sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESCOLA MONSENHOR - SEMINÁRIO

21/07/2011 ( http://profjfilhojp.zip.net/)

SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS HETEROGÊNEAS


A equipe coordenada pelo aluno Bruno Silva do 9º Ano C do turno vespertino da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, realizou ontem, dia 19 de julho, seu seminário sobre o tema Substâncias Puras E Misturas Heterogêneas”. O seminário foi desenvolvido na Sala de Vídeo e foi usado cartazes na apresentação.

Na abertura do seminário foi enfatizado o conceito de Matéria como sendo todo material de um ambiente que ocupa lugar no espaço e que as substâncias que compõem a matéria podem ser de dois tipos: Substâncias Puras ou Misturas.
EQUIPE DO SEMINÁRIO SOB A COORDENAÇÃO DO ALUNO BRUNO SILVA
Durante a apresentação, pode-se perceber que a equipe distribuiu os tópicos relacionados ao tema entre os alunos e que à medida que iam sendo exibidos, cada cartaz, era apresentado pelos mesmos. Tópicos como “Substâncias Puras Simples e Compostas”, “Misturas Heterogêneas” e “Separação de Misturas” foram o mote do seminário.

Com relação às Substâncias, fizeram uso do livro didático para expor o tópico.

Para introduzir o tópico “Misturas”, realizaram na prática misturas de substâncias como: água com areia; água com óleo, quando assim, abordaram o conceito de “Misturas Heterogêneas”, àquelas caracterizadas geralmente ser possível a identificação visual das substâncias que as compõem, sendo  cada umas das camadas, chamada fase.

Já com relação ao tópico “Separação de Misturas”, o método de Decantação foi explicado e como exemplo, foi mostrado a mistura de água com areia, onde foi possível perceber, após alguns minutos de repouso, o depósito de partículas sólidas no fundo do recipiente. Por decantação, o líquido, é retirado e transferido cuidadosamnete para outro recipiente.
 


Outro método de separação de misturas heterogêneas apresentado foi a Filtração, método mais comum no cotidiano das pessoas e de grande emprego doméstico. Consiste em fazer passar a mistura por uma superfície porosa ou reticulada. A parte sólida fica retida na superfície porosa ou reticulada, e a outra parte a travessa.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário