terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SEMANA PEDAGÓGICA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA SEMANA PEDAGÓGICA 2012

A Secretaria Municipal de Educação do município de Jardim de Piranhas, realizou hoje, dia 07 de fevereiro, a Semana Pedagógica 2012, quese estenderá até o dia 10.

Com o tema "Desafios Educacionais do século XXI",  teve sua abertura no auditório do Centro Social Padre João Maria e contou com a presença da maioria dos educadores, como também de autoridades locais.

A programação de abertura constou da execução do hino nacional brasileiro, apresentação da banda de flauta "23 de dezembro" e de uma palestra.

Os dias 8, 9 e 10 de fevereiro serão voltados para  as escolas municipais, que promoverão encontros pedagógicos para discutir atividades para o ano letivo de 2012.

Veja fotos:

Mesa composta por autoridades e representantes dos professores e diretores
Banda de flauta "23 de dezembro" e auditório lotado

A equipe organizadora da Semana Pedagógica 2012, apresentou em forma de painéis, as atividades desenvolvidas ao longo dessess 7(sete) anos de trabalho pela Secretaria Municipal de Educação.
Veja as fotos:








Mensagem da Secretaria municipal sobre o tema "Desafios educacionais do século XXI":
 

Saber aprender e ensinar no século XXI: o permanente desafio de construir a escola ética e cidadã.
Saber ensinar e aprender, no século XXI é permanente desafio à construção de um cotidiano escolar no qual seja possível fazer valer as dimensões humanas da ética e da cidadania ativa.
Na complexidade de nosso tempo, com todas as questões sociais presentes, os modelos de percepção de mundo ultrapassados que não dão mais conta de encontrar alternativas possíveis, precisam ser superados para a construção de um novo tempo em que possamos ver e viver dias melhores, propondo estratégias e ações que viabilizem a melhoria dos processos de aprender, ensinar e conviver nos espaços institucionais educativos, com reflexões sobre como tais ações e estratégias possam contribuir para que aprendizagens significativas sejam vivenciadas por todos os envolvidos na magia de educar, capacidade humana que faz com que sentidos e significados sejam despertos por um viver ético e cidadão.
No contexto em que, atualmente, vivemos, isso é um imenso ganho para quem atua com pessoas e aprendizagens, pois possibilita a construção metacognitiva e cria espaços de tempos de trabalho no qual o fazer pedagógico amplia suas possibilidades. Um dos desafios a ser enfrentado, é lidar com esta nova sociedade, cuja revolução nos meios de comunicação, mídia e tecnologia, remete nosso pensar, refletir e agir sobre o como ensinar e aprender numa sociedade aprendente. O desafio que se configura, então, é pensar que nossas escolas podem organizar ações educativas que proporcionem aprendizagens significativas e efetivas construções de conhecimentos.

No momento histórico atual, reside nos Projetos Políticos Pedagógicos a busca por coerência entre as práticas do ensinar e os paradigmas científicos que emergem mudanças, devendo estar presente nas reformulações pedagógicas.
        Na sociedade aprendente do século XXI, é a prática educativa em si que necessita ser revisada em suas abordagens didáticas, nas concepções epistemológicas e nos aspectos curriculares, pois o avanço crescente da ciência, da tecnologia e dos meios de comunicação exige a presença da coerência no tocante à educação.
        A construção de um cotidiano escolar requer trabalhar com as dimensões éticas necessárias à construção de uma cidadania ativa, onde a participação de todos, sem nenhuma exceção, gere uma gestão democrática que possibilite novos movimentos de conscientização.
        A proposição, que ora se configura, é a de todos aprenderem a lidar com a diversidade cultural, com a pluralidade, com a alteridade, com processos de identidade, de inclusão e de validação de cada aprendente. No exercício de uma cidadania ativa, de uma vivência ética nos espaços e tempos das instituições escolares esta proposição pode ampliar possibilidades de encontro do sujeito com si mesmo, com os outros, com o mundo e suas complexidades. E neste movimento, aprendentes e ensinantes iniciam um novo caminhar para que novos modos de ensinar e aprender criem novas relações com o processo da construção do conhecimento.
        Assim, resta desejar com todos os nossos pensamentos, emoções, sentimentos e ações que as escolas sejam como a escola sonhada por Paulo Freire e por muitos desejada.

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