quarta-feira, 6 de junho de 2012

Diretora do Todos Pela Educação responsabiliza falta de cooperação entre poderes pela má qualidade do ensino

"Não é possível melhorar a Educação investindo em apenas um ponto. Tem que haver cooperação entre os três entes federados: União, estados e municípios", afirma Priscila Cruz
 
 
O Rio Grande do Sul aparece em último lugar no ranking nacional de investimentos em educação. Segundo a diretora-executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscila Fonseca da Cruz, se o pagamento dos inativos não estivesse dentro dos 25% destacados para a área, sobrariam mais recursos para qualificar o ensino e a formação dos professores. Ela destaca ainda que a educação é multifatorial.
— Não é possível melhorar a educação investindo em apenas um ponto. Tem que haver cooperação entre os três entes federados: União, estados e municípios — afirmou em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
Priscila salienta que o principal foco a ser evidenciado nas políticas educacionais é a qualidade no ensino. Conforme ela, a responsabilidade pela alfabetização dos estudantes "na idade certa" é do docente:
— O professor é o principal profissional do país. Em todas as áreas, o profissional teve, em alguma fase da vida, professores. Por isso, temos que investir no início de tudo: o professor — ressalta.
Outro problema apontado pela diretora do movimento parte do princípio de que a formação inicial dos educadores, dentro das universidades, "tende ao teórico, ao básico":
— A formação inicial dos professores não tem dado devido foco à aprendizagem dos alunos. Entre 10% e 20% do ensino nas faculdades de Pedagogia é didática, em como ensinar.
O baixo índice de investimento dos recursos gaúchos na Educação reflete nos primeiros anos de escola, de acordo com Priscila. Conforme explica, o Rio Grande do Sul é o segundo Estado em que menos crianças vão para a educação infantil, à frente apenas de Rondônia. Os dados apresentados por ela mostram que, enquanto estados do Nordeste possuem taxas de 80% de crianças estudando, o RS tem índice de 54%.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário