sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESCOLA MONSENHOR - ELEMENTOS QUÍMICOS

02/07/2011 ( http://profjfilhojp.zip.net/)
A QUÍMICA DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
Os fogos de artifício, também chamados de foguetes pirotécnicos, são explosivos dotados de um pavio para iniciar a combustão. A combustão inicial provoca a rápida ascensão do foguete, que a certa altura explode violentamente. Estes fogos são usados em festas populares ou celebrações para criar um efeito ruidoso ao acontecimento, e como meio de aviso de que algum acontecimento está iniciando ou terminando.


Os fogos de artifícios consistem de pólvora negra (também conhecida como pólvora) ou pólvora cintilante em um tubo de papel com um pavio para acender a pólvora.

A Pólvora negra, contém carvão, enxofre e nitrato de potássio.

Em fogos de artifício é comum a existência de pó de alumínio, ferro, aço, zinco, lítio, bário, cálcio, potássio, estrôncio, cobre, sódio ou magnésio, para dar origem a faíscas bem brilhantes, ou seja, para criar as cores. Os fragmentos de metal chegam a uma temperatura alta o suficiente para ficarem incandescentes e brilhantes ou até queimarem. Exemplo desse tipo, são as Estrelinhas, bem diferentes de traques.

Uma estrelinha fica queimando por até um minuto e produz umas faíscas muito brilhantes e parecidas com um chuveirinho. São normalmente chamadas de "estrelinhas bola de neve" por causa de uma bola com faíscas que se forma em volta da parte que fica queimando.


Conforme o elemento químico adicionado junto à mistura explosiva,podem ser obtidas diferentes cores, como podemos ver abaixo:

Ferro - Dourado       Lítio - Vermelho   Bário - Verde       Sódio - Amarelo


Magnésio - Branco ou prata       Alumínio - Branco   Cálcio - Amarelo

Cobre - Verde      Potássio - Azul ou púrpura   Estrôncio - Vermelho

                      
Uma estrelinha consiste dos seguintes componentes: 

* combustível
* oxidante
* pólvora de ferro ou aço
* aglutinante

O nitrato de potássio é bastante usado como oxidante.

O combustível é carvão e enxofre, como na pólvora negra.

O aglutinante pode ser açúcar ou amido. Misturadas com água, estas substâncias químicas formam uma pasta que pode revestir um fio (por imersão) ou ser colocada em um tubo. Assim que seca, a estrelinha está pronta. Ao acendê-la, ela queima de uma extremidade a outra (como um cigarro). Existe uma certa proporção entre o combustível, o oxidante e também as outras substâncias químicas, para que a estrelinha queime lentamente e não exploda como um traque. aço, zinco, lítio, bário, cálcio, potássio, estrôncio, cobre, sódio ou magnésio, para dar origem a faíscas bem brilhantes, ou seja, para criar as cores. Os fragmentos de metal chegam a uma temperatuta alta o suficiente para ficarem incandescentes e brilhantes ou até queimarem. Exemplo desse tipo, são as Estrelinhas, bem diferentes de traques. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário