sexta-feira, 19 de outubro de 2012

INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UERN TEM JARDINENSE PREMIADA

UERN encerra VIII Salão de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação


SHALINE ARAUJO EM DESTAQUE NA FOTO
Na noite de quarta-feira, 17 de outubro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) encerrou o VIII Salão de Iniciação Científica e o I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação.
O ponto marcante da solenidade foi a entrega da premiação dos melhores trabalhos de iniciação científica inscritos nos eventos. Foram premiadas cinco categorias: Ciência e Tecnologia; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Literatura, Letras e Artes; Ciências da Vida.
Veja a lista de premiados:

Ciências Exatas e da Terra
Aluno vencedor: Rair Macedo da Silva
Orientador: Thomas Dumelow
Trabalho: “Efeitos Ópticos em Cristais Naturais Devido a Fótons e Magnons no Infravermelho Distante”

Ciências Sociais Aplicadas
Aluno vencedor: Hiago Trindade de Lira Silva
Orientadora: Maria Ivonete Soares Coelho
Trabalho: “Para Decifrar a Esfinge: Considerações Acerca da Avaliação da Efetividade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) a Partir das Visões e Percepções dos Coordenadores e Gestora do programa em Mossoró-RN”

Ciências Humanas
Aluno vencedor: Isadora Ingrid Augusto da Cruz
Orientador: Karlla Christine Araújo Souza
Trabalho: “Os Heróis e Seus Mitos: A Defesa de Lampião e o Ataque dos Mossoroenses na Literatura de Cordel”

Literatura, Letras e Artes
Aluno vencedor: Jorge Luiz Queiroz Carvalho
Orientador: Rosângela Alves dos Santos Bernadino
Trabalho: “Os Diferentes Tipos de Representação de Fala como Marcas da Responsabilidade Enunciativa em Artigos Científicos”

Ciências da Vida
Aluno vencedor: Shaline Elaide de Araújo

Orientador: Kleberson de Oliveira Porpino
Trabalho: “Revisão Sistemática dos Cingulados Quartenários do Lajedo Soledade e Novas Ocorrências de Pampaheriidade no Estado do Rio Grande do Norte”.

Ao todo foram apresentados 235 trabalhos de iniciação científica. “Todos de excelente nível. Quem venceu foi por uma margem baixíssima”, explica o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Pedro Fernandes. São trabalhos feitos por alunos bolsistas do Programa Interinstitucional de Inciação Científica (PIBIC).

Outro momento importante foi a vídeoconferência com os alunos do curso de Ciências da Computação da UERN, Mariana Araújo e Ewerton Ribeiro, que estão fazendo intercâmbio de graduação sanduíche na Algoma University College, localizada em Sault Ste. Marie no Estado Canadense de Ontario.

Eles falaram da experiência de estudar no exterior e incentivaram os alunos presentes a solenidade tentarem repetir o feito deles. “Nós estamos aprendendo bastante. Como na UERN, os professores são bastante atenciosos. Outra coisa não se exige um nível de proficiência (em língua estrangeira) muito alto”, explica Mariana.

Eles foram cumprimentados pelo Reitor Milton Marques de Medeiros, que os parabenizou pela conquista e disse que intercâmbios são importantes para os estudantes.

Ao avaliar os dois eventos, o prof. Milton Marques de Medeiros disse que ambos refletem o crescimento da UERN nos últimos anos. “Nós estamos avançando nas pós-graduações strictu sensu, criando grupos de pesquisa e parcerias com a CAPES. Tudo isso é fruto do trabalho de estudantes, professores e técnicos. Tivemos também a presença de muitos professores de outras universidades” analisa.

Ao encerrar o evento, o Pró-Reitor Pedro Fernandes avaliou como positivo. “Nesses três dias tivemos aqui excelentes discussões. Tivemos representante da UERJ e da UFRN. Já fizemos muita coisa, mas esses dois alunos (numa referência aos alunos da UERN que estão no Canadá) mostram que nós podemos ir muito além”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário