quinta-feira, 3 de outubro de 2013

DIÁLOGO ENTRE DISCIPLINAS

Prova desafia o aluno a pensar o cotidiano e a inseri-lo no conteúdo do Ensino Médio

Muita atualidade sem deixar de lado o conteúdo. A prova de ciências humanas e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) aborda geografia, história, filosofia e sociologia e desafia o Aluno por sua interdisciplinaridade. Para esta área de conhecimento, estar atualizado é fundamental, mas mais que isso: saber fazer um diálogo entre as notícias que saem na imprensa, sobre os acontecimentos do mundo com tudo que já foi visto nas matérias durante o Ensino fundamental e médio.

Para a Professora de história do Colégio Magnum Agostiniano Jussara Valeska Chamon, o Enem cobra do estudante uma habilidade de pensar os temas dentro do cotidiano, por isso, ele precisa ler jornais, revistas, literatura, ir ao teatro, cinema. “Tudo são linguagens que ajudam a criar habilidades de interpretação, de correlação de temas”, explicou. O Aluno não pode se esquecer que é fundamental saber decodificar imagens, mapas, gráficos, tudo dentro do conteúdo.

São 45 questões com textos longos e que demandam muita concentração. Para Jussara, alguns assuntos são recorrentes na prova desde 2009 e devem ser revistos a tempo. História do Brasil, por exemplo, é uma tema dos vestibulares tradicionais das grandes universidades e que também predomina no Enem. Outra aposta, segundo ela, são os movimentos sociais dentro da ótica da cidadania. Isso conectando com as manifestações populares que ocorreram no país em junho, durante a Copa das Confederações. “O Enem quer saber como o Aluno compreende o estado, as relações que ele tem com o estado. Talvez não caia uma questão direta sobre as manifestações, mas que aborde outros movimentos, até mundiais.”

Gustavo Ribas, o Gustavão Geografia, Professor e coordenador pedagógico do Colégio e Pré-vestibular Elite do Vale do Aço, explica que o Aluno deve ficar atento para não polemizar um assunto cobrado, ou seja, o Enem cobra que ele tenha capacidade de identificar a contradição numa questão e não tome partido. “Anos atrás, por exemplo, teve uma questão sobre a situação do Egito, Somália e Sudão e uma das opções era que o Egito entrasse em guerra contra os outros países, mas o esperado era que o Aluno marcasse a que sugeria buscar uma alternativa diplomática por meio de compartilhamento dos recursos”, explicou. “Nas ciências humanas, o principal é a capacidade de interpretação das informações dentro do conhecimento que o estudante já tem.”
Gustavão pede que os Alunos tenham atenção quanto ao conteúdo de filosofia e sociologia.

O estudo dessas duas disciplinas não pode ficar de lado e é provável, segundo o Professor, que sejam cobrados o Ensino clássico, os pensamentos filosóficos clássicos e pensadores da sociologia como Marx, Weber e Émile Durkheim.

ESTUDO INTENSO
Luisa Bargas, de 18 anos, é aluna do 3º ano do Colégio Santo Antônio e estuda para tentar uma vaga no curso de medicina. Tem afinidade com a área de exatas e biológicas e, por isso, precisa intensificar os estudos nas ciências humanas. A prova de história, geografia, filosofia e sociologia foi a que mais a fez perder ponto no Enem do ano passado, quando entrou como treineira. “São as matérias a que mais me dedico exatamente por ter mais dificuldade. No ano passado, achei as outras provas tranquilas, mas essa muito cansativa e extensa”, disse.

Seu colega, Mateus Oliveira Antunes, de 17, tenta uma vaga em engenharia elétrica, mas conta que gosta de história, principalmente. “O Enem é uma prova cansativa, extensa e achei mais demorada a parte de ciências humanas”, afirmou.

Para Wanda Regina Rodrigues, Professora de história do 3º ano do Ensino médio do Colégio Santo Antônio, a primeira dica para quem vai fazer a prova é buscar a raiz do acontecimento cobrado ali na questão que conversa com o passado. É importante, segundo ela, ler a proposta do item com atenção, encaixá-la no seu conhecimento, em tudo que estudou, e depois ir até as opções. Segundo a Professora, é uma forma até de economizar tempo, já que o Aluno não vai precisar voltar toda hora no texto principal para tentar responder. “O Enem faz uma abordagem sociológica da história brasileira a partir dos anos 1950, mas busca o que tem relevância.”

"São as matérias a que mais me dedico, exatamente por ter mais dificuldade. No ano passado, achei as outras provas tranquilas, mas essa muito cansativa e extensa" - Luisa Bargas, candidata ao curso de medicina

A dica dada por Professores de todas as outras áreas de conhecimento – matemática, linguagens e códigos e ciências da natureza – também é reforçada pelos especialistas em ciências humanas: não se ater aos itens que considerar mais difíceis. O ideal, segundo os Professores, é seguir adiante e se der tempo voltar ao que deixou de responder. “Costumo dizer aos Alunos que é melhor um erro rápido do que um acerto demorado, ou seja, se gastar tempo demais numa questão pode não sobrar para aquelas questões que o Aluno sabe e considera fácil, e vai acabar chutando”, alertou Gustavo Ribas.

Aluno PERGUNTA:
Como funciona o processo de inscrição do Sisu? Como funciona a seleção para as universidades?
Ana Luiza Braga, de 17 anos, candidata ao curso de direito

ESPECIALISTA RESPONDE:

“As inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) começam em janeiro, logo após a divulgação das notas de cada Aluno no Enem. Toda a pontuação é transferida automaticamente para o sistema do Sisu, onde os Alunos fazem a inscrição de acordo com o curso que pretendem concorrer. São 101 instituições e mais de 3.700 cursos. Uma dica é que o Aluno busque já os pontos de corte do ano passado para o curso que pretende concorrer para ter uma ideia de como será este ano. Ele não pode ter tirado zero na redação para entrar na disputa de vagas.

O principal é que o Aluno tenha em mãos a senha, mesmo usada no sistema do Enem, e monitore diariamente o curso e a instituição que almeja para saber como fica sua classificação. Toda a inscrição é feita pela internet, no site do Sisu (sisu.mec.gov.br) e, antes de se inscrever, é importante confirmar seus dados pessoais. O Aluno pode escolher até duas opções de curso e acompanhar a pontuação até que ela seja suficiente para se inscrever.”
Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)


FIQUE ATENTO!

Saiba quais assuntos são recorrentes na prova de ciências humanas do Enem e quais são aposta dos Professores:
» Produção agropecuária

» Modificações na estrutura de trabalho, abordada de forma bem interdisciplinar

» Revolução tecno-científico-informacional
» Aspectos demográficos brasileiros

» A morte de Margaret Thatcher e Hugo Chávez, podendo fazer até uma comparação entre os dois

» Juventude e movimentos sociais, podendo cobrar acontecimentos fora do país

» Relação de fundamentalismo com crise financeira
» Ampliação da União Europeia, já que houve ingresso da Croácia

» Para a redação, uma aposta é a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, abordando o esporte como agente de construção da cidadania

Fonte: Estado de Minas (MG)

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