quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MERCADANTE RECONHECE NECESSIDADE DE ELEVAR SALÁRIO DE PROFESSOR

Ministério está aberto à negociação para mudar a fórmula de cálculo do reajuste do piso salarial, confirmou o ministro

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou nesta quarta-feira o programa do governo de incentivo à carreira de professor a ser lançado na próxima semana, com o nome “Quero Ser Professor, Quero Ser Cientista”.

O programa, segundo o ministro, vai incentivar “os excelentes estudantes” que se destacam, por exemplo, em competições escolares. “Esse é um programa que será muito importante”, disse o ministro, acrescentando que essa iniciativa do governo vai contribuir para a redução do déficit de professores e cientistas no Brasil.

O governo vai pagar uma bolsa de R$ 150 por mês a estudantes de escolas públicas que aceitarem participar de projetos de iniciação científica nas áreas de Matemática, Química, Física e Biologia. “Exatamente impulsionando essa vocação para ser cientista e professor, porque é aí onde há um déficit”, disse o ministro em entrevista a emissoras de rádios.

Mercadante também reconheceu a necessidade de elevar o salário de professores e informou que o ministério está aberto à negociação para mudar a fórmula de cálculo do reajuste do piso salarial.

O ministro, ao afirmar que o governo não aceita repor apenas a variação inflacionária, propôs um pacto para que os profissionais de educação também se comprometam a não faltar ao trabalho, o que prejudica a formação de crianças e adolescentes.

Mercadante destacou a sanção da lei que prevê recursos dos royalties de petróleo para educação e saúde, dada na segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff, que teve “ousadia histórica” para defender essa proposta, nas palavras do ministro.




Programa vai estimular formação de professores
A presidente Dilma Rousseff vai reforçar a atuação do governo em uma de suas frentes prioritárias, a Educação, com o incentivo à formação de novos Professores e a distribuição de profissionais, inclusive aposentados, em regiões afastadas dos grandes centros.

Na próxima semana, será lançado o programa Quero Ser Professor, Quero Ser Cientista, que, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, incentivará estudantes, que se destacam, por exemplo, em competições Escolares.

O governo vai pagar uma bolsa de R$ 150 por mês a estudantes de Escolas públicas que aceitarem participar de projetos de iniciação científica nas áreas de matemática, química, física e biologia. A intenção é reduzir o déficit de Professores e cientistas no Brasil com essa modalidade de formação profissional.

O programa contemplará inicialmente 30 mil estudantes do Ensino médio. "Atualmente só damos bolsa para estudantes na universidade. Agora, já vamos pegá-los no Ensino médio", disse Mercadante.

Posteriormente, o governo pretende colocar em prática o Mais Professores, ainda em elaboração, que vai selecionar Professores para atuação em localidades afastadas dos grandes centros, com desempenho considerado insatisfatório pelo governo do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb).

Essa proposta ainda está sendo discutida pelo governo e inclui a participação de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). A ideia inicial do governo federal é fazer uma espécie de complementação à remuneração paga pelos municípios aos Professores que venham a ser contratados pelo programa.

O Mais Professores, diferentemente do original voltado para profissionais da saúde, não prevê a contratação de Professores estrangeiros, sobretudo pela diferença na formação acadêmica.

Fonte: Valor Econômico (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário