sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ainda falta a outra metade da Educação

Comitê avaliou a situação do ensino em Florianópolis e apontou desafios

A segunda reunião do movimento Floripa Te Quero Bem, ontem, apontou projetos de melhorias e desafios para a Educação na capital. O encontro do comitê, formado por representantes de entidades de classes, sociais e universidades, ocorreu no plenário da OAB.
Antes do início da apresentação dos dados que embasariam a discussão, Lúcia Delagnello, representante do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom), resumiu o panorama da Educação:
- Podemos dizer que estamos com uma situação em que o está copo pela metade, e podemos entender que ele está meio cheio e meio vazio. Meio cheio porque a cidade apresenta muitos indicadores bons e meio vazio porque existem muitos indicadores que devem ser melhorados.
As informações apresentadas por Valério Turnes, da Delos Associados, empresa responsável pelo levantamento de dados do projeto, endossaram a fala de Lúcia. Florianópolis tem valores discrepantes no setor educacional - é a Capital com menor taxa de analfabetismo do país, mas tem 40% dos jovens do ensino médio fora da escola.
Foi analisando números como estes, que os cerca de 30 presentes encaminharam a redação de desafios e objetivos do setor, com foco nas três faixas etárias que apresentam deficiências educacionais: de zero a três anos, crianças em idade infantil; de seis a 14, compreendendo o Ensino Fundamental; e de 15 a 19, jovens do ensino médio.
A redação do documento priorizou oferecer atendimento educativo para toda a demanda infantil, especialmente em áreas de vulnerabilidade social. Levou em conta também a melhora de qualidade da educação municipal em escolas que estão abaixo da média da cidade, e a missão de atrair e incentivar jovens de baixa renda a concluírem o Ensino Médio a iniciar uma formação profissional.
A próxima reunião do Floripa Te Quero Bem, iniciado pelo Grupo RBS com apoio do Instituto Guga Kuerten, Instituto Pe. Vilson Groh e Icom, acontece no dia 2 de maio e discutirá a temática da segurança.

Fonte: Diário Catarinense (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário