quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O DESAFIO DE INTEGRAR A TECNOLOGIA

Para a pedagoga Pollyanna Barretto, o modelo educacional que emprega a tecnologia precisa ser adotado pelas escolas como facilitador da aprendizagem

Lousa digital, internet sem fio, imagens em 3D nos projetores e tablets. Recheados de recursos audiovisuais, informações atrativas e livros digitais, as ferramentas tecnológicas prometem tornar as aulas mais interessantes, produtivas e rápidas. No entanto, na hora de avaliar se a Escola do seu filho integra novas tecnologias à sala de aula, os pais precisam observar os usos dessas ferramentas e não devem se deixar seduzir apenas pelos recursos tecnológicos em si. É preciso entender se o uso dessas tecnologias aproxima Alunos e Professores, como elas são adaptadas ao projeto pedagógico da Escola e se o corpo Docente está preparado para essa novidade.

A coordenadora pedagógica do Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem, Pollyanna Barretto, afirmou que o modelo educacional que emprega a tecnologia como recurso pedagógico precisa ser adotado pelas Escolas como facilitador da aprendizagem, despertando o interesse dos Alunos nas áreas de pesquisa e projetos educacionais. “Um exemplo de aplicação dessas ferramentas é a disciplina de ciências e tecnologia, oferecida no integral do colégio. A maior parte das atividades é realizada usando os recursos a favor da construção do conhecimento”, explica. Para estimular a curiosidade dos estudantes, o colégio promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Durante as aulas de tecnologia, os Alunos fazem pesquisas, produção de vídeos e gincanas utilizando a tecnologia dos QR Codes”, acrescenta.

No início do ano, o Madre de Deus adquiriu cerca de 200 tablets para disponibilizá-los aos estudantes. O aparelho é usado de forma complementar aos livros. Para a Professora de tecnologia do colégio, Marielle Azoubel, as Escolas precisam se adequar à era da inovação tecnológica. “A maioria dos nossos Alunos já nasceu praticamente com um computador na mão. Até os celulares oferecem funções que eram desconhecidas há algum tempo. Então, por que não introduzir esses aparatos na nossa prática de Ensino?”, indaga.

Além de despertar o interesse dos Alunos, as ferramentas podem exercer funções educacionais que saem do modelo tradicional. “A tecnologia integrada às atividades Escolares traz resultados bastante satisfatórios na aprendizagem dos nossos Alunos, pois, além de motivá-los ao utilizar recursos de seu interesse, conseguimos levantar problemas, hipóteses e torná-los investigadores de uma determinada situação apresentada”, destaca.

Na Escola Arco-Íris, na Várzea, os recursos tecnológicos são usados como ferramenta de aprendizagem desde as primeiras turmas. Vista como instrumento pedagógico, diferentemente da maioria das Escolas, a informática é um recurso de pesquisa, redação, comunicação, cálculo, montagem de gráficos, resolução de jogos e desafios matemáticos. Ao invés de reduzir-se a uma ou duas aulas por semana enfocando os comandos do computador, os Professores de todas as disciplinas têm horários no laboratório com o objetivo de usar a máquina a favor das habilidades e descobertas do Aluno. Assim, aprende-se a dominar o PC por meio da busca do conhecimento.



SAIBA MAIS
Recursos tecnológicos como ferramenta Escolar

Dever de casa digital
Em muitas Escolas, os exercícios de casa podem ser feitos com o auxílio de tablets ou pelo computador, o que exige adaptação também dos pais ou responsáveis para lidar com a ferramenta

Vantagens e usos
Com o tablet, por exemplo, o Professor pode preparar as aulas, acessar a internet durante o contato com o Aluno, estimular pesquisas, ler livros digitais, consultar conteúdos disponíveis no equipamento

Tecnologia já é realidade na rede estadual
No ano passado, foram entregues 156 mil notbooks/tablets aos Alunos de 2º e 3º anos do Ensino médio das Escolas estaduais. A expectativa é de que o governo entregue mais 114 mil equipamentos até o fim do ano

Governo federal quer tablets nas Escolas
O Ministério da Educação (MEC) planeja comprar até 600 mil tablets para distribuí-los a Professores do nível médio de Escolas públicas. O investimento será de aproximadamente R$ 150 milhões

Fontes: Colégio Madre de Deus, MEC, Secretaria Estadual de Educação

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

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