quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Organizar o material escolar ajuda aluno a se preparar para o ano letivo, diz especialista

Outras dicas são fazer um cronograma e estabelecer horários para estudar em casa

No retorno às aulas, a organização é imprescindível, garante Luciana Fevorini, diretora educacional e pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo.

- É preciso preparar os cadernos de acordo com as disciplinas que serão vistas ao longo do ano. Muitos deixam para fazer isso na segunda semana de aula e perdem tempo anotando o conteúdo em folhas avulsas, que raramente serão recuperadas no momento dos estudos.

A pedagoga sugere que os estudantes também façam um cronograma e anotem os principais acontecimentos do ano, como o início das aulas, reuniões de pais e datas de provas.

- Não precisa ser em uma agenda de papel. Celulares, smartphones e tablets cumprem bem a função e são mais adequadas aos hábitos dos alunos, principalmente dos adolescentes.

Lição de casa
A educadora Maria Julia Ferreira, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, sugere que os estudantes desenvolvam o hábito dos estudos em casa desde os primeiros dias de aula.

Ela indica reservar um horário fixo e um local apropriado para fazer as lições e atividades escolares. O ideal é que o estudante faça os exercícios todos os dias e logo que o professor solicitar, pois, além de facilitar a realização, reduz a chance de esquecimento.
- Assim que terminar as tarefas diárias, ele pode consultar o horário de aulas de sua classe para o dia seguinte e já deixar o material separado. Essa é uma dica simples de planejamento antecipado.

*Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário