terça-feira, 20 de outubro de 2015

Proteção à voz dos professores pode virar lei

Projeto quer definir ações de prevenção e recuperação vocal aos profissionais de educação

Lecionar para salas de aula que chegam a ter 50 alunos pode trazer problemas à voz dos educadores. Além de transmitir o conteúdo, a rotina de um professor inclui tentar falar mais alto que as conversas durante a aula e chamar a atenção dos dispersos. Para prevenir e tratar a voz dos profissionais de educação, foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL 2776/11) que cria a Política Nacional de Saúde Vocal.

O projeto tem como alvo os professores da educação básica ao ensino superior tanto da rede pública quanto da particular. Caso a lei seja aprovada, estes profissionais farão exames vocais e fonoaudiológicos e, caso apresentem problemas, terão acesso a programas de recuperação. No eixo da formação, o projeto também prevê que os cursos de licenciatura tenham disciplinas sobre saúde vocal, além de promover de oficinas sobre o tema.

Para ser aprovado pela Câmara, o texto ainda deve passar pelas comissões de Seguridade Social e Família, Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 
Fonte: Revista Educação 
http://www.todospelaeducacao.org.br

Um comentário:

  1. A reportagem vem de encontro ao que está acontecendo com nós professores. Fui recentemente readaptado por problemas de voz. Sofria de nódulos vocais. Passei por tratamento com fonoaudiólogo. eliminava os nódulo, retornava a sala de aula, mas com meses depois os nódulos reapareciam. Até que meu otorrino me deu um laudo definitivo de readaptação.

    ResponderExcluir