terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

1ª JORNADA PEDAGÓGICA

A ARTE DE EDUCAR

Educar requer do mestre uma visão além do real, perceber nos seus discípulos o que se passa em suas vidas, então, é neste momento que entra a função da poesia na vida do professor, pelo o fato da Criança viver num mundo que é descoberto por ela a cada instante, a realidade muda em suas vidas na mesma velocidade da luz, principalmente nesta cultura que estamos inseridos, assim, tudo é novo, tudo é estranho e tudo é desconhecido para este Ser em pleno processo de conhecimento.

Creio que foi pensando nesta situação real que se encontra a educação presente é que foi convidado o cordelista Antônio Francisco, para auxiliar os professores nesta árdua missão de enxergar a atual realidade que o aluno vive, para só assim, transmitir aos mesmos, o conhecimento.

A arte de entrelaçar a realidade com palavras se fez presente no primeiro dia da Jornada Pedagógica de Jardim de Piranhas. Pois bem, esteve abrilhantando as mentes dos educadores jardinenses, o ilustríssimo poeta e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), o senhor Antônio Francisco.

Este nobre mossoroense, com seu dom, transportou todos os presentes para uma viagem ao mundo da poesia, mostrando traços históricos por meio da sutileza das palavras proferidas. Caminhou por meio dos participantes, distribuindo vigor oriundo dos livros e da vida, caminhou com o objetivo de distribuir aos mestres, a leveza e a força da poesia no fortalecimento do educador ao ser levado ao mundo imaginário.

A Secretaria de Educação de Jardim de Piranhas, na pessoa da Senhora secretária,Ália Eine de Queiroz Damásio, como também de todos os professores e profissionais desta área, vem mostrando comprometimento na formação de nossas crianças, adolescentes e jovens. Com esta bela atitude de formar cidadãos, só quem ganha é o próprio município, com os frutos que serão colhidos futuramente. Os parabéns a todos aos defensores (Secretária, Diretores e professores) por uma educação de qualidade, para que só tenhamos profissionais bem qualificados servindo à cidade.

Joildo Alexandre.
http://www.jarlescavalcanti.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário