quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PROVA BRASIL 2013 TERÁ CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS

As novas disciplinas serão cobradas pela primeira vez, mas, a dois meses da aplicação da prova, o Inep ainda não divulgou as matrizes de referência dos conteúdos avaliados

Agora é oficial: a Prova Brasil 2013 avaliará Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Serão 26 questões de cada uma das novas áreas, além das tradicionais de Língua Portuguesa e Matemática. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com exclusividade à reportagem de GESTÃO ESCOLAR, a somente dois meses da realização do exame (entre os dias 11 e 21 de novembro). Apenas os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio serão avaliados em Ciências (estes últimos serão avaliados pelo Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Em abril, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, havia anunciado na Câmara dos Deputados a inclusão de "Ciências" na Prova Brasil. Em julho, uma portaria no Diário Oficial informava a aplicação de questões de Ciências, mas não trazia a explicação de que o exame incluiria tanto as áreas de Exatas e Biológicas quanto a de Humanas, algo que só agora foi anunciado. Apesar do curto prazo entre o primeiro anúncio extraoficial da prova e sua realização, o Inep não entende que o prazo seja apertado. "Os pressupostos teórico-metodológicos que garantem a validade e a comparabilidade dos resultados foram seguidos, de forma a garantir que possam ser comparáveis com as edições futuras", afirma a assessoria.

Participarão todas as escolas do país com pelo menos 20 alunos em cada turma nas séries avaliadas. "A importância de ser censitária [aplicada a todas as escolas] se justifica pela necessidade da produção de indicadores por escola", explica o Instituto.

Diretores, coordenadores, professores e alunos não sabem o que será cobrado nas provas das novas áreas, pois o Inep ainda não divulgou as matrizes de referência, que indicam quais conteúdos serão de fato avaliados. De acordo com o Inep, a elaboração das matrizes contou a mobilização da "Sociedade Brasileira no Ensino de Ciências, além de especialistas de área, técnicos do Instituto, e representações do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC)".

Conhecer as matrizes é importante para identificar o que será cobrado na prova e para nortear a elaboração das questões da avaliação. O Inep afirma que as questões já foram produzidas no primeiro semestre de 2013 - e que, por uma questão de sigilo, o tamanho do banco não será divulgado. As escolas receberão uma cartilha explicativa sobre a aplicação e as mudanças no exame. Porém, não será disponibilizado nenhum exemplo de questão das novas áreas. Segundo o órgão, isso ocorrerá porque "as avaliações têm como objetivo medir a eficiência dos sistemas de ensino, nestes termos não há porque realizar treinamentos com os alunos. A intenção é diagnosticar para aprimorar o processo de aprendizado".

A novidade, segundo um especialista
A equipe de GESTÃO ESCOLAR conversou com Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), sobre a inclusão de novas áreas na Prova Brasil. Na época, a informação sobre a cobrança de Ciências Humanas e Naturais ainda não tinha sido divulgada. No vídeo abaixo, o especialista cobra mais transparência na elaboração das avaliações e comenta a inclusão da área no exame:

Fonte: Revista Gestão Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário