quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PCCR - JARDIM DE PIRANHAS

PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JARDIM DE PIRANHAS-RN CONTINUAM NA LUTA PELA APROVAÇÃO DO PCCR

Continua o impasse entre a Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas e os trabalhadores em educação. Ao que parece a greve dos professores realizada no mês junho que paralisou toda rede municipal de ensino por 17 dias (de 02 a 19 de junho) não foi suficiente para resolver o impasse. Isso porque o Prefeito, Antônio Macaco, no dia13 de junho último, perante uma Comissão do SINTE/RN (Núcleo Municipal), se comprometeu com a categoria, dentre outras coisas, em enviar no mês agosto (passado) à Câmara Municipal o Projeto de Lei de Reformulação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), compromisso esse não comprido, tendo o mesmo em reunião realizada no dia 30 de agosto anunciado que o faria neste início mês de setembro, promessa essa ainda não confirmada até o presente momento.
Para tratar sobre esse assunto, nosso Blog manteve, na tarde de ontem (dia 10/09/2011), um contato com o professor Hugo Martins que nos concedeu a seguinte entrevista:

Blog: Professor, qual a sua avaliação da luta dos trabalhadores em educação (professores) do Município de Jardim de Piranhas?

Hugo Martins: Reconheço que até o presente momento houve poucos, porém, significativos avanços, conquistas que, a dicas de passagem, foram fruto da luta de todos os trabalhadores (professores) conscientes do nosso município. Tivemos avanços quanto à questão da concessão das promoções horizontais e verticais que, conforme todos sabem, estavam congeladas (engavetadas) desde 2007, mas que foram recentemente concedidas no pagamento de junho último; tivemos ainda a concessão dos 5% de reajuste salarial prometido pelo Prefeito, reajuste esse confirmado no pagamento de agosto; avançamos também um pouco quanto à questão do reajuste do Piso Salarial/2011, onde o Prefeito se comprometeu em conceder mais 5% de reajuste salarial para outubro e o restante (para se chegar aos 15,84% proposto pelo MEC) em dezembro próximo, não havendo, porém, entendimento quanto à questão do pagamento da retroatividade dos meses atrasados referente à implementação do reajuste do Piso Salarial, haja vista que o mesmo deveria está vigorando desde janeiro de 2011; quanto à questão do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), todos sabem que houve uma quebra do compromisso referente ao prazo inicialmente pedido pelo Chefe do Executivo Municipal que era para o mês de agosto, conforme havia sido acordado com a categoria em reunião realizada no dia 14 de junho, acordo esse ratificado três dias depois em Assembléia Geral da categoria que, em função disso, deliberou pela suspensão temporária do movimento grevista retornado às salas de aula; O maior ganho que tivemos até agora a meu ver fora a conscientização da categoria quanto à luta dos trabalhadores em educação do nosso município, onde avalio que houve um extraordinário crescimento tanto no que se refere à organização, como no que diz respeito ao sentimento de luta e união dos trabalhadores: foram quase 100% de adesão ao movimento grevista sem que durante os 17 dias de paralisação nenhum trabalhador grevista tenha furado a greve, ao contrário houve protestos de rua - a grande passeata do dia 02 de junho, por exemplo, que ficará marcada na história política de Jardim de Piranhas como um importante marco na luta de nosso povo -, com apitos, palavras de ordens, faixas, cartazes, participação massivas de professores, adesão dos estudantes, depoimentos de apoio de pais e da comunidade, houve ainda reuniões, assembléias, comissões de trabalho atuando, ampla divulgação nos blogs e na Rádio FM Vale do Piranhas, com entrevistas e debates, havendo até nesse período uma audiência pública na Câmara Municipal que tratou sobre a problemática da educação no nosso município; recentemente tivemos a realização de um protesto silencioso dos professores, no dia 07 de setembro, com adesivo pela aprovação do PCCR. Esta é, portanto, a avaliação positiva que faço da luta dos trabalhadores em educação do nosso município.

Blog: Professor, o Prefeito de Jardim de Piranhas não honrou com o compromisso firmado com a categoria de enviar o PCCR até mês de agosto último para ser aprovado pela Câmara Municipal, agora pede mais um mês e promete que vai enviá-lo neste mês setembro, já estamos quase na metade do mês e até agora nada de PCCR. Como é, dá pra acreditar em tanta promessa, em tanta embromação? Como vai ser resolvido esse impasse?

Hugo Martins:  (risos) O fim desse impasse infelizmente não depende de nós professores, até porque não temos o poder de resolvê-lo. Se tivéssemos já o teríamos feito! Quem pode responder a essa pergunta é Prefeito. Mas, veja bem, a minuta original do PCCR, como você sabe, foi elaborada pelo SINTE/RN (Núcleo Municipal de Jardim de Piranhas), através de uma comissão constituída por experientes e renomad@s professor@s do nosso município, que após encerrados os trabalhos, em novembro de 2008, passamos as mão da Srª Secretária Municipal de Educação, professora Maria Soares, a proposta de reformulação do PCCR, proposta esta que não custou, a dicas de passagem, nenhum conto de Reis aos cofres públicos do município. Ao longo de todo esse tempo a Minuta (PCCR) passou por sucessivas apreciações por parte de uma outra Comissão constituída pelo próprio Executivo Municipal para esse fim, sendo hora esquecida, hora alterada, hora emendada, hora engavetada e, finalmente, no mês de julho último se chegou a um denominador comum, ao tão almejado consenso, ao entendimento sobre a maioria dos pontos do texto final da Minuta, não havendo, portanto, motivo para tanta demora, tanta embromação como diz você, no envio da referida matéria à Câmara Municipal. Porém, apesar da tolerância e compreensão dos trabalhadores em esperar até o final do mês de agosto e agora setembro, já estamos quase na metade do mês, sabemos que vem aí a grandiosa Festa da Padroeira a partir do dia 14, e infelizmente até o presente momento não se tem noticia de seu envio ao Legislativo Municipal. O que é que está acontecendo?

Blog: Você acha que é possível na assembléia de terça-feira os professores optarem pela continuidade da greve?

Hugo Martins:  Não posso responder pala categoria, até porque não sou o Coordenador do sindicato, que, como você sabe, só encaminha aquilo que é deliberado e aprovado por todos em assembléia. Por isso, o SINTE/RN, através de seu Núcleo Municipal, agora sob nova coordenação, tendo à frente a professora Vera Lucia Dutra de Oliveira, está convocado uma assembléia geral da categoria, marcada para próxima terça-feira (dia 13/09), às 15 horas, na Escola Municipal Marinheiro Saldanha, para discutir e deliberar sobre os rumos do movimento. Porém, para responder à sua pergunta, posso expor a minha opinião pessoal?

Blog:Claro que sim, professor, fique à vontade.

Hugo Martins:  Não acho que a greve nesse momento seja o melhor caminho a se trilhar, até porque sabemos que os maiores prejudicados no caso de uma greve são os próprios alunos. A greve é com toda certeza uma importante, legítima e democrática opção de luta dos trabalhadores por seus direitos, mas não é a única. As greves, geralmente, só ocorrem quando todas as outras formas de luta reivindicatórias e possibilidades de entendimento entre as parte fracassaram, não havendo outro caminho, outra solução, o que acredito não ser nesse exato momento o caso de Jardim de Piranhas. Até porque na última reunião que o sindicato teve com o Prefeito, realizada no dia 30 de agosto, ele se comprometeu perante todos em enviá-lo (o PCCR) agora em setembro/2011 à Câmara Municipal para aprovação. Por isso, só nos resta nesse momento aguardar e esperar que as coisas caminhem conforme o combinado. Não podemos tomar uma decisão importante, como é uma greve, de maneira precipita. Não sou como nunca fui contrário à greve, muito pelo contrário, desde que seja legítima e reflita a decisão da maioria dos trabalhadores, eu a sigo! Mas, é preciso agir com cabeça fria não com emoção, e aguardar o desenrolar dos fatos.

Blog: Nosso Blog agradece suas valiosas explicações e nos colocamos à sua disposição para suas considerações finais.

Hugo Martins:  Nós é que agradecemos à concessão desse importante e democrático instrumento popular de comunicação com as massas. A todos os jardinenses desejo uma excelente Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Aflitos. À galera da blogosfera nosso sincero abraço!
O Blog da "VERDADE" se solidariza a luta dos Professores e se coloca a disposição de todos! Sr Prefeito, estamos com os olhos bem abertos sobre o cumprimento dos acordos firmados com os Professores. Se vacilar já viu!

Postado por Edna Maria às 01:44:00

************************************************************
************************************************************

ESCOLA MONSENHOR

VÍRUS

Os alunos das turmas dos 7° anos A, B e C do turno matutino, da disciplina de Ciências - prof. João Filho, dentro da proposta da grade curricular, iniciaram o estudo sobre os seres vivos "virus". Este conteúdo foi trabalhado de forma a despertar o interesse  pelo tema, relacionando-o a presença desses seres no ambiente dos alunos. Para isso, inicialmente, o conteúdo foi apresentado em sala de aula, através do uso do livro didático. Logo em seguida, os alunos foram levados até a sala de informática, onde atravésdo uso do Data Show foi exibido alguns vídeos sobre os vírus.
Veja as fotos:








Após a exibição desses vídeos, realizaram uma pesquisa sobre os vários tipos de vírus existentes e as doenças causadas nos seres humanos.
Veja as fotos:




















Concluída a pesquisa na sala de informática, os alunos foram para a sala de vídeo, onde produziram tarjas de cartolinas sobre os vírus, as doenças, seus sintomas e tratamento.
Vejas as fotos:






Essas tarjas foram depois montadas em painéis e expostas na galeria da escola.

Veja as fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário