segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

10ª DIRED - Jornada Pedagógica

ESCOLA EST. AMARO CAVALCANTI - PROFESSORES PARTICIPAM DE EVENTO

Em consonância com a programação da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, dentro da programação da Jornada Pedagógica 2013, a 10ª Dired  de Caicó, promoveu ontem, dia 31 de janeiro, o encontro com professores do ensino médio. 
                                       


A Escola Estadual Amaro Cavalcanti, a convite da 10ª Dired, enviou para esse evento educacional, vários professores do seu quadro de ensino. 

                                  
 


A programação para este dia tinha como público alvo professores do Ensino Fundamental, Médio e da Eja e apoio pedagógico. A Professora Drª Maria Evaneide Melo do Ifrn de Caicó, iniciou os trabalhos na parte da tarde com a palestra "A iniciação Científica no ensino médio numa perspectiva multidisciplinar",  . 

A palestrante apresentou para o público presente, o trabalho que vem desenvolvendo com seus alunos do ensino médio sobre o uso alternativo das várias formas de energia. Trabalho este, que lhe rendeu bolsas de iniciação cientifica para seus alunos. Alunos bolsistas que participam da iniciação cientifica, apresentaram seus trabalhos.


                          

A professora Doutora Evaneide enfatizou em sua fala a importância do registro  das atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula, uma vez que os mesmos poderão servir de referência para futuros trabalhos acadêmicos e que isto não se ver atualmente nas escolas. enumerou o passo-a-passo para a elaboração de uma proposta de trabalho que leve a iniciação cientifica e que cada professor tem sim a capacidade de realizar este trabalho.

                                                      
 


Após apresentação dos trabalhos pelos alunos, o espaço foi aberto para questionamentos sobre o temas abordados. Um dos questionamentos foi feito pelo professor "Maia", titular da disciplina de Física, da escola CEJA(Centro Educacional José Augusto). Em seu questionamento, o professor perguntou sobre a existência de Células Fotovoltaicas no IFRN.  Falou da sua experiência sobre trabalhos realizados sobre o tema e que está disposto a colaborar com a professora Evaneide e seus alunos. Aproveitou o espaço para dizer que no CEJA tem uma Célula Fotovoltaica e convidou a professora e seus alunos para conhecê-la e fazer uso da mesma, caso seja necessário.
Professor Maia - do Centro Educacional José Augusto
Dando continuidade aos trabalhos, foi feita a apresentação do NTE (Núcleo Tecnológico Educacional) de Caicó pela coordenadora Prof. Especialista Célia Fonseca.
A professora falou da importância do NTE na formação continuada dos professores na área tecnológica e dos cursos oferecidos pelo mesmo.

Ainda falou da procura dos cursos e da dificuldade de conciliar o horário de trabalho com o horário das formações. Disse ainda que conta com um número muito pequeno de pessoas na sua equipe de trabalho e pediu para os professores se envolverem na realização dessas formações continuadas, principalmente no que diz respeito ao uso e manuseio de tablets, uma vez que está previsto para este ano a distribuição dos mesmos para professores do ensino médio.

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário