sábado, 30 de março de 2013

OPINIÃO: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR

"Para fazer da tecnologia uma aliada da Educação, é preciso vencer o medo do novo e superar a cultura imobilizadora da queixa", afirma Maria Alice Setubal


Os tablets substituirão o Professor? Como as tecnologias afetam a Educação? Por que a Educação tradicional não responde aos anseios da sociedade contemporânea? A relação entre as tecnologias e a Educação instiga muitas questões.

Os vídeos de matemática de Salman Khan são apenas um exemplo. O sucesso das inúmeras plataformas, vídeos, games e aplicativos educacionais que inovam as formas de aprendizagem nos leva a refletir sobre os fundamentos que apoiam essas ferramentas.

A revolução tecnológica possibilitou o surgimento de uma inteligência coletiva, com aprendizagens em rede e descentralização das esferas do conhecimento.

MARIA ALICE SETUBAL, doutora em psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica-SP, é presidente dos conselhos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Fundação Tide Setubal

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. 


O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo

Fonte: Folha de S.Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário