quinta-feira, 21 de junho de 2012

Opinião: Educação ideológica

"Como o Brasil espera continuar a avançar no ranking do desenvolvimento se, ao invés de ensinar aos alunos conhecimentos científicos, permanece educando os pupilos em valores ideológicos?", indaga Antônio Bulhões

 
Se há algum tema unânime na população é a Educação. Todos dizem que o Brasil só vai tornar-se livre do subdesenvolvimento quando tiver um povo educado. Essa seria a “panaceia brasileira”, segundo Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil. Mas qual o conceito de Educação? Educação segundo Platão é dar ao corpo e à alma toda a beleza e perfeição para formar moralmente o homem perante o estado. Para Aristóteles, Educação seria a busca pela felicidade. Os dois filósofos apresentam conceitos contraditórios.
O primeiro vê a Educação como moralidade social; enquanto o outro como técnica de progresso. Para a Professora Olga Pombo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, “a Escola não foi inventada para educar as crianças. Foi criada para a transmissão de conhecimentos entre as gerações”. Por isso confundir Ensino com Educação na Escola pode ser perigoso. É provável que a maioria dos pais não concorde com o controle das almas de seus filhos pelas instituições pedagógicas. Essa iniciativa é ainda impedida pelo pacto de São José da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário: “Os pais ou os tutores têm direito a que seus filhos e pupilos recebam a Educação religiosa e moral que esteja de acordo com suas próprias convicções. “ Antigamente, a grade Escolar comportava matérias de conhecimento, como Matemática, Português, etc..
Hoje, os currículos trazem inovações como a que ensina aos Alunos do Ensino Fundamental a ajustarem um preservativo em uma cenoura. Tudo isso ainda poderia ser tolerado se a qualidade da nossa Educação figurasse entre as melhores do mundo. Mas não é o que ocorre. O índice de Educação da Unesco, em 2011, apontava o Brasil na 88ª posição, dentre 127 países. Em termos relativos, o que se percebe é ainda um retrocesso. Em 2008, o Brasil ocupava a 76ª posição no mesmo ranking. Em 2007, estava em 72º lugar. O País avançou para “trás”, na medida em que a Educação para a ideologia foi consolidada. Como o Brasil espera continuar a avançar no ranking do desenvolvimento se, ao invés de ensinar aos Alunos conhecimentos científicos, permanece educando os pupilos em valores ideológicos?

Fonte: Jornal de Brasília (DF)
*Antônio Bulhões - Deputado federal pelo PRB de São Paulo 

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