sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESCOLA MONSENHOR - SEMINÁRIO

21/07/2011 (http://profjfilhojp.zip.net/)

SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS HOMOGÊNEAS
EQUIPE SOB A COORDENAÇÃO DO ALUNO JOÃO MARCELO
A equipe coordenada pelo aluno João Marcelo do 9º Ano C do turno vespertino da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, realizou ontem, dia 19 de julho, seu seminário sobre o tema Substâncias Puras E Misturas Homogêneas”. O seminário foi desenvolvido na Sala de Informática e foi usado o recurso multimídia “data show”.
A equipe, apresentou através de slides o tema em questão. Na abertura do seminário foi enfatizado o conceito de Matéria como sendo todo material de um ambiente que ocupa lugar no espaço e que as substâncias que compõem a matéria podem ser de dois tipos: Substâncias Puras ou Misturas.
Durante a apresentação, pode-se perceber que a equipe distribuiu os tópicos relacionados ao tema entre os alunos e que à medida que iam sendo exibidos, cada slides, era apresentado pelos mesmos. Tópicos como “Substâncias Puras Simples e Compostas”, “Misturas Homogêneas” e “Separação de Misturas” foram o mote do seminário.
Com relação às Substâncias, palavras chaves como átomos, moléculas, propriedades químicas e elementos químicos figuraram na explanação dos alunos. Como exemplos de substâncias puras simples – citaram os gases: Ozônio(O3), Hélio(He) e o Nitrogênio. E ainda, explicaram que as substâncias puras, são raramente encontradas na natureza.
Introduziram o tópico “Misturas”, realizando na prática misturas de substâncias como: água com sal; água com acetona e água com açúcar, quando assim, abordaram o conceito de “Misturas Homogêneas”, àquelas caracterizadas por não apresentarem uma subdivisão visível, constituindo uma única fase.
MISTURAS PREPARADS A PARTIR DE ALGUMA SUBSTÂNCIAS
As misturas são também conhecidas como solução. Numa solução, a substância dissolvida é chamada soluto e a substância que dissolve o soluto é chamada solvente. No exemplo mostrado pelos alunos, a água é o solvente e o sal é o soluto.
Mostraram também que uma solução pode ser insaturada, saturada ou super saturada, dependendo da quantidade de soluto presente na mesma.


 Já com relação ao tópico “Separação de Misturas”, o método de Evaporação foi explicado e como exemplo, foi citado a obtenção do sal pela evaporação da água do mar. O método da Destilação abordou como exemplo a destilação de bebidas alcoólicas, método que remonta à antiguidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário