terça-feira, 3 de dezembro de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA 2014


A Secretaria de Estado da Educação inicia nesta semana sua Jornada Pedagógica 2014, um dos momentos mais importantes de seu calendário. A partir das 9h desta quinta-feira (3), técnicos de todos os setores pedagógicos da secretaria e das Diretorias Regionais de Educação – DIRED, estarão reunidos, em tempo integral, no Centro de Treinamento da Emater – CENTERN, em São José de Mipibu, para avaliar o ano letivo 2013 e definir as metas para 2014. O tema da jornada é “Avanços e desafios na consolidação da Educação Pública de Qualidade: o direito do aluno aprender”.

“Desde que iniciamos o trabalho na secretaria, elaboramos e colocamos em prática um calendário de jornadas pedagógicas, de maneira que o ano letivo é concluído e inicia com esse momento. Por isso, convidamos os diretores das DIRED e a equipe pedagógica da secretaria, pra gente organizar melhor o calendário escolar da Educação e fazer um balanço das ações pedagógicas realizadas pelo conjunto das escolas. Partindo dos resultados que temos conseguido, até as necessidades que estão surgindo dessa própria avaliação”, destacou a secretária de Educação, Betania Ramalho, que vai comandar os trabalhos no CENTERN.

Betania Ramalho lembrou ainda que todas as ações colocadas em prática pela secretaria estão inseridas no Programa de Educação do Governo do Estado, que abrange sete dimensões e 20 metas. “Apesar dos esforços para prestar uma maior assistência em relação à infraestrutura, aos prédios escolares, merenda e transporte, o nosso objetivo principal é melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, a parte pedagógica das escolas, tornando o currículo mais atrativo, com interligação entre as disciplinas, aplicando novos métodos para apresentação dos conteúdos. A jornada pedagógica é um instrumento para que essas orientações cheguem às escolas.”

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, professor Marcos Cleber, o evento desta semana, que reúne os técnicos das secretarias e das regionais até a próxima sexta-feira (6), no CENTERN, é apenas o primeiro momento da jornada 2014. “Pois desse encontro vai surgir uma série de jornadas regionais, para que as orientações cheguem a todas as escolas e elas possam iniciar o ano letivo organizadas, no dia 22 de janeiro.”

Desde 2011, a Secretaria da Educação realiza jornadas pedagógicas com o objetivo de orientar as escolas. Em 2012 e 2013, ocorreram jornadas na abertura do ano letivo e na preparação para o segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário