quinta-feira, 21 de junho de 2012

DEZ PASSOS PARA A ESCOLHA CERTA NO VESTIBULAR

O CANDIDATO DEVE ANALISAR A SI MESMO, O CURSO PRETENDIDO E O MERCADO DE TRABALHO

AUTOANÁLISE:

PONTOS FORTES:
Reflita sobre suas competências e habilidades – aqueles que se tornaram evidentes ao longo de sua vida, como a facilidade com números ou para a escrita. Elas são um bom indicador das carreiras ns quais você pode se sentir À vontade. Mas lembre-se: uma trajetória profissional raramente se constrói com base apenas em um talento nato
PONTOS FRACOS:
Reflita sobre as áreas de aprendizado que lhe trouxeram dificuldades e pergunte-se: seus problemas com os números ou com o desenho, por exemplo, são questões de talento ou de empenho? Habilidades podem ser desenvolvidas, se houver real interesse.

ANÁLISE DAS CARREIRAS:

MÉTODO DA ELIMINAÇÃO
É importante informar-se sobre todos os cursos de ensino superior. É uma tarefa árdua. Mas, com os dados à mão, fica mais fácil identificar carreiras com as quais há afinidade e, principalmente, descartar outras com as quais não há identificação.
FOCO NAS FAVORITAS
É hora de aprofundar na investigação das carreiras preferidas. Recorra a guias e feiras de pprofissões para saber: qual formação oferecida pelos cursos, qual o campo de atuação dosprofissionais das áreas e quais as melhores instituições de ensino
INVESTIGAÇÃO DE CAMPO
Procure profissionais que já atuam nas áreas de seu interesse, munido de um questionário claro e objetivo que ajude a entender o dia a dia daquela atividade: aborde questões que não fora esclarecidas nos guias e feirasde profissões
DISCIPLINAS
Analisar a grade curricular dos cursos pretendidos também é importante: ela mostra como serão ospróximos anos de estudo. Se o curso analisado inlcui biologia ou matemática, e essas não são áreas de sua preferência, repense a escolha.
CARREIRA A X CARREIRA B
Devido à grande ofertade cursos, o candidato pode ficar dividido entre duas opções aparentemente semelhantes. Os especialistas alertam, contudo: não há carreiras idênticas. Por isso, analise de perto a grade curricular e o cmapo de atuação.
HOBBY X PROFISSÃO
Encontrar prazer no trabalho é a situação ideal. Mas é importante não confundir hobby com profissão. Quem opta pela faculdade de educação física porque gosta de jogar futebol, por exemplo, pode se frustar. Profissões são mais complexas que isso.


ANÁLISE DE MERCADO

EMPREGABILIDADE E SALÁRIO
Analisar o mercado de trabalho é a parte final do processo..É vital conhecer a realidade- o que inclui salário – da carreira pretendida para evitar decepções. Essas informações não devem ser o único critério para a escolha, mas não podem ser ingnoradas.
CICLOS DE MERCADO
Costuma-se dizer que uma profissão está em alta ou em baixa. É importante lembrar que todas as carreira obedecem ciclos: um mercado promissor hoje pode estar saturado em cinco anos. Utilizar esse critério como único para escolha é um equívoco.

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/10-passos-e-20-questoes-
para-uma-boa-escolha-profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário