terça-feira, 16 de outubro de 2012

TECNOLOGIAS PARA O ENSINO

E-book é uma das novas opções de ferramentas na internet

O número de pessoas com acesso à internet no Brasil cresce anualmente, sendo que 83,4 milhões de brasileiros estão conectados à rede mundial de computadores, segundo o Ibope, representando um crescimento de 7% em relação ao segundo semestre de 2011. O aumento impulsiona a venda de livros, principalmente os digitais, chamados e-books, cujo segmento tem mais de 16 mil títulos em português e outros milhares em inglês disponíveis para venda. Algumas editoras já estimam um crescimento de 10% no faturamento até 2014. As estimativas se justificam pela popularização dos tablets, ampliação do uso da internet móvel e também pelo anúncio da chegada da tecnologia 4G no Brasil até 2014.

Atualmente, a internet é utilizada para diversão, relacionamento, trabalho, aquisição de cultura e conhecimento. Os Educadores e gestores precisam perceber que o processo de aprendizagem está mudando, entendendo que os estudantes não se contentam mais apenas com livros e sala de aula. Eles querem explorar a diversidade de recursos que a rede virtual já oferece para aprender por meio de formas inéditas e interativas. Hoje, o estudante pode sair da aula e, enquanto volta para casa, treinar o que aprendeu, ou buscar mais informações, seja por meio de um áudio em MP3 ou de um livro, usando o celular ou o tablet. Se tem alguma dúvida, poderá interagir com o Professor nas redes sociais da Escola ou até mesmo entrar em grupos de bate-papo para treinar a fluência de um novo idioma em curso.

As instituições de Ensino, que, no início, enxergaram esses avanços como ameaças e dispersores da atenção do Aluno, já começam a explorar mais essas ferramentas em favor da Educação. Atualmente, as bibliotecas de grandes universidades, como de Oxford, têm um grande acervo on-line, disponível para Alunos e também para instituições conveniadas. Além de democratizar o acesso à informação, essas novas ferramentas garantem resultados visíveis na otimização do aprendizado, ao exigir mais autonomia do Aluno por ampliar as possibilidades de relembrar o que foi apresentado em sala de aula. Algumas vezes, os investimentos são altos, mas os Alunos estão mais exigentes e valorizam as Escolas que propiciam essa integração on-line e off-line.

É evidente que os hábitos das gerações mudaram e por mais que os Professores estejam atentos, muitos ainda não sabem como explorar as novidades. O e-book é uma dessas novas opções de ferramentas na internet, bastante interessante por permitir que o bom hábito da leitura continue presente na vida de jovens e crianças. Ler é fundamental para o desenvolvimento humano e se os jovens não se sentem muito atraídos pelo papel, vale recomendar o virtual. O que não pode ocorrer é deixar de estimular o gosto pela leitura entre as gerações. No Ensino do inglês, a importância das novas tecnologias para o aprendizado é ainda mais evidente. A assimilação do idioma ocorre, principalmente, por meio da visão e audição e, dessa forma, os recursos audiovisuais são indispensáveis para a familiarização com a língua estrangeira. Ouvir músicas, assistir a filmes e fazer pesquisas na internet são algumas maneiras para melhorar a fluência. 

Fonte: Estado de Minas (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário