sábado, 2 de junho de 2012

PSD DE JARDIM DE PIRANHAS "QUER TE OUVIR"

ENCONTRO COM EDUCADORES

Com o tema "O PSD quer te ouvir", um série de Encontros Sociais do PSD(Partido Social Democrático) vem acontecendo em âmbito nacional com vistas a contribuir com as discussões sociais dos municípios.
No município de Jardim de Piranhas, o Partido Social Democrático-PSD já promoveu dois desses encontros. O primeiro contou com a presença dos agricultores e o segundo, com os agentes de saúde
Hoje, sábado, dia 02 de junho, foi a vez dos educadores de Jardim de Piranhas. O encontro aconteceu na Escola Estadual Machado Diassis.
Com a proposta de discutir a situação e as demandas da Educação no contexto atual, o encontro contou com a participação de quatro convidados que trataram de temas diferentes.



A mini-aula "Saberes e competências para o ensino", apresentada pela professora mestra Regiane de Paiva, da UERN enfatizou o tema sob a ótica dos educadores Paulo Freire, Philippe Perrenoud, Lúcia M. Teixeira Furlani e Almeida Filho. Cidadania, ética, vivência, domínio da disciplina, formaçao do professor, utilização das novas tecnologias e orientação sobre estratégia e planejamento em sala de aula, objetivou de maneira clara a forma como os educadores devem ensinar.






Com o tema "O Piso Nacional dos professsores", o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/Caicó), João Assis, esclareceu questões relacionadas ao tema, principalmente no que diz respeito ao terço da carga horária para horas atividades, uma vez que se sabe da sobre carga de trabalho que muitos professores se submetem devido ao baixo salário da categoria, restando-lhes pouco ou quase nada para os mesmos planejarem suas aulas. Acrescentou ainda a obrigatoriedade dos municípios de cumprirem a lei federal.

Fátima Cardoso, coordenadora estadual do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN), debateu sobre "Plano Nacional de Educação - PNE". Esclareceu as dúvidas dos professores e enfatizou a importância do PNE para o país. Com relação a luta para a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional para educação, criticou a posição dos políticos que só querem apenas 7,5%. Segundo ela, essa medida mudaria, definitivamente, o ambiente educacional no Brasi.

 "A organização sindical no Brasil", tema discutido pelo coordenador regional da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do RN (FETAM/Caicó), Antônio Neves, esboçou através do panorama político nacional a necessidade da criação desses sindicatos, uma vez que é tamanha o descaso do poder público para com as categorias, sendo assim, a única via de adquirir os direitos através das lutas e reivindicações que os sindicatos tem promovidos ao longo desses anos.

 O presidente municipal da Comissão Provisória do PSD, Elídio Queiroz, disse ter saído do evento com a sensação de dever cumprido, tendo em vista o nível da discussão e a participação dos presentes. “O evento de hoje serviu para reafirmar o que nós defendemos: que o povo de Jardim de Piranhas carece de discussões sérias a respeito do desenvolvimento local, levando em consideração a valorização das categorias e dos serviços essenciais”, finalizou.

Créditos: José de Paiva Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário