quinta-feira, 3 de outubro de 2013

OPINIÃO: MAIS PROFESSOR

"Não é segredo para ninguém o fato de que se hoje temos escolas sem professor é porque ninguém quer ser voluntário. Quem fez licenciatura é para ser um profissional com um salário razoável", afirmou Adilson Rosa

O ministro da Educação Aluízio Mercadante lançou um audacioso programa educacional chamado “Mais Professor”. Ele terá os mesmos moldes do Mais Médico e terá como missão levar Professores do Ensino fundamental e médio para o interior do país. A falta de Educadores no interior do Brasil é uma situação calamitosa que se arrasta desde que o país foi descoberto, mas agora é que surgiu algo que pode mudar o sistema educacional.

A questão é séria, mas terá mais obstáculos do que o Programa Mais Médicos. Se os profissionais da saúde resistem em morar nos cafundós, com os Professores também não será diferente. E com um agravante – não se sabe se haverá algum benefício extra para motivar os Professores que irão receber salário direto do Ministério da Educação.

Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação já teve uma experiência vitoriosa, pois Professores itinerantes se deslocavam para o Interior trabalhando diversas disciplinas. Isso foi há quase 20 anos. Não sei o motivo desse programa ter sido desativado, mas quem vivenciou essa experiência disse que foi pra lá de positiva, sucesso absoluto.

Em se tratando de Educação, não tem segredo para que seja um sucesso absoluto e eleve a admiração ao atual ministro. Trata-se de uma palavra de sete letras. Salário. Se o MEC pagar para os Professores do Mais Professor o mesmo valor para os médicos estrangeiros, o programa nasceu fadado a ser um dos melhores do atual governo.

Não é segredo para ninguém o fato de que se hoje temos Escolas sem Professor é porque ninguém quer ser voluntário. Quem fez licenciatura é para ser um profissional com um salário razoável. Como isso não existe, as vagas continuam sobrando e vai ser sempre assim.

E o ministro sabe disso. Não adianta vir com R$ 2 mil que ninguém vai se interessar, pois não vai motivar Professor algum a se aventurar no interior desse país. A idéia é boa, tem que ser aplaudida, mas precisa vir com um diferencial. E esse algo a mais é um salário de médico.

*ADILSON ROSA é repórter

Fonte: Diário de Cuiabá (MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário