mil professores e pesquisadores estão reunidos para discutir assuntos polêmicos inseridos na temática central, a exemplo do Plano Nacional da Educação, cuja reivindicação da categoria é dobrar o investimento na Educação de 5% para 10%, o representaria um acréscimo de R$ 170 bilhões ao setor.
"Temos percebido o investimento e a universalização da Educação fundamental. Mas precisamos ampliar esse alcance na Educação infantil, noensino médio e superior", avalia a vice-presidente da Anped, Leda Sheibe.
A comunidade acadêmica reunida no encontro está dividida em 23 grupos de trabalho, cada um envolvido em uma temática relevante ao fomento da Educação nacional.alfabetização, leitura e escrita; movimentos sociais; diversidade racial; Educação popular;Educação e arte, e outras temáticas integram as discussões.
A participação deprofessores pós-graduados de todo o país também inclui doutores da França, Inglaterra e países latino-americanos. "Eles promoverão palestras, conferências e minicursos aprofessores da rede pública de ensino, sobre temas reivindicados por eles em parceria com as secretarias locais", explica a vice-presidente da Anped.
A programação aberta ao público inclui debates das mesas redondas, uma quase mini-bienal de livros voltados ao segmento, exposições e mostras de painéis artísticos e documentários relacionados à Educação e ao social. Tudo gratuito.

Fonte: Diário de Natal (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário