terça-feira, 8 de maio de 2012

Editorial: A função social da Educação

É preciso que haja a criação, adoção e instrumentalização de políticas públicas educacionais para darmos um novo rumo à Educação em nosso País", afirma jornal

O Brasil apresenta-se ao mundo como um país emergente, com economia crescente, inflação controlada, moeda forte, grande produtor agrícola, capaz de receber os maiores eventos esportivos do planeta e almeja uma posição de destaque no conselho de segurança da ONU. São indicadores importantes e otimistas, porém não trazem melhorias concretas num aspecto que deve ser visto como base e sustentação de um efetivo crescimento, a educação.O programa das Nações Unidas para o desenvolvimento humano insere o Brasil no rol dos países com educação precária. Temos um déficit educacional que precisa ser contornado e as melhorias precisam ser rápidas e efetivas, desde o ensino fundamental até o superior.
É preciso que haja a criação, adoção e instrumentalização de políticas públicas educacionais para darmos um novo rumo à educação em nosso país. A Constituição Federal traz em seu artigo 3º os objetivos da República brasileira, e penso que essas metas só podem ser alcançadas através de uma educação de qualidade.
Precisamos e devemos buscar e efetivar a função social da educação, que não deve ser entendida simplesmente por números quantitativos, sua função vai muito além de meramente diminuir índices de analfabetismo, ela é capaz de construir uma nova sociedade e direcionar os rumos de uma nação. Precisamos investir, valorizar e focar na educação das crianças e jovens,não somente no ensino escolar e pedagógico, mas também na educação doméstica, mostrando e ensinando exemplos e valores.
Educar é sinônimo de conscientizar e orientar, um povo só pode ser próspero se for consciente e atuante em seu cotidiano, e essa orientação é o caminho para termos melhorias em outras áreas, como combate as drogas e diminuição da violência.
O processo educacional em toda sua extensão não pode ser visto pelos entes governamentais e pela população como um objetivo secundário, a educação deve ser entendida como um bem público, ou seja, um bem e um direito de todos, sendo apta e capaz de promover melhorias e mudanças fundamentais em nosso país, para que assim possamos crescer e nos desenvolver de maneira consciente e consistente.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

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