quinta-feira, 26 de abril de 2012

Programa beneficia mais de 200 estudantes da zona rural de Governador Dix-sept Rosado

Projeto Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo
 
 
Com o objetivo de buscar melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo, a Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado, através da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve o Programa Escola Ativa. A iniciativa beneficia mais de 200 estudantes da zona rural do município.
A Escola Ativa trabalha a Educação no campo voltada para as escolas com classes multisseriadas até o 5º ano do ensino fundamental I. A coordenadora do programa, Leni Menezes, informa que o projeto tem uma metodologia específica, e as crianças são assistidas de formas diferenciadas.
"Os estudantes são separados por grupos, de acordo com o ano. São oferecidos aos alunos livros didáticos específicos e espaço de pesquisa nas escolas", explica a coordenadora. Além disso, os professores envolvidos no projeto são capacitados para o desenvolvimento da metodologia do projeto, a fim de otimizar os resultados da ação.
Além da Educação curricular, programa estimula a aprendizagem, a participação, os hábitos de colaboração, companheirismo e solidariedade. "É uma Educação para vida. Com esse programa, podemos oferecer uma Educação de qualidade no campo. Dentro do projeto escola ativa, os alunos são os mais beneficiados", destaca Leni Meneses.
O programa é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido por meio da prefeitura. Entre as principais estratégias da ação, estão a implantação nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a capacitação de professores.
Para que o Programa Escola Ativa possa funcionar adequadamente, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) encaminha para cada aluno um kit de cadernos de aprendizagem e para os professores três kits pedagógicos (português, matemática, ciências e estudos sociais) para dar suporte e melhorar a qualidade do ensino oferecido pelo município.

Fonte: O Mossoroense (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário