terça-feira, 26 de agosto de 2014

Controle escolar pela internet

Através do sistema Educar Web, os pais da rede municipal também poderão acompanhar a vida dos filhos pela rede

Se educar é transferir conhecimento e observar o cotidiano para se adaptar, ficar atento às tecnologias e introduzir o Ensino em novas mídias se tornou uma necessidade. Por isso acompanhar as notas e a frequência Escolar dos estudantes de forma online não será privilégio da rede particular de Ensino de Rio do Sul e outras cidades como Blumenau. Através do sistema Educar Web, os pais da rede municipal também poderão acompanhar a vida Escolar dos filhos pela internet. Os primeiros testes do projeto piloto começaram em fevereiro no Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas).

Hoje apenas os 760 Alunos do Ceplas possuem cadastro efetivo no sistema, que segue em fase de desenvolvimento, mas a intenção é que as 10 unidades que oferecem Ensino fundamental sejam contempladas e atinjam um total de 2.523 estudantes a partir do próximo ano letivo em Rio do Sul.

– Vimos que a Educação estava carente neste aspecto tecnológico, daí pensamos primeiro em facilitar a vida do Professor e consequentemente do secretário Escolar na hora de imprimir os boletins e controlar as notas. Por fim possibilitar o controle dos responsáveis sobre a vida Escolar do filhos – explica o técnico em informática da Secretaria de Educação de Rio do Sul Diego da Silva Ossemer, que adaptou o sistema ao lado de Mauricio Berlanda.

O diretor geral do Ceplas, Paulo Wolf, confirma que a experiência na unidade com o maior número de Alunos tem sido bastante positiva e que os Professores ainda estão em fase de adaptação:

– Acredito que além de facilitar no dia a dia, o sistema vai estimular a participação dos pais na vida Escolar dos filhos. Mas é importante ressaltar que mesmo com o diário online, no final de cada bimestre o habitual boletim de papel não será extinto.

O acesso ao sistema poderá ser feito fora da Escola a partir do próximo ano letivo, logo após o período de matrículas.




Escola particular é veterana no método
Na Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau, o Diário Online (Dol), com controle de notas e presença de forma virtual, foi implantado há 12 anos. O responsável pelo Núcleo de Tecnologias da Escola, Juliano Brune, ressalta que todos os 1,9 mil Alunos possuem acesso semelhante ao implantado em Rio do Sul. Outra plataforma que a Escola possui é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nele os Alunos podem interagir, rever conteúdos, entregar trabalhos Escolares, fazer pesquisas e avaliações complementares.

– O AVA propicia maior interação com conteúdos digitais e melhora o aprendizado de forma lúdica. Não há a necessidade de imprimir trabalhos, boletos e ainda colabora com a organização e gestão sustentável da Escola. A Educação não pode ficar parada no tempo, é preciso ser criativo e estar conectado para poder educar e passar o conhecimento da melhor forma possível. Desta forma, ganham os Alunos e ganham os Professores – salienta.

Sueleti Benner usa o sistema da Barão semanalmente para monitorar a rotina Escolar das duas filhas: Sasha Benner Bauer, 16 anos, e Sarah Benner Bauer, sete anos. Além de acompanhar as notas e a presença das meninas através da Escola, Sueleti faz questão de estar presente no mundo virtual:

– É importante acompanhar a rotina delas e online facilita muito. Apesar de não existir uma cobrança já que a Sasha sempre me conta como foram as provas e como estão as notas, é bom estar por dentro da vida Escolar das meninas – reforça.

Para Sasha o AVA facilitou na hora de estudar o conteúdo e fazer as avaliações pendentes:

– Antes eu precisava buscar mais informações sobre a matéria na internet e agora eu já tenho o material indicado pelo Professor. Consigo reforçar a nota e estudar em casa também – conclui a aluna.


Fonte: Jornal de Santa Catarina (SC)


http://www.todospelaeducacao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário