terça-feira, 8 de agosto de 2017

Educação 360: no painel jovem, adolescentes discutem como usar a tecnologia a favor da educação

'A educação tradicional é assim: uma pessoa falando e os alunos escutando, normalmente entediados', disse o educador americano Marc Prensky, que participou do debate

Educação 360 Tecnologia: adolescentes de 13 a 17 anos participam do Painel Jovem - Fernando Lemos / Agência O Globo


RIO - As realidades são diferentes, mas o desafio é o mesmo: como usar a tecnologia a favor da educação. Um grupo distinto de estudantes se reuniu na manhã desta segunda-feira para contar as suas experiências no Educação 360 Tecnologia. Eles foram reunidos pelo jornalista Caio Dib, autor do livro “Caindo no Brasil”, que mostra diversas iniciativas de educação pelo Brasil depois de cinco meses de viagem de ônibus do escritor. A conversa contou ainda com a presença de Gustavo Empinotti, do Mapa Educação, e o educador Marc Prensky, professor e educador, criador do termo “nativos digitais”.

- A educação tradicional é assim. Uma pessoa falando e os alunos escutando, normalmente entediados. Eu não quero isso. Quero saber o que vocês pensam, o que desejam e o que sonham – afirmou Prensky, responsável pela aula magna do evento.

Entre os estudantes, estavam alunos da Escola municipal André Urani, a Escola Gente, da Rocinha, que usa tecnologia de diferentes formas com os alunos; adolescentes que participam da Web TV do Degase, com jovens infratores; estudantes de escolas particulares, como o pH; e alunos de Cabo Frio que fazem exibições de filmes em escolas públicas para debater temas polêmicos na cidade.

- A educação muda o mundo. Para a geração de vocês, educar é fazer coisas que tornem o mundo melhor. E é difícil para as pessoas da minha geração entenderem isso. Mas insistam porque vocês são o futuro – aconselhou Prensky.

POR BRUNO ALFANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário