sábado, 4 de maio de 2013

MEC TERÁ PROGRAMA PARA INCENTIVAR JOVENS A SE TORNAREM PROFESSORES

Objetivo é criar incentivos a programas de formação e pesquisas de universidades, centros de pesquisas e institutos que envolvam professores e estudantes dessa etapa do ensino

O Ministério da Educação (MEC) vai lançar um programa para estimular estudantes do ensino médio que queiram seguir carreira na área científica ou na docência da educação básica. Segundo a pasta, o objetivo é criar incentivos a programas de formação e pesquisas de universidades, centros de pesquisas e institutos que envolvam professores e estudantes dessa etapa do ensino.

A meta é atender a 100 mil estudantes do ensino médio, além de 10 mil da graduação em cursos de licenciatura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Serão incorporados ao programa os estudantes medalhistas das olimpíadas de matemática e de língua portuguesa, entre outras. Os professores que participarem do programa terão direito a bolsas e poderão ser incluídos em programas de formação e pesquisa.

Para dar vida ao projeto, está prevista a criação de núcleos nas instituições de educação superior, institutos e centros de pesquisas com oferta de bolsas de incentivo a estudantes e a professores da educação básica, a professores e a graduandos das universidades e a pesquisadores.

A assessoria do MEC informou que o projeto não prevê pagamento de incentivos nem a vinculação da titulação na pós-graduação dos professores ao desempenho satisfatório dos estudantes. “Decisões nesse sentido caberão exclusivamente a estados e municípios. O MEC não tem gerência na carreira docente de escolas da educação básica”, afirmou a pasta.

Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário