terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ENSINO MÉDIO



O Google do Brasil, em parceria com a Fundação Lemann, lançou o Youtube Edu (http://www.youtube.com/educacao), plataforma de vídeos educacionais.

O projeto foi lançado com 8.000 vídeos de ensino médio, separados por disciplina. Nesse primeiro momento, os conteúdos disponíveis são das seguintes matérias: língua portuguesa, matemática, química, física e biologia.Todos os conteúdos disponíveis no canal foram avaliados pela Fundação Lemann, que aprovou 26 canais.

O lançamento é chamado pelo Google de "plataforma de excelência" para estudantes, professores e escolas do país. Excelência porque os vídeos publicados no Youtube EDU passam pela curadoria de uma comissão de professores, que avaliam a veracidade das informações e a qualidade das aulas.

A previsão é que a partir de 2014, o canal contemple conteúdos de outras matérias e também de outros níveis de ensino, como o fundamental e também o ensino superior. O portal está inclusive com uma chamada aberta para que outros professores e canais compartilhem seus conteúdos para que possam ser avaliados pela equipe de curadores.

Um dos principais objetivos do projeto é estimular a produção de conteúdo educacional de qualidade para a internet. A plataforma é aberta e qualquer educador pode submeter o canal para avaliação. Os professores que já tiveram os canais aprovados podem incluir material sem precisar passar pela curadoria novamente.

A proposta é que o canal seja constantemente atualizado com novos vídeos.

Videoaulas

O YouTube Edu dividiu os vídeos selecionados não apenas por matérias (biologia, física, português, matemática e química), mas também por assuntos. Assim, o usuário pode selecionar os temas das disciplinas que mais interessam. Por enquanto, são cerca de cinco temas por cada matéria. Assim, quem estiver interessado em aprender mais sobre biologia, pode selecionar videoaulas sobre genética, saúde, ecologia, seres vivos ou evolução da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário