terça-feira, 15 de outubro de 2013

AOS MESTRES, COM CARINHO

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor

Assim como as crianças têm hoje, 12 de outubro, uma data reservada só para elas, os Professores também têm um dia marcado para eles. Na próxima terça-feira, é comemorado o Dia do Professor.

E para não levar uma nota vermelha por deixar essa data passar em branco, o Diarinho também dedicou um espaço voltado para homenagear esses profissionais, carinhosamente apelidados de mestres, que são tão importantes para nós, já que são encarregados de transmitir todos os seus conhecimentos adquiridos com muitos anos de estudos.Com certeza exercer a profissão de Educador no Brasil não é tarefa fácil para ninguém.

O salário provavelmente não é um dos maiores, entre outras profissões, sem contar no aperreio que eles devem sentir na hora de corrigir pilhas de provas e trabalhos, além de ter controle sobre uma turma com cerca de 30 ou mais crianças que precisam descobrir o mundo seja dentro ou fora da sala de aula.

Respeito é bom!
“Trabalho com muito amor e carinho. Sou Educadora com muito orgulho e apesar das dificuldades da profissão, não tem sensação melhor no mundo do que sair de casa e chegar na sala de aula para ver o sorriso no rosto dos meus Alunos”, destaca a Professora de português, história e geografia do Ensino fundamental I, do Colégio Fazer Crescer, Adriana de Moura Fragozo, 42 anos. Dois de seus Alunos também destacam o papel de “companheira” exercido por Adriana, que exerce a profissão há mais de 20 anos. Luíz Felipe e Ester Nascimento Evangelista, ambos com 10 anos. Eles são Alunos do 5º ano e consideram que o Professor é responsável não apenas por ensinar as disciplinas, mas por ensinar o comportamento da garotada para a vida. “Ela busca nos ensinar como viver bem e se comportar da maneira correta. Com seu estilo brincalhão, ela foi nos conquistando aos poucos”, destacam.

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas este costume surgiu no Brasil ainda no século 19, no ano de 1827, quando D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Somente em 1947, aconteceu a primeira comemoração. Foi em São Paulo, no Ginásio Caetano de Campos.Na época, o período letivo do segundo semestre começava no dia 1º de junho e se arrastava até o dia 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias. Quando quatro Professores tiveram a ideia de parar para descansar. Foi então que o Professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro. A ideia se espalhou até ser oficializada como feriado Escolar em 1963.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário