terça-feira, 8 de agosto de 2017

Enem 2017: Os três Temas de redação mais prováveis

E, para chegarmos a algum tema realmente provável, atenção aos seguintes assuntos!





Assunto 1: A Educação no Brasil

Por que falamos tanto sobre educação? Além da razão mais evidente, que é a de que sempre precisaremos refletir sobre educação em um país que almeja seu crescimento social, cultural e econômico, temos ainda outro motivo para os vestibulandos de plantão. Dá uma olhada nos temas anteriores do ENEM e vê se você não concorda com a gente: está pra cair um tema sobre educação, né? Um detalhe importante sobre esse assunto é que, se estiver lá na prova de Redação do ENEM de 2017, ele será apresentado como uma problemática, ou seja, ele vai constatar algo a ser repensado pela comunidade de estudantes. Um bom tema, nesse sentido, poderia ser: os caminhos para se conquistar uma educação de qualidade para todos os brasileiros.

• Consulte esses sites abaixo e tira suas próprias conclusões! Essas informações vão ajudar você na escrita – sem dúvida!

“Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade brasileira que tem como missão engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso pela efetivação do direito das crianças e jovens a uma Educação Básica de qualidade” (Fonte: https://www.todospelaeducacao.org.br/quem-somos/o-tpe/).

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Aplica-se à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)6, e indica conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade”

“A reforma do ensino médio é uma mudança na estrutura do sistema atual do ensino médio. […] Ao propor a flexibilização da grade curricular, o novo modelo permitirá que o estudante escolha a área de conhecimento para aprofundar seus estudos. […] Com isso, o ensino médio aproximará ainda mais a escola da realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho.

Assunto 2: Trabalho X Trabalhador

A prova de redação do ENEM já repetiu temas ou assuntos! O trabalho (escravo e infantil) já apareceu nas provas de redação, e com as reviravoltas das reformas trabalhistas ele pode voltar! Com que cara? Quem sabe nos fazendo pensar sobre os direitos do(a) trabalhador(a), o trabalho no século XXI, a população idosa e o mercado de trabalho, a busca pelo (primeiro) emprego e etc. Um dica valiosa para um tema que trate desse assunto: interdisciplinaridade. Lembre-se de que você tem à disposição a História – com suas manifestações de trabalhadores ao longo dos anos; a Literatura – com narrativas que revelam as nuances entre empregados e empregadores; a Filosofia – com a noção de trabalho que joga com valor econômico e simbólico; e assim por diante. Não se prenda às relações mais óbvias, extrapole os textos de apoio.

• Fundamental estar por dentro da seguinte lei:

LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 – Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nos 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho.

• Ficou confuso? O Jornal El País vai ajudar você! Acessa aqui:


Assunto 3: Homofobia no Brasil

A discussão é de longa data! Não era pra menos! O ENEM prova que está sempre interessado em uma educação que também pensa a diversidade nos mais diversos campos. Quem sabe chegou a hora de tocarmos nesse assunto em uma prova tão importante como a que vocês vão fazer! É preciso estar preparado e, sobretudo, lembrar que o papo na redação deve respeitar todo e qualquer indivíduo! Não poderia ser diferente em qualquer outra situação, não é mesmo?

E você ainda pode estar se perguntando, será mesmo? Um assunto tão complexo? Os últimos temas da prova de redação do ENEM são tão densos quanto a alarmante constatação de que vivemos em um país que não respeita os direitos, as subjetividades e as vidas dos LGBTTTQ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e queer). O desafio de conviver com as diferenças já foi tema em 2007 e poderia aparecer com outra cara: Como valorizar as diversidades garantindo o respeito às diferenças? ou ainda Direitos Humanos, o Direito de Todos?

E quer um companheiro incrível nesse estudo? O Dicionário de Gênero! Só acessar aqui: http://dicionariodegeneros.com.br/

Ou ainda Laerte-se, aqui:


*Camila Alexandrini é professora no Me Salva!, plataforma de ensino que já alcançou 28 milhões de estudantes, responsáveis por assistir 142 milhões de aulas. Acesse aqui: https://mesalva.com/

FONTE: http://sociologia.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário