quinta-feira, 9 de maio de 2013

LABORATÓRIO DE INFOMÁTICA

PROFESSORES COMEÇAM A FAZER USO DE TECNOLOGIAS 


As aulas na Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel – Ensino Fundamental e Eja do turno vespertino começam a ser direcionadas para o uso das novas tecnologias. Dispondo de uma Laboratório de Informática, o aluno da escola já começa a perceber como as tecnologias podem ajudá-los no seu processo de ensino e aprendizagem. 
Adicionar legenda
Alguns professores desse turno já começaram a familiarizar seus alunos no uso e manuseio dessas novas tecnologias e suas ferramentas. O uso do Laboratório para pesquisa na Internet tem sido constante. Alguns aplicativos já começam a serem conhecidos pelos alunos e utilizados pelos professores. Um deles é “Google Tradutor”, uma ferramenta para a tradução de texto que tem sido muito utilizado nas aulas de Inglês pelos professores Fernando Guedes, Graça Jales, Tâmara Magna e Conceição Souza onde seus alunos tem tido a oportunidade de fazer uso desse aplicativo nas atividades de leitura e tradução de textos. 

As professoras de Artes e Cultura, Alice e Tâmara Magna, também tem feito uso da Internet para fins de pesquisa de assuntos relacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula. 

Outra ferramenta bastante utilizada no Laboratório é o Data Show. Utilizado para a apresentação de aula através de vídeos e filmes(em dvd ou canal You Tube) cujo principal objetivo é a contextualização dos conteúdos ora ministrados em sala de aula passa a ser parte dessa nova realidade assumida pelos professores de algumas disciplinas. A exemplo, citamos os professores Erivaldo Alves(Xuxu), Neily Lopes, Ana Santana, Hugo Martins, Daliane Lucena, Graça Jales e Ana Santana Gomes, esta última, professora de Ciências vem intercalando seus conteúdos a três momentos: sala de aula, pesquisa via Internet e aula video com uso do Data Show. Segundo a professora Ana Santana depois de está utilizando estes três recursos, tem percebido um melhor rendimento de aprendizagem em suas turmas. 

Veja o registro do uso do Data Show numa dessas aulas:








Profª Ana Santana Gomes - Ciências


Profª Neily Lopes - História





Prof. Fernando Guedes - Inglês

Edição: Professor João Filho(resp. lab. inf. tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário