sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ESCOLA MONSENHOR - CIÊNCIAS

PESQUISA SOBRE FUNGOS – LEVA ALUNOS À BIBLIOTECA DA ESCOLA
Uma nova proposta de trabalho começa a ser desenvolvida com as turmas dos 7° anos A, B e C  do turno matutino da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel.
Direcionada para o conteúdo “Reino dos Fungos”, será desenvolvida pela disciplina de Ciências e orientada pelo professor João Filho. Vendo a importância ecológica dos fungos como seres decompositores da matéria orgânica morta  e sua participação na produção de pães e de bebidas alcoólicas, além de terem uma pequena participação na produção de alguns queijos (como o gorgonzola, o camembert e o roquefort) e análise das principais doenças causadas por fungos parasitas em animais, seres humanos e vegetais, torna-se de grande interesse para todos os discentes dessas turmas,  tomar conhecimento sobre estes seres vivos.
Após exposição do conteúdo em sala de aula, a primeira atividade sugerida pelo professor João Filho, foi uma pesquisa na biblioteca da escola sobre a classificação dos fungos.
Divididas em três equipes, a turma do 7° Ano C, foi levada até a biblioteca onde passaram a pesquisar em vários livros de ciências informações sobre os fungos classificados como: Zigomicetos, Ascomicetos e Basidiomicetos.

Pertence ao grupo dos Zigomicetos, os fungos que vivem no solo, sobre restos de animais e vegetais. O mais conhecido  “Bolor negro”(Rhizapus stolonifer), um bolor de coloração negra que pode se desenvolver em alimentos úmidos Alguns deles são parasitas de vegetais e animais terrestres.
Como decompositores da matéria orgânica, estes fungos exercem um importante papel para o equilíbrio biológico nos diversos ecossistemas da Terra, contribuindo para a reciclagem da matéria na natureza.

Os fungos pertencentes ao grupo dos Ascomicetos, têm grande importância econômica. São usado na  fabricação de antibióticos, de alimentos e bebidas.Os fungos do gênero Penicilium, são utilizados na fabricação do antibiótico penicilina, e as leveduras, na fabricação de pães, algumas bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho, e queijos.




  os fungos do grupo dos Basidiomicetos, encontramos os cogumelos comestíveis, os venenosos e alguns que causam doenças em em vegetais, como a ferrugem. Alguns deles, são também decompositores.

fungo comestível

fungo venenoso
fungo da ferrugem

A biblioteca da escola conta hoje com um grande acervo de livros, tanto didáticos, paradidáticos, de literatura e outros gênêros.
Grande variedade de livros didáticos de Ciencias usados na pesquisa
O próximo passo da atividade será fazer uma pesquisa na internet sobre os fungos e a saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário