quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Educação: MP espera continuidade de projetos

Promotora Carla Amico vê mudança de perfil na administração estadual e maior abertura dos gestores com MP

Com a experiência de cinco anos à frente da 78ª Promotoria de Justiça de Natal, responsável pela defesa dos direitos à Educação na rede estadual, Carla Campos Amico destaca que o papel do Ministério Público junto à Secretaria Estadual de Educação(Seec) tem melhorado no último ano, com uma maior abertura dos gestores da pasta.

Segundo ela, as conversas com a atual administração potiguar tem sido benéficas para aEducação do RN e podem promover avanço, caso os projetos discutidos sejam executados, como os que estão previstos para acontecer na área do Ensino Médio profissionalizante, e que o atual trabalho seja continuado, diferentemente do que foi feito nas administrações passadas.

O contínuo acompanhamento do MP, por meio da promotoria de Educação, vem trazendo inúmeras melhorias no ensino potiguar, como diz a promotora. "Temos seguido, com todos os nossos servidores, praticamente tudo que é ligado à Educação, com uma atenção especial para a questão da gestão administrativa das escolas", destacou Carla Amico.

Para ela, a avaliação da secretária Betânia Ramalho é positiva e vem trazendo avanços significativos no planejamento e na formatação de projetos. "A relação entre a promotoria e a secretaria está bem melhor. A secretária trouxe uma nova roupagem, por isso estamos avançando juntos na questão da administração escolar", comentou a promotora.

A mudança que trouxe o diferencial para as conversas entre Seec e MP, de acordo com o desejo da promotora, devem perdurar. "O momento é diferente do que na última gestão e a perspectiva também. O problema antes não era o acesso ou o contato, que tínhamos rotineiramente quando resolvíamos questões pendentes, mas sim a falta de continuidade no trabalho da secretaria.

Nos oito anos passados, tivemos 10 secretários de Educação, então como seria possível fazer um trabalho contínuo? Então, espero que o governo continue com este ideal, apresentando projetos e ideias que realmente façam a Educação mudar", diz Carla.

Destacado por Betânia na entrevista publicada neste domingo em O Poti/Diário de Natal como um dos grandes projetos na área de Educação no RN, o ensino médio profissionalizante patrocinado pelo Estado foi destacado como uma boa ideia pela promotora de Educação, mas com ressalvas.

"No papel todo o projeto é muito bonito, mas a execução é que importa. Assim, já estamos fiscalizando e acompanhando todos estes projetos do governo de implantar um novo tipo de Educação no ensino médio no RN. Como também iremos cobrar para que funcione e, antes, seja implantado como deve", destacou a promotora.

Sobre a greve de 80 dias realizada pelos professores da rede pública estadual no começo do ano passado e uma possível paralisação que possa acontecer ainda dentro dos próximos 45 dias como sinalizou em entrevista publicada ontem no Diário de Natal a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) Fátima Cardoso, a promotora Carla Amico limitou-se a pontuar as ações do MP nas últimas greves.

"Não cabe a nós julgar se a greve foi ou não correta, quem fez isso foi o Tribunal de Justiça. O que fizemos foi a nossa parte, que foi emitir uma recomendação de reposição das aulas", limitou-se a declarar a promotora. Na época, a justiça potiguar, através do Pleno de Desembargadores, decidiu por unanimidade a ilegalidade da greve, o que fez os professores retornarem ao trabalho.


Paulo Nascimento // paulonascimento.rn@dabr.com.br
Fonte: Diário de Natal (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário