segunda-feira, 22 de abril de 2013

UM BOM PROFESSOR VALE R$15 MIL

Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 abre inscrições no próximo dia 6 de maio

Uma das mais aclamadas iniciativas de estímulo ao trabalho do Professor, o prêmio Victor Civita Educador Nota 10 abre inscrições no próximo dia 6 de maio. A iniciativa chega à sua 16ª edição cheia de novidades.

Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, entidade que realiza o prêmio, afirma que 20 dos 50 finalistas serão premiados com tablets. E todos os selecionados na final ganharão assinaturas das revistas Nova Escola e Gestão Escolar por um ano.

A coordenadora ressalta que não é preciso ter uma ideia inovadora para participar. Basta que a experiência pedagógica tenha melhorado a aprendizagem dos Alunos. “Buscamos iniciativas que fizeram o estudante, de fato, aprender. Um arroz com feijão pode ser o suficiente, dependendo do resultado.”

Ela destaca também que é essencial que todo o processo esteja catalogado e registrado. “É muito comum nos depararmos com projetos maravilhosos, mas sem nenhuma documentação. Nesses casos não há como avaliar o aprendizado dos Alunos e esse é um aspecto importante que os candidatos devem observar na hora de desenvolver as atividades na Escola”, alerta.

Diferentemente das edições anteriores, gestores agora concorrem na mesma categoria que Educadores, o que dá a coordenadores pedagógicos, diretores e orientadores educacionais a possibilidade de ganharem o prêmio máximo de “Educador do ano”.

E como os goianos sempre se destacam no prêmio Educador Nota 10, um dos projetos selecionados na final do ano passado foi o do Professor Alessan­dro de Oliveira Branco.
Ele leciona na Escola Municipal José Carlos Pimenta, situada no distrito de Vila Rica, na zona rural de Goiânia e há cerca de 5 km de Nerópolis.

Lá ele desenvolveu o projeto Cartola, quando, durante as aulas de música, apresentou aos Alunos detalhes da vida e obra do compositor homônimo, além de enfocar outros ícones da MPB.

Depois da pesquisa, os Alunos tiveram atividades práticas, onde aprenderam a tocar instrumentos, cantar e dançar. Nesta fase, a Escola inteira já estava en­volvida no projeto, que trabalhou, de for­ma interdisciplinar, conteúdos de português, matemática e história.

O Professor Alessandro considera que ganhar o prêmio é um estímulo que o motiva a continuar sempre criando novos projetos. “É o reconhecimento do nosso trabalho, hoje em dia tão desvalorizado”, comenta.

A coordenadora pedagógica do prêmio, Regina Scarpa, considera esse incentivo um dos aspectos essenciais da iniciativa.

Fonte: Tribuna do Planalto (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário