quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Opinião: As licenças médicas na Educação

"Pesquisa realizada com mais de 8 mil Professores, em 19 estados, constatou que mais de 80% dos professores se sentem desvalorizados pela sociedade", afirma Gilberto Sá 

O debate acerca da epidemia de licenças médicas no serviço público estadual revela dados estatísticos que podem, num primeiro momento, causar espanto. Entretanto, a epidemia deve ser analisada com profundidade para não corrermos o risco da culpabilização. A sociedade atual traz profundas transformações sociais. A Escola tem sofrido com todo este processo de mudança e as consequências são expressas na forma de uma crise no sistema educacional. Esse mal-estar na Educação tem se manifestado em forma de sintomas.Os dados de afastamento na Educação (57% do total de todas as licenças concedidas no funcionalismo publico estadual) requer cuidado especial. A pesquisa científica sobre o assunto revela que os Professores, devido à precarização da profissão e desprestigio social, adoecem. Esse mal-estar tem se manifestado por meio de sintomas psicossomáticos, comportamentais, emocionais e defensivos que estão associados à Síndrome de Bornout. Essa síndrome é uma enfermidade emocional relacionada ao trabalho, que acomete, principalmente, pessoas que associam emoção e afeto à sua atividade profissional.

A epidemia não exclusiva de Santa Catarina, revelado pela pesquisa A qualidade da Educação sob o olhar do Professor, da Fundação SM, referência em Educação no país, e da Organização dos Estados Ibero-americanos, realizada com mais de 8 mil Professores, em 19 estados, constatou que mais de 80% dos Professores se sentem desvalorizados pela sociedade. Apesar da avaliação negativa sobre o reconhecimento da profissão, 67% deles disseram que não mudariam de atividade.

A Secretaria da Educação do Estado tem domínio do assunto e acerta quando adota políticas de prevenção. A saúde do Professor está associada à qualidade da Educação.

*Professor universitário em Lages e membro do Conselho Estadual de Educação.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)
http://www.todospelaeducacao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário