quinta-feira, 20 de julho de 2017

OPINIÃO

Mais escolas?
 

Em uma dinâmica de grupo, um candidato levanta a mão e pergunta: "posso ir ao banheiro?" Pensei: por que alguém tem esse comportamento tanto tempo após a formação no colégio? A metodologia educacional que temos no Brasil (região da Alemanha e Polônia) foi criada na Prússia em 1806.

O Estado assumia a educação para criar soldados e cidadãos obedientes, por isso a escola foi estruturada da maneira como conhecemos. Isso também explica a estrutura hierárquica de comando, a divisão com pessoas da mesma idade e conteúdo definido pelo Estado.

Após dois séculos, tudo evoluiu, mas o sistema de educação, não. Com tanta tecnologia e quantidade de informação, não é estranho que crianças e jovens sejam diagnosticados com TDAH? Eles são estimulados da maneira correta?

Este modelo de educação supervaloriza alguns conhecimentos, não oferta a pluralidade de ideias, instiga a decoreba e a comunicação com emissor e receptor, quando todos somos produtores e interlocutores de informação. Isso resulta em profissionais com deficiências básicas de conhecimento e jovens mais desinteressados nos estudos.

Não são as escolas atuais que vão formar pessoas questionadoras e capazes de fazer boas escolhas. A tecnologia traz possibilidades com salas de aula globais online e variados conteúdos e maneiras de aprendizado, tudo de graça, além de permitir aulas mais atraentes e dinâmicas. Após entender isso, percebi que o sistema é eficiente, se considerar seu objetivo inicial. Deveria ter me espantado com quem contratei: pessoas sem medo de arriscar e cheias de sonhos. Esse é o verdadeiro choque.

Mateus Azevedo
Empresário
 
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário