sábado, 9 de junho de 2012

ENEM -2012


Nove temas da atualidade que podem cair no Enem e nos vestibulares de 2012/2013

Confira seleção de tópicos feita por professores de cinco cursinhos


6 - Crise econômica mundial
A indisciplina fiscal e o descontrole das contas públicas em países da zona do euro, em particular na Grécia, arrastaram o bloco para uma crise financeira sem precedentes. Os gregos amargam altos índices de desemprego – mais da metade dos jovens não encontra trabalho. Em seguida, a Itália anunciou oficialmente a recessão de sua economia. Enquanto isso, a dívida pública bate recorde na Espanha. De acordo com os professores, é importante entender os caminhos que levaram o Velho Continente à crise e as consequências do cenário devastador, inclusive para o Brasil. Questões sobre blocos econômicos e a formação e solidificação da União Europeia também podem aparecer em exames deste ano.

7 - Geopolítica: 30 anos da Guerra das Malvinas
As Ilhas Malvinas – Falkland para os britânicos – ficam a cerca de 500 quilômetros do litoral argentino, mas são administradas e ocupadas pela Grã-Bretanha desde 1883. Isso já trouxe tensão entre os dois países, que entraram em guerra em 1982. Derrotada em dois meses de conflito, a Argentina se rendeu e os britânicos seguiram como donos do território, onde hoje vivem hoje cerca de 3.000 pessoas. Recentemente, a presidente argentina, Cristina Kirchner, decidiu reclamar novamente a soberania sobre a ilha, o que reacendeu a tensão internacional. O assunto pode suscitar questões sobre a ditadura argentina ou as antigas colônias britânicas, como a Índia. O governo da premiê Margareth Tatcher, que liderou a vitória da Grã-Bretanha na guerra, também pode aparecer no Enem.

8  – Geopolítica: Primavera Árabe
A onda de protestos que varreu do poder o tunisiano Zine El Abidine Bem Ali e o egípcio Hosni Mubarak alcançou o norte da África e diversos países do Oriente Médio. A agitação em nações como Síria e Líbia pode motivar questões conceituais sobre a região e seus conflitos, assim como a utilização da internet como ferramenta de organização social. Perguntas envolvendo a Guerra Fria e disputas pelo domínio do petróleo também podem aparecer. Paras os professores, um aspecto importante das revoltas no mundo islâmico é a participação das mulheres que lutam para ganhar espaço na região.

9 – Cidadania: Eleições Municipais
Em outubro, os brasileiros irão Às urnas para escolher prefeitos e vereadores. De acordo com os professores, questões sobre o processo eleitoral brasileiro e comparações entre diferentes momentos da história do Brasil podem aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de cada um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Colaboraram: Alberto Nascimento (Anglo Vestibulares), Célio Tasinafo (Oficina do Estudante), Samuel Loureiro (Cursinho do XII), Elias Feitosa (Cursinho da Poli) e Alex José Perrone (CPV)
http://veja.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário